Evocação ao rio, 2022 | Lis Haddad | ClimaCom


Evocação ao rio, 2022 | Lis Haddad

Título | Evocação ao rio, 2022

Em um tecido de 124 m inscreve-se em linha e agulha os nomes das 291 vítimas humanas fatais do rompimento das barragens do Fundão (Mariana, MG) e B1 (Brumadinho, MG). O comprimento do tecido é uma referência direta à distância entre as duas cidades que carregam as marcas da lama, 124km.

A obra é íntima apesar de sua aparente imensidão. O tecido fino é também o lenço que enxuga as lágrimas de uma tristeza insuportável para então se transformar em rio. E é esse rio que nos recorda que nunca podemos escapar à nossa própria nascente. Seu curso nos lembra da potência de vida arrancada de um território e de quem ali habitava.

A poética do tecido traz a possibilidade transformadora e o poder latente do que é mutável, um padrão inerente à própria vida. Um fio tem uma resiliência inestimável, é através dele que esta vida é prolongada.

Enquanto o bordado é feito o público é convidado a sentar-se ao meu lado e ler poemas de Drummond. A força simbólica do que enche sua escrita traz em si a mitologia do que é ser mineiro, a melancolia e a poesia.

Evocação ao Rio é uma instalação-performance iniciada durante o programa Artist in Residence – Munich (2022). A performance se encerrará somente quando todos os nomes das vítimas humanas estiverem bordados no tecido branco. Para isso é preciso tempo sem contabilizar as horas.

Que cada respiração anime a nossa capacidade de nos indignar frente ao que não deveria ter acontecido e nos faça lembrar que cada uma das vidas perdidas é infinitamente maior do que o peso da lama.


| FICHA TÉCNICA |

autor |Lis Haddad

currículo | Projeto realizado durante o programa Artist in Residence – Munich 2022

contato | lishaddad@gmail.com

telefone |(31) 98362 6096

 

www.lishaddad.com

HADDAD, Lis. Evocação ao rio, 2022. ClimaCom – Desastres [online], Campinas, ano 10, nº. 25. nov. 2023. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/evocacao


 

SEÇÃO ARTE | DESASTRES | Ano 10, n. 25, 2023

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