JORNALISMO
Para cada edição da ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte escolhemos um tema relacionado às mudanças climáticas, abordado em notícias, reportagens, resenhas e entrevistas. Tais textos são fios que se entrelaçam até que uma trama pareça pronta ao final de quatro meses, quando o dossiê temático é encerrado e um novo tema é proposto.
COLUNA ASSINADA
Mapas para o Antropoceno: um guia de leitura para o Feral Atlas | Yama Chiodi
Pesquisadoras apresentam os desafios da comunidade científica em meio à pandemia, passando por diferentes temas: os principais interesses dos brasileiros, patentes e vacinas e artigos científicos publicados.

O papel da C&T e da comunidade científica no enfrentamento da pandemia de Covid-19 | Ana Maria Nunes Gimenez, Gedalva de Souza, Rebeca Buzzo Feltrin
Pesquisadoras apresentam os desafios da comunidade científica em meio à pandemia, passando por diferentes temas: os principais interesses dos brasileiros, patentes e vacinas e artigos científicos publicados.

Coronavírus e clima | Ulisses Confalonieri, Elizabeth Rangel, Maria de Lourdes Oliveira, Júlia Menezes e Rhavena Santos
Pesquisadores da Fiocruz, que fazem parte do INCT Mudanças Climáticas – 2a fase, apresentam relações entre a transmissão do COVID-19 e o clima

2019, o ano líquido que não acabou | Eduardo Mario Mendiondo
Eduardo Mario Mendiondo é engenheiro de recursos hídricos, professor e pesquisador na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), cientista líder do componente “Gestão de Recursos Hídricos” do Projeto INCT-Mudanças Climáticas 2a. fase (INCTMC2).

Jose A. Marengo | Mudanças climáticas, impactos e políticas públicas para reduzir impactos
José A. Marengo é coordenador geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), São Paulo, Brasil.

La interdisciplina es clave para entender los problemas del desarrollo rural en términos socio-ecológicos
Elcy Corrales Roa es licenciada en Sociología por la Universidad Santo Tomás de Bogotá y doctora en Geografía por la Universidad de Toulouse II-Le Mirail. Juan Carlos Villa Soto es doctor en Estudios Latinoamericanos, Técnico Académico del Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades de la Universidad Nacional Autónoma de México.
REPORTAGENS E ENTREVISTAS
Entrevista com Pedro Prata – Rewilding Portugal | Por Guilherme Sá
Guilherme Sá, professor do Departamento de Antropologia da UNB e coordenador do Laboratório de Antropologia da Ciência e da técnica, entrevista Pedro Prata, atual Diretor Geral da Rewilding Portugal, que é a organização que representa a Rede Rewilding Europe em Portugal.

O desafio de dar visibilidade às complexas relações entre humanos e rios | Gláucia Pérez
É com a visão de que as águas e os humanos caminham juntos que trabalha o grupo de pesquisa Wadi-Lab na Escola de São Carlos da USP. Nesta reportagem fomos conhecer o trabalho dos jovens pesquisadores desse grupo, sob coordenação do engenheiro Mário Mendiondo.

Quarentena reduz poluição atmosférica, mas impactos das mudanças climáticas são tímidos | Camila Ramos
A quantidade de gases poluentes acumulados na atmosfera bate recordes e o consumo de combustíveis fósseis pode aumentar devido ao baixo preço dos barris.

Entrevista Eduardo Assad | O problema da fome no Brasil não decorre da produção de alimentos, mas sim da distribuição | Allison Almeida
Cientista-líder do componente segurança alimentar do INCT Mudanças Climáticas Fase 2 diagnostica que o país é autossuficiente em produção de alimentos e que, mesmo em áreas mais pobres, e com cenário de mudanças climáticas mais evidentes, como o semiárido, é possível a produção de alimentos satisfatória com preparação, técnicas, pesquisas voltadas para adaptação.
NOTÍCIAS
A urgência de dar atenção à relação entre meio ambiente e doenças, o exemplo da Leishmaniose | Gláucia Pérez
A leishmaniose, doença que parecia extinta e restrita a zonas rurais, reaparece com força, inclusive em centros urbanos, tornando-se um problema de saúde pública em todo o país. Mais uma doença que nos dá sinal de que a relação entre os problemas ambientais e a saúde precisam ser, cada vez mais, estudadas e cuidadas.
Etnógrafos podem ser colaboradores interessantes em grupos multidisciplinares quando são participantes ativos nas pesquisas | Gláucia Pérez
A etnografia permite, por exemplo, descrever como as práticas de conhecimentos são construídas e como as evidências emergem por meio de processos interativos, uma vez que os etnógrafos dão atenção às ciências e tecnologias como realizações práticas e interativas, incorporadas a contextos históricos e culturais. A participação dos etnográfos pode ajudar a reorientar tais processos, quando eles atuam como participantes ativos nas interações em quem se inserem.

Reinvenção do agora e do porvir: livro dá a pensar nas mudanças climáticas para além do já dado | Gláucia Pérez
O livro “Conversas Infinitas: mudanças climáticas, divulgação científica, educação e…” trata das mudanças climáticas e do Antropoceno, mas não da forma convencional como lemos habitualmente, mas a partir de novas perspectivas, que nos colocam para pensar.

O que se pode aprender com as florestas sobre comunicação? | Camila Ramos
O fotolivro Floresta², organizado por Susana Dias e Alessandra Penha, reúne florestas que se proliferaram em e entre uma mata urbana, uma casa de cultura de matriz africana, um laboratório de pesquisas agrícolas, uma sala de aula e uma praça e dá a pensar nas potencialidades da relação entre humanos e não-humanos, entre imagens e palavras, entre artes, ciências e filosofias.
SATÉLITE

Mandakaru: divulgação científica é resistência em tempos de pandemia
Carolina Carettin [1] Grupo formado por pesquisadores da Unicamp desconstrói estereótipos em relação aos cientistas e à ciência. Em março de 2020, o Sars-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, começou a fazer as primeiras vítimas no Brasil. O noticiário e as redes sociais foram tomados por máscaras, isolamento social, mortes, vacinas, respiradores. Nesse cenário, a divulgação [...]

Segundas com as florestas – Mulheres e Ancestralidades
A ClimaCom tem o prazer de anunciar o primeiro encontro da série "Segundas com as florestas" que será transmitido dia 24 de agosto às 19h no facebook e youtube da Revista ClimaCom. Com o tema "Mulheres e ancestralidades" este primeiro encontro trará: Marli Wunder, mãe, fotógrafa, artista visual que tem as árvores como parceiras de [...]

Segundo encontro “SIMBIOSES – Refúgios para espantar o Antropoceno”
Convidamos todos para o "2o. SIMBIOSES - Encontro de artes, ciências, filosofias e mudanças climáticas" que terá como tema "Refúgios para espantar o Antropoceno" e vai receber: Claudia Tavares (artista visual e doutora pela UERJ), Antonio Carlos Amorim (professor da FE-Unicamp e do grupo OLHO) e Vitor Chiodi (antropólogo e doutorando do IFCH-Unicamp), na sexta-feira [...]

SELVAGEM – ciclo de estudos sobre a vida mediado por Ailton Krenak
https://www.facebook.com/events/2598561470200322/ https://www.instagram.com/selvagem_ciclodeestudos/ Canal youtube do Selvagem : https://bit.ly/2n0abKu Selvagem é um ciclo de estudos que inclui rodas de conversas e publicação de livros. Pesquisadores de culturas aparentemente distantes entre si, e que se valem de mecanismos próprios de estudo, reúnem-se em rodas de conversas francas e abertas ao público onde são apresentadas suas perspectivas e [...]