Entre fios: o tecido, a modelagem e o tempo

Fios, linhas, imagens tecidas. Tempo-trama que atravessa o bastidor. Um convite a bordar, interferir com a linha, a mão e a agulha nas imagens presentes nas mídias que modelam um clima futuro. Intervir nos gráficos, fotografias, mapas e esquemas didáticos que predominam na divulgação das mudanças climáticas. Desbordar as narrativas que fixam passado e futuro em previsões. (Des)fiar linhas e pontos já dados. Urdir passado-presente-futuro em conexões múltiplas. Tramar climas, (re)modelar possibilidades de tempos, tecer imagens outras que possam criar novas narrativas, entre fios e memórias, para o futuro, para o humano.

Este ensaio é o resultado de um convite que a equipe da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA, fez às bordadeiras Marli Wunder, Neusa Aguiar, Edwiges Botin e Silvana Mondelli, do grupo de bordadeiras “Entrefios e memórias”, do Centro Cultural Casarão do Barão, em Campinas (SP), para uma produção coletiva de imagens que compõem a edição “Redes” da revista ClimaCom.

O encontro foi realizado no dia 15 de novembro de 2014 e fez parte das ações do projeto “Mudanças climáticas em experimentos interativos: comunicação e cultura científica” (Processo No. 458257/2013-3), e do grupo de pesquisa multiTÃO (CNPq). Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Concepção e organização: Grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes subvertendo ciências, educações e comunicações (CNPq-Labjor-Unicamp) com Susana Dias, Cristiane Delfina e Fernanda Pestana.

Imagens: Grupo de pesquisa multiTÃO com Susana Dias, Cristiane Delfina, Fernanda Pestana, Oscar Guarin, Tainá de Luccas, Daniela Klebis, Meghie Rodrigues, Carolina Cantarino.

Convidados: Grupo de bordadeiras “Entrefios e memórias” com Marli Wunder, Neusa Aguiar, Edwiges Botin e Silvana Mondelli.