Dossiê “Coexistências e cocriações”
| ano 8, n. 20, 2021 |
| EDITORIAL |
Nada vive só, tudo vive em múltiplas e complexas cocomposições sempre em formação. Com vontade de explorar as várias consequências dessa afirmação, propusemos que este dossiê da ClimaCom experimentasse diferentes possibilidades de pensar o tema “Coexistências e cocriações”. Deste modo convidamos à submissão de artigos, ensaios, resenhas, textos jornalísticos e produções artísticas e culturais que dessem atenção às coabitações, coconspirações e coevoluções; que avaliassem e problematizassem o que pode um viver junto que dure entre seres-coisas-forças-mundos heterogêneos; que mostrassem processos de coaprendizagens entre humanos e não-humanos, entre diferentes áreas, entre diferentes atores e modos de pensar e habitar o mundo. Convocamos pensamentos e práticas que fossem capazes de suspender as lógicas capitalistas e colonialistas, em que imperam os processos doentios, as exclusões, as competições e que empobrecem as condições de instauração de novos modos de existir em que nos tornamos com muitos. Trabalhos, portanto, que dessem visibilidade ao que emerge quando se pensa que tudo passa por um tornar-se com, em processos simbiogenéticos, de corresponsabilidades, como insiste Donna Haraway.
A chamada, o chamado, foi lançado e acolhido por muitos. Estamos diante do maior dossiê da Revista ClimaCom, desde seu lançamento em 2014. Recebemos materiais com autores advindos de diversas partes do Brasil, Amazônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio de Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, e de fora do país, Colômbia, Portugal e de Nova Iorque e de Santa Cruz (EUA).
São textos acadêmicos, textos jornalísticos, ensaios poéticos e visuais, traduções, performances, filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, bordados, livro interativo, livro-objeto, livro de artista, fotoperformance, contos, poemas, exposições, catálogos, intervenções, residências artísticas entre indígenas e não-indígenas, xilogravuras, cartas e documentários e muito mais. Materiais que articulam conhecimentos e práticas de povos originários, práticas diversas, climatologia, cibernética, filosofia, medicina, história, engenharia, biologia, ciências sociais, arquitetura e urbanismo, cinema, literatura, artes, arteterapia, antropologia, psicologia, educação, comunicação, política…
Experimentações que se arriscam a ganhar intimidade com rios, mares, pedras, árvores, plantas, pássaros, vírus, protozoários, baratas, ratos, abelhas, vacas, fungos, humanos, gralhas, araras, flores, cupins, elefantes…; que entram em comunicação com máquinas, vassouras, tarrafas, paredes, palafitas, luzes, palavras, imagens, sons, músicas…; que buscam honrar as relações com aldeias, quilombos, espíritos, espectros, sábios, xamãs, tempestades, vento, raios, trovões, águas, esgotos, bosques, escolas, escolas de samba…
Materiais que avaliam a vida implicada em complexidades híbridas para além dos binarismos – ciborgues e simbiontes; que propõem mixagens entre diferentes campos de conhecimentos, disciplinas, áreas, práticas e meios; que, em meio à pandemia, instauram experiências colaborativas e de cocriação, por exemplo, entre corpos femininos e casas, entre fungos e fotografias, entre crianças e animais, entre humanos, escritas, filmes e rios, entre professores, estudantes, profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), artistas e profissionais da educação…
Trabalhos que enfrentam problemas relacionados com: a pandemia que nos assola, a radicalização do neoliberalismo, as heranças modernas e antropocêntricas, as mudanças climáticas, o avanço do nível dos mares, as poluições de diversos tipos, o agronegócio e a invasão de terras protegidas e reservas indígenas, a desvalorização e deslegitimação de existências, os preconceitos de gênero, os crimes-desastres, como o de Mariana…
São respostas à chamada que procuram abrir dimensões mais que humanas no pensamento, propõem coexistências multiespécies, dão atenção aos sinais, exercitam coletividades, fricções, colisões, alianças, inflexão de vozes, ativam relacionalidades, operam ziguezagues entrelinhas e espaçamentos, convocam vôos rasantes, abrem zonas de indeterminação, vizinhanças, contágios, encontros…
O dossiê apresenta os limites dos encontros, tornando notáveis os caminhos que, porventura, se mostram tristes e geradores de precarização e impotência, mas também devora e reinventa esses limites, enriquecendo os cenários com coexistências e cocriações afirmativas, que aumentam a confiança no futuro e o comprometimento com o presente e com esta Terra. Transmitindo, assim, como propõe Isabelle Stengers, a experiência do viver junto, do estar junto, como uma tarefa vital por fazer. Tarefa que atravessa ciências, artes e filosofias e… que convocou um movimento múltiplo de pensar nas afinidades, empatias, simpatias, reciprocidades e companhias entre diferentes espécies, práticas, materiais, conceitos e que fazem possíveis mundos politicamente e alegremente entrelaçados.
Susana Dias, Carolina Rodrigues, Karolyne de Souza e Larissa Bellini
Editores
| Sumário | Dossiê “Coexistências e cocriações” |
| Ano 8, n. 20, 2021 |
SEÇÃO PESQUISA
ARTIGOS
Ciborgues e simbiontes: viver junto na nova ordem mundial
Donna J. Haraway
Sebastian Wiedemann
Zona de Contágio: uma ciência da coexistência para o tempo das catástrofes
Alana Moraes e Henrique Z. M. Parra
A animalidade que habita a escola: artes visuais, alteridade e educação
Tathiana Jaeger de Morais
Granito ao longo das serras: conquista, escalada e a individuação com as pedras
Maria Julia Fernandes Vicentin
Corpos variantes: abecedários, errâncias e travessuras
Sheila Hempkemeyer
Tuane Maitê Eggers
Como libertar-se do bom professor? Aprendizagens por espreitas, interrogações e encontros
Tamiris Vaz
Coexistência e limites do crescimento no litoral norte do Espírito Santo
Evandro de Martini
Adaptação às mudanças climáticas no Brasil: complexidade, incertezas e estratégias existentes
Sonia Maria Viggiani Coutinho, Ivan Carlos Maglio, Amanda Silveira Carbone e Eduardo Alves Neder
Da abelha rainha à escultura social: a alquimia artística de Joseph Beuys
David Adams – Tradução de Clarissa Mendes, João Lacerda Pomilio, Lívia da Costa Quezado Ribeiro e Mariana Vilela
O outro encantado no pensamento indígena: uma escuta clínica
João Antônio Pentagna de Moraes
Augusto Flávio e Rosane Meire Vieira de Jesus
Imagens e corpo sob constelações infectas
Mariane Schmidt da Silva
Considerações sobre o poder entre Michel Foucault e Pierre Clastres
Cezar Prado
Arteficiências e cocriações a partir de uma perspectiva dietética intensiva
Alessandro Gonçalves Campolina*
Instruções poéticas para se relacionar com objetos cotidianos
Raphael Junior Almeida Batista e Mariana Silva Da Silva
ENSAIOS
Baratas
Tiago Amaral Sales
O xamã e o cientista: conhecimentos da(s) floresta(s)
Ricardo de Almeida Marchiori e Rafael Monteiro Tannus
Juliana Wexel
Keyme Gomes Lourenço
Letícia Dell’ Osbel
Climatologia camponesa: memórias e vivências diante das mudanças climáticas
Ana Claudia Rauber
Cassandra Moira Costa Moura
A “rexistência” das editoras cartoneras: criando outras formas de habitar o mundo
Carolina Noury
A estética cônica de uma tarrafa
Paulo Cesar Franco
Provocações gambiológicas para um mundo em crise
Camila C. Penados e Eloisa Alves de Sousa
Luíza Câmara Maretto
O pensamento selvagem, da domesticação à feralização
Enzo Estevinho Guido
Paula Cadore, Daniele Noal Gai, Aline Milena Castro Matos e Sônia Maria Lemos
Ondas longínquas. Fotoperformance de um encontro artístico-geográfico
Silvana Sarti Silva e Rosalina Burgos
Coexistências-rio: poética pós-antropogênica no livro interativo ///rios.força.fluxo (2020)
Cláudio Filho e Fernanda Oliveira
Fernanda Eiras Rubio, Pedro Luiz Stevolo e Fabio Pereira dos Santos
Estar à espreita, ensaiar: Pesquisar em educação e artes, marcas em coexistência
Marcela Bautista Nuñez
Sidney Carneiro de Mendonça Fernandes
Luis Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva
RESENHAS
A trilogia Xenogênese de Octavia Butler: evocações de uma ética do co-partilhar as diferenças
Henrique César da Silva
A queda do céu quando inflexão de vozes florestam
Marta Catunda e Laura de Aro
SEÇÃO ARTE
ARTES
Allan Gomes de Lorena e Raylane Braz de Oliveira
Rastros e ruínas: memórias de uma cidade selvagem
Ale Carrijo
Sílvia Matos
Dirceu Marins
Maíra Velho
Estudos sobre fungos & montanhas
Tuane Eggers
Cleiri Cardoso
Vitória Moro Bombassaro
Cocriações poéticas. Acontecimentos com os outros que me afetam!
Noale Toja
Coreopolíticas em torno ao rio Saracura-Bixiga
Carla Lombardo
Ana Eduarda Rigonato Diehl
Maria Souto de Carvalho
TERREIRO GAMBIARRA – Experimento Oiticica
Adriana dos Santos Araujo
Coexistências: conversas tecidas na vida urbana
Aparecida de Fátima Gonçalves Machado Nogarolli
Invenção de lugar – A caminhada dos umbuzeiros
Sarah Hallelujah
Oneide Alessandro Silva dos Santos e Joan Felipe Michel
Simone Tomé
Marina Guzzo
Coraci Ruiz
Liana Nigri
Anderson Oliveira
Fábio Portugal Sorrentino
Dormência, enquanto durmo, produzo substâncias
Karlla Girotto
Palafitas: sobre a vida que se esconde do outro lado do rio
Gabriela Gonçalves Nogarolli
Caio Ferrari
Cláudio Filho e Fernanda Oliveira
Juliana Wexel
Rayi Kena
//Fabíola Fonseca
Ana Eduarda Rigonato Diehl
Marcela Cavallini e Coletiva Marcas D´Água
Coexistências cocriadas em audioarts para ‘pensarpraticar’ o presente planeta
Podcast Intermezzo – Fernanda Mello, Maria Morais, Noele Toja e Talita Malheiros
Relação de cuidados e afetos entre criadores e vacas na Paraíba
Joelma Batista do Nascimento
Pós eclipse / Natureza imperativa
Gabriele Palma
Maurício Simionato
Gláucia Pérez
Ichi go – Ichi e – “Um momento, um encontro”
Vani Caruso
Vera Figueiredo
LABORATÓRIO-ATELIÊ
Bruno Novaes
Ana Oliveira Rovati
Arte na espreita e na espera… Poéticas na Quarentena!
Catálogos 4, 5, 6 e 7
Bené Fonteles
Néliane Simioni
Ana Paula Valle Pereira
Residência Aire
Mariana Vilela
Susana Dias
Susana Dias e Sebastian Wiedemann
ARVORECER DE CASA EM CASA
Pajé Guaíra
Hellen Audrey
Valéria Scornaienchi
Desnaturalizar o machismo estrutural na sociedade brasileira
Helio Hintze
SEÇÃO JORNALISMO
COLUNA ASSINADA
Rio Jequitinhonha: o grande xapiri
Déa Trancoso
NOTÍCIAS
Por Gláucia Pérez
A urgência de dar atenção à relação entre meio ambiente e doenças, o exemplo da Leishmaniose
Sustentabilidade da Amazônia requer alianças entre cientistas e comunidades tradicionais
Pesquisador relata perseguição à pesquisa relacionada com a Covid-19 pelo governo federal
Imagens poéticas nos aproximam de Gaia: diálogos entre ciências e filosofias
Pesquisas com a Amazônia se esforçam para garantir dados e análises vitais para a sociedade
Aumento da invasão às unidades de conservação, desmatamentos e queimadas estão destruindo biomas
Pesquisadores monitoram o vasto sistema de água doce subterrânea na região amazônica
Residências reúnem indígenas e não indígenas em criações conjuntas de arte digital
Estudo considera consequências da Covid-19 para o desenvolvimento sustentável
PODCAST ESCUTACLIMA
#6 Escuta Clima – Amazônia e Cerrado: a importância dos biomas para o clima
LIVROS
O mundo das plantas Kariri-Xocó: ensaio poético e visual
Grupo Sabuká Kariri-Xocó e Coletivo Fabulografias
Susana Dias e Mariana Vilela (Org.)
PRÓXIMOS DOSSIÊS | CHAMADAS ABERTAS
Editoras | Carolina Rodrigues (FCA-Unicamp), Simone Pallone (Labjor-Unicamp) e Susana Dias (Labjor-Unicamp)
Submissões até 30 de outubro de 2021
Editores | Fabíola Fonseca (Universidade Federal do Ceará/ bolsista Funcap), Adriana Assumpção (Universidade Estácio de Sá e Faculdade Unyleya – Portugal) e AC Amorim (FE-Unicamp)
Submissões até 30 de janeiro de 2022
FICHA TÉCNICA
Dossiê “Coexistências e cocriações”
Editoras | Susana Dias (Labjor-Nudecri-Unicamp) e Carolina Rodrigues (FCA-Unicamp)
Editoração | Susana Dias, Karolyne de Souza e Larissa Bellini
Curadoria seções de Arte e Laboratório-Ateliê | Susana Dias
Curadoria seção Arvorecer de casa em casa | Susana Dias e Larissa Bellini
Revisão | Susana Dias, Karolyne de Souza e Larissa Bellini
Capa | Grande – Colagem digital de Susana Dias e bordados de Isilda Oliveira | Pequenas – imagens do livro Experiências de arvorecer, colagem digital de Susana Dias e bordados de Isilda Oliveira
Grupos | multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq)
Redes de Pesquisa | Rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas
Instituição |Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp)
Projeto | Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9)
Pós-graduação | Mestrado em Divulgação Científica e Cultural