Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida | Mariella Raquel Silva Almeida e Daniela Franco Carvalho
Mariella Raquel Silva Almeida[1]
Daniela Franco Carvalho[2]
Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida
A construção de narrativas em torno da ciência e da pandemia foram fomentadas pela integração digital global, onde a desinformação em saúde colocou em xeque a legitimidade do conhecimento científico em favor de narrativas infundadas no espaço das redes sociais. Isso porque, segundo Sayão e Sales (2020, p. 100) “A ciência contemporânea, moldada mais e mais pelas tecnologias digitais e pela velocidade e instantaneabilidade das redes, torna-se essencialmente um empreendimento colaborativo, virtualizado, onipresente e distribuído globalmente”.
A ciência permite um constante questionamento tanto para o público de especialistas quanto para os não cientistas, o que gera narrativas com base em posições ideológicas diferentes. Para Sena Junior (2019, p. 24), “[…] o pressuposto de toda a ciência é que seja capaz de explicar alguma coisa, para além das explicações oferecidas pelo senso comum ou por outros ramos de saber, de uma perspectiva reconhecida universalmente, admitindo-se as margens de erros e incertezas”. Nesse cenário, os discursos de ódio, a ignorância e o anticientificismo são originados da falta de informação juntamente com razões econômicas, políticas e ideológicas que colocam em dúvida os fundamentos científicos.
No contexto mundial atual, repleto de ativistas antivacinas, partidários de teorias conspiratórias e grupos negacionistas, a narrativa pode constituir uma noção particular sobre a cultura da ciência, situando o espectador no âmbito social, político e histórico da atividade científica. Particularmente nesse ensaio, optamos pela pesquisa narrativa proposta por Clandinin e Connelly (2011, p. 18), que se constitui como “[…] um processo dinâmico de viver e contar histórias, e reviver e recontar histórias, não somente aquelas que os participantes contam, mas aquelas também dos pesquisadores”.
(Leia o ensaio completo em PDF).
Recebido em: 25/04/2023
Aceito em: 15/05/2023
[1]Clínica Medgen-Tecnologia Avançada em DNA. Email: mariellarsalmeida@gmail.com
[2]Instituto de Biologia – Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: danielafranco@gmail.com
Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida
RESUMO: Esse texto aborda as narrativas sobre covid-19, ciência e vida a partir do trabalho técnico desenvolvido em um laboratório de tecnologia avançada em DNA, por meio de imagens fotográficas de gráficos positivos e negativos do coronavírus e os processos científicos engendrados nas angústias de vida e morte que perpassaram as análises em tempos pandêmicos.
PALAVRAS-CHAVE: Pandemia. Coronavírus. Laboratório. Científico.
Laboratory narratives: covid-19, science and life
ABSTRACT: This text addresses the narratives about COVID-19, science and life from the technical work developed in a laboratory of advanced technology in DNA, through photographic images of positive and negative graphics of the coronavirus and the scientific processes engendered in the anguish of life and death that permeated the analyzes in pandemic times.
KEYWORDS: Pandemic. Coronavirus. Laboratory. Scientific.
ALMEIDA, Mariella Raquel Silva, CARVALHO, Daniela Franco. Narrativas laboratoriais: covid-19, ciência e vida Movimento. ClimaCom – Ciência. Vida. Educação [online], Campinas, ano 10, n. 24., mai. 2023. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/narrativas-laboratoriais-covid/