Dossiê Ciência.Vida.Educação.
| ano 10, n. 24, 2023 |
EDITORIAL
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita…
Gonzaguinha – O que é, o que é?
A ‘pureza da resposta das crianças’, tão bem narrada no samba O que é, o que é?, de Gonzaguinha, nos atravessa e encanta. É a vida, ele responde: bonita, potente, maravilhosa, às vezes dura, sofrida, sempre visceral. Ela é, apenas é: permeada por inconstâncias, acontece no movimento, e ninguém está a ela imune. Nesta vida cantada, bailada, vivida, experimentada, sangrada, sentida, reside também a dimensão de sermos eternos aprendizes: porosos, abertos aos territórios que nos circundam e que percorremos, às multiplicidades que nos atravessam e aos tantos seres – humanos, não humanos, mais que humanos – que compartilham e criam a Gaia conosco.
Apesar de tamanha beleza afirmativa presente na vida cantada por Gonzaguinha, viver e habitar (n)este mundo tem se mostrado uma tarefa complexa, forçando-nos a procurar, experimentar e inventar novos modos de pensar e agir, de existir, diariamente. As bárbaras ruínas do Antropoceno podem, em muitos momentos, nos assustar, mas é preciso estarmos atentos e lúcidos às surpresas que possam emergir (Tsing, 2019) a partir dos tantos encontros os quais estamos expostos: abrir-se ao novo, ao mundo, à vida.
Editores | Tiago Amaral Sales, Alice Copetti Dalmaso e Fernanda Monteiro Rigue
Editoração e revisão | Susana Dias, Nestor Turano Jr., Wallace Fauth, Leo Arantes Lazzerini, Rayane Barbosa e Priscila Savadeo
| Sumário | Dossiê “Ciência.Vida.Educação” | (BAIXE DOSSIÊ COMPLETO EM PDF)
| Ano 10, n. 24, 2023 |
SEÇÃO PESQUISA
ARTIGOS
Poéticas do rastejar: por modos educativos do instável e da transformação na era do Antropoceno
Gisela Here, Adrián Cangi e Michele Fernandes Gonçalves | Tradução de Priscila Costa
Rastros de uma educação química menor
Bruna Adriane Fary, Fernanda Monteiro Rigue e Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
BioArte: encontros e produções indisciplinares
Mariane Schmidt da Silva, Vitória Frigo Paiva e Ana Maria Grego
Expor-se como ato pedagógico sui generis. Aprendizados entre os Mbya Guarani
Luiz Fernando Carreira e Mónica de la Fare
Arquivização patafísica de uma neociência ubuesca inventada sob inspiração foucaultiana
Isabel Cristina Dalmoro e Suelen Assunção Santos
Retrato da autobiografia enquanto coisa
Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa e Monica Silva Aikawa
Flujos espacio-corporales: cartografías de los recorridos entre la casa y la escuela
Marcela Inés Díaz David e Edilberto Hernández González
FLUXO CONTÍNUO
Experiencias situadas en la enseñanza de la comunicación: el foco en el ambiente
Elizabeth Vidal, María Inés Loyola, Mónica María Viada e Mariana Andrea Minervini
ENSAIOS
Elenise Cristina Pires de Andrade
Mundo e menino: travessias poéticas de educação e cinema e…
Davi Henrique Correia de Codes
Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida
Mariella Raquel Silva Almeida e Daniela Franco Carvalho
Entrevista clínica: no encontro com o outro descobrimos modos de fazer
Eliane Regina Pereira
Brincar livre com a natureza na infância: o começo de uma educação científica para a liberdade
Ana Carolina Thomé Pires e Matías Knust Dragunski
Às margens do Brasil: modos de vida caiçara e o ensino de ciências
Kátia Luiza Kraemme, Camilo Silva Costa, Michele de Souza Fanfa e Caroline Martello
Movimento-som: construção de sentido no existir evento
Maria Carolina Alves e Daniela Franco Carvalho
Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio
Diego Miranda da Silva, Franklin Kaic Dutra-Pereira e Saimonton Tinôco
SEÇÃO ARTE
Tiago Amaral Sales
Corpos e(m) movimento(s) na escola
Ariana Sousa de Moraes Sarmento
Tatiane Bertuzzi
Entre palavr[alia]ções e estandartes, conjugações de um janelar em tempos pandêmicos
Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira
Gabriel Andrade e Daniel Santos Costa
TE/IA – Tramas envolventes/Insurgências aracnianas
Daniela Brasil Cassinelli
Sobre o mundo e sobre as coisas: pensando com Isabelle Stengers
Renata Sieiro Fernandes
Morfeu: afetos para recriar a pandemia
Danilo Andrade de Meneses e Luciana Nascimento Urtiga
Roberta Alencar
Procedência da roupa da Marupiara Joanita Banana e sua primeira prova
Gislaine Pagotto
Vinícius Abrahão de Oliveira
Rosana Torralba
Uma questão de escala. Cantata ornata
Silvana Sarti
LABORATÓRIO-ATELIÊ
Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias
Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias-
Coletivo multiTÃO | Coord. Susana Dias
Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias
Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias
Coletivo multiTÃO | Coord. Natália Aranha e Susana Dias
RESIDÊNCIAS CLIMACOM
ARQUIVO FLORESTA
Variações latino-americanas diante do Antropoceno
Artes y ciencias en la Patagônia
Pedagogias da imagem: cineclubismo e educação
Poéticas de las piedras – una cartografia
Descolonización del paisaje patagônico
Ciclo de Seminário e Grupos de Estudos “Ecopoéticas: educação, arte e Antropoceno – Homenagem a Bruno Latour”
Seminário 1 – Adrián Cangi e Carolina Cantarino
Grupo de Estudos 1 – Daniela Álvarez
Grupo de estudos 2 – Alik Wunder
SEÇÃO JORNALISMO
COLUNA ASSINADA
Maria da Glória Feitosa Freitas ou Yeye Oribato Obàtálá Ilé Ifè
Cooperar ou perecer: a necropolítica do mundo imperial
Nestor Turano Jr.
Seguir os sapos: uma festa animal
Wallace Fauth
PRÓXIMOS DOSSIÊS | CHAMADAS ABERTAS
Editores | Gabriel Cid de Garcia (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Jose Antonio Marengo Orsini (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden), Eduardo Mario Mendiondo (Universidade de São Paulo – USP) e Susana Oliveira Dias (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp).
| FICHA TÉCNICA |
Editores | Tiago Amaral Sales, Alice Copetti Dalmaso e Fernanda Monteiro Rigue.
Editoração | Susana Dias, Nestor Turano Jr., Wallace Fauth, Leo Arantes Lazzerini, Rayane Barbosa e Priscila Savadeo.
Pareceristas | Adriana Menegaz, Alessandro Cury, Aline Nunes, Ana Cláudia Barin, Ana Paula Parise Malavolta, Ana Paula Valle Pereira, Anny Carolina de Oliveira, Antônio Carlos Amorim, Barbara Turci, Bruna Fary, Cádia Morosetti, Cilene Bettega, Francieli Garlet, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Júlia Andrade, Juliana Silveira Morschbacher, Juliano Soares Pinheiro, Lais Pereira, Leonardo Gedraite, Leonardo Kozoroski Oliveira, Marcos Allan da Silva Linhares, Marcus Novaes, Maria Carolina Alves, Mariane Schmidt, Micheli Bordoli Amestoy, Mónica de La Fare, Nicole Cristina Borges, Raphael Feitosa, Raquel Brum Sturza, Roberto Dalmo, Saimonton Tinôco, Sandro Prado Santos, Tamiris Vaz, Tascieli Feltrin, Tatiana Plens Oliveira, Vinícius Abrahão, Viviane Ferraz, Vivien Kelling Cardonetti e Yulnak Tito Kadiwel.
Capa | Grande – Simbioses do Coletivo multiTÃO e Susana Dias. Pequenas – TE/IA – Tramas Envolventes/ Insurgências Aracnianas de Daniela Brasil Cassinelli e Procedência da roupa da Marupiara Joanita Banana e sua primeira prova de Gislaine Pagotto.
Grupos |UIVO: Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU/CNPq); AMPLIA: Amálgama em educação, ciência e arte (UFU/CNPq); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar (UFSM); multiTÃO – prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq).
Redes de Pesquisa | Rede Latino-americana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas.
Instituição | Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Projetos | Projeto de pesquisa Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9); Projeto Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno (Fapesp 2022/05981-9).
Pós-graduação | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU); Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.