Dossiê Ciência.Vida.Educação.

| ano 10, n. 24, 2023 |

EDITORIAL

Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita…

Gonzaguinha – O que é, o que é?

A ‘pureza da resposta das crianças’, tão bem narrada no samba O que é, o que é?, de Gonzaguinha, nos atravessa e encanta. É a vida, ele responde: bonita, potente, maravilhosa, às vezes dura, sofrida, sempre visceral. Ela é, apenas é: permeada por inconstâncias, acontece no movimento, e ninguém está a ela imune. Nesta vida cantada, bailada, vivida, experimentada, sangrada, sentida, reside também a dimensão de sermos eternos aprendizes: porosos, abertos aos territórios que nos circundam e que percorremos, às multiplicidades que nos atravessam e aos tantos seres – humanos, não humanos, mais que humanos – que compartilham e criam a Gaia conosco.

Apesar de tamanha beleza afirmativa presente na vida cantada por Gonzaguinha, viver e habitar (n)este mundo tem se mostrado uma tarefa complexa, forçando-nos a procurar, experimentar e inventar novos modos de pensar e agir, de existir, diariamente. As bárbaras ruínas do Antropoceno podem, em muitos momentos, nos assustar, mas é preciso estarmos atentos e lúcidos às surpresas que possam emergir (Tsing, 2019) a partir dos tantos encontros os quais estamos expostos: abrir-se ao novo, ao mundo, à vida.

Editores | Tiago Amaral Sales, Alice Copetti Dalmaso e Fernanda Monteiro Rigue

Editoração e revisão | Susana Dias, Nestor Turano Jr., Wallace Fauth, Leo Arantes Lazzerini, Rayane Barbosa e Priscila Savadeo

(Leia o editorial completo)

 

| Sumário | Dossiê “Ciência.Vida.Educação” | (BAIXE DOSSIÊ COMPLETO EM PDF)

| Ano 10, n. 24, 2023 |

SEÇÃO PESQUISA

ARTIGOS

Poéticas do rastejar: por modos educativos do instável e da transformação na era do Antropoceno

Gisela Here, Adrián Cangi e Michele Fernandes Gonçalves | Tradução de Priscila Costa

Rastros de uma educação química menor

Bruna Adriane Fary, Fernanda Monteiro Rigue e Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

BioArte: encontros e produções indisciplinares

Mariane Schmidt da Silva, Vitória Frigo Paiva e Ana Maria Grego

Expor-se como ato pedagógico sui generis. Aprendizados entre os Mbya Guarani
Luiz Fernando Carreira e Mónica de la Fare

Arquivização patafísica de uma neociência ubuesca inventada sob inspiração foucaultiana

Isabel Cristina Dalmoro e Suelen Assunção Santos

Retrato da autobiografia enquanto coisa

Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa e Monica Silva Aikawa

Flujos espacio-corporales: cartografías de los recorridos entre la casa y la escuela

Marcela Inés Díaz David e Edilberto Hernández González

 

FLUXO CONTÍNUO

Experiencias situadas en la enseñanza de la comunicación: el foco en el ambiente

Elizabeth Vidal, María Inés Loyola, Mónica María Viada e Mariana Andrea Minervini

 

ENSAIOS

Vem ca-fungar, deseducar

Elenise Cristina Pires de Andrade

Mundo e menino: travessias poéticas de educação e cinema e…

Davi Henrique Correia de Codes

Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida

Mariella Raquel Silva Almeida e Daniela Franco Carvalho

Entrevista clínica: no encontro com o outro descobrimos modos de fazer

Eliane Regina Pereira

Brincar livre com a natureza na infância: o começo de uma educação científica para a liberdade

Ana Carolina Thomé Pires e Matías Knust Dragunski

Às margens do Brasil: modos de vida caiçara e o ensino de ciências

Kátia Luiza Kraemme, Camilo Silva Costa, Michele de Souza Fanfa e Caroline Martello

Movimento-som: construção de sentido no existir evento

Maria Carolina Alves e Daniela Franco Carvalho

Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio

Diego Miranda da Silva, Franklin Kaic Dutra-Pereira e Saimonton Tinôco

 

SEÇÃO ARTE

Vida

Tiago Amaral Sales

Corpos e(m) movimento(s) na escola
Ariana Sousa de Moraes Sarmento

Ter ciência

Tatiane Bertuzzi

Entre palavr[alia]ções e estandartes, conjugações de um janelar em tempos pandêmicos

Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

Por uma ecologia v.I.ada

Gabriel Andrade e Daniel Santos Costa

TE/IA – Tramas envolventes/Insurgências aracnianas

Daniela Brasil Cassinelli

Sobre o mundo e sobre as coisas: pensando com Isabelle Stengers

Renata Sieiro Fernandes

Morfeu: afetos para recriar a pandemia

Danilo Andrade de Meneses e Luciana Nascimento Urtiga

Geodança

Roberta Alencar

Procedência da roupa da Marupiara Joanita Banana e sua primeira prova

Gislaine Pagotto

Palavras sopradas ao vento

Vinícius Abrahão de Oliveira

O sapo foi para o brejo?

Rosana Torralba

Uma questão de escala. Cantata ornata 

Silvana Sarti

 

LABORATÓRIO-ATELIÊ

Quatro cantos

Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias

Viagem de campo

Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias-

Simbiontes

Coletivo multiTÃO | Coord. Susana Dias

Entre-meios

Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias

Transfecções sonoras

Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias

Seguir os sapos

Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias

 

RESIDÊNCIAS CLIMACOM

Seguir os sapos

 

ARQUIVO FLORESTA

Variações latino-americanas diante do Antropoceno 

Artes y ciencias en la Patagônia

Pedagogias da imagem: cineclubismo e educação

Poéticas de las piedras – una cartografia

Descolonización del paisaje patagônico

Ciclo de Seminário e Grupos de Estudos “Ecopoéticas: educação, arte e Antropoceno – Homenagem a Bruno Latour” 

Seminário 1 – Adrián Cangi e Carolina Cantarino

Grupo de Estudos 1 – Daniela Álvarez

Grupo de estudos 2 – Alik Wunder

 

SEÇÃO JORNALISMO

COLUNA ASSINADA

Água, mel e caça não podem acabar: a cosmologia do povo Indígena Awá-Guajá e a ameaça do céu cair sobre nossas cabeças

Maria da Glória Feitosa Freitas ou Yeye Oribato Obàtálá Ilé Ifè

Cooperar ou perecer: a necropolítica do mundo imperial 

Nestor Turano Jr.

Seguir os sapos: uma festa animal

Wallace Fauth

 

PRÓXIMOS DOSSIÊS | CHAMADAS ABERTAS

Dossiê “Desastres”

Editores | Gabriel Cid de Garcia (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Jose Antonio Marengo Orsini (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden), Eduardo Mario Mendiondo (Universidade de São Paulo – USP) e Susana Oliveira Dias (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp).

 

| FICHA TÉCNICA |

Editores | Tiago Amaral Sales, Alice Copetti Dalmaso e Fernanda Monteiro Rigue.

Editoração | Susana Dias, Nestor Turano Jr., Wallace Fauth, Leo Arantes Lazzerini, Rayane Barbosa e Priscila Savadeo.

Pareceristas | Adriana Menegaz, Alessandro Cury, Aline Nunes, Ana Cláudia Barin, Ana Paula Parise Malavolta, Ana Paula Valle Pereira, Anny Carolina de Oliveira, Antônio Carlos Amorim, Barbara Turci, Bruna Fary, Cádia Morosetti, Cilene Bettega, Francieli Garlet, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Júlia Andrade, Juliana Silveira Morschbacher, Juliano Soares Pinheiro, Lais Pereira, Leonardo Gedraite, Leonardo Kozoroski Oliveira, Marcos Allan da Silva Linhares, Marcus Novaes, Maria Carolina Alves, Mariane Schmidt, Micheli Bordoli Amestoy, Mónica de La Fare, Nicole Cristina Borges, Raphael Feitosa, Raquel Brum Sturza, Roberto Dalmo, Saimonton Tinôco, Sandro Prado Santos, Tamiris Vaz, Tascieli Feltrin, Tatiana Plens Oliveira, Vinícius Abrahão, Viviane Ferraz, Vivien Kelling Cardonetti e Yulnak Tito Kadiwel.

Capa | Grande – Simbioses do Coletivo multiTÃO e Susana Dias. Pequenas – TE/IA – Tramas Envolventes/ Insurgências Aracnianas de Daniela Brasil Cassinelli e Procedência da roupa da Marupiara Joanita Banana e sua primeira prova de Gislaine Pagotto.

Grupos |UIVO: Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU/CNPq); AMPLIA: Amálgama em educação, ciência e arte (UFU/CNPq); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar (UFSM); multiTÃO – prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq).

Redes de Pesquisa | Rede Latino-americana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas.

Instituição | Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Projetos | Projeto de pesquisa Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9); Projeto Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno (Fapesp 2022/05981-9).

Pós-graduação | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU); Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.