Desafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil) | Ariel Denise Pontes Afonso e Alexandre Barbosa de Oliveira


 

Ariel Denise Pontes Afonso [1] 

Alexandre Barbosa de Oliveira [2]

 

Para o Conselho Federal de Psicologia (2013), todo exercício da Psicologia é regido por Código de Ética, que deve ser do conhecimento do profissional, norteando, assim, a sua prática em qualquer âmbito de atuação. Salienta-se ainda que a função precípua do Conselho Federal de Psicologia é fiscalizar e regulamentar a profissão, cujo desempenho dá-se através da elaboração de resoluções, como por exemplo as resoluções: 01/2009, referente ao registro documental; 03/2007, que se refere aos métodos e técnicas privativas do psicólogo; além da 10/1997, que considera a disciplinarização de divulgação do exercício profissional associado às técnicas em desacordo com os critérios científicos estabelecidos pela Psicologia (CFP, 2013).

Nesse sentido, a atuação do psicólogo nas emergências e desastres precisa ser estrategicamente discutida no campo profissional, e especialmente nos campos acadêmico e social, uma vez que, no atual contexto, o número de eventos catastróficos vem aumentando constantemente, no Brasil e no mundo. Entretanto, a formação desses profissionais ainda é algo a ser questionada, pois existem poucas instituições empenhadas a ofertarem capacitação necessária nesta área, para o efetivo desenvolvimento de habilidades e competências para atuação em emergências e desastres.

Com efeito, o olhar para as necessidades psicológicas de pessoas que foram atingidas por eventos traumáticos abriu para a Psicologia um novo campo de atuação e, como todo processo que é novo, esta prática também desafia o profissional da área de Saúde a buscar novas capacitações para atuação nessa área, além da necessidade de compreender os pontos norteadores e princípios fundamentais que envolvem as intervenções em emergências e desastres. Para Lomenã (2007), a necessidade da Psicologia em situações de emergências e desastres está intimamente relacionada com a descoberta de que pessoas podem manifestar, individualmente ou coletivamente, alterações psicológicas, em decorrência do trauma físico e/ou emocional, produzido por evento externo.

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 15/10/2023

Aceito em: 15/11/2023

 

[1] Universidade Federal do Rio de Janeiro. Email: arieldpa@hotmail.com

[2] Universidade Federal do Rio de Janeiro. Email: alexbaroli@gmail.com

Desafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil)

 

RESUMO: Descrever e analisar os desafios enfrentados por esses profissionais durante a fase de resposta do desastre tecnológico ocorrido em Brumadinho – MG. Através de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 22 psicólogos que atuaram ativamente no referido evento. A análise estatística do corpus textual foi desenvolvida por meio do software Iramuteq. O corpus geral foi constituído por 22 textos, com aproveitamento de 3,356 STs (96,69%). O conteúdo análise foi categorizado em quatro classes: Classe 1 denominada de “O dia do Desastre e a Saúde Emocional”, a classe 2 os “Desafios Enfrentados e de Autocuidado”, a classe 3 as “Intervenções da Assistência Psicossocial no Desastre e sua Práxis), com 24,5% e a classe 4 “A Psicologia diante do Desastre”. Esses resultados podem servir de base para discussões acadêmicas de como desafios podem ser inúmeros e diversos podendo ter relação com a gestão, com o gerenciamento, com a comunicação, com o modo de intervenção e qual prática usar, além do desafio em lidar com a dor do outro, desafio de ser atingido e procurar meio estratégicos para esse enfrentamento.

PALAVRAS-CHAVE: Desastres. Saúde Mental. Psicologia. 

 


 

Challenges of psychological assistance in the response phase to the technological disaster in Brumadinho (Minas Gerais / Brazil)

 

ABSTRACT: Describe and analyze the challenges faced by these professionals during the response phase of the technological disaster that occurred in Brumadinho – MG. Through a qualitative, exploratory study. Data collection took place through semi-structured interviews with 22 psychologists who actively worked in the event. The statistical analysis of the textual corpus was developed using the Iramuteq software. The general corpus consisted of 22 texts, with 3,356 STs (96.69%). The content analysis was categorized into four classes: Class 1 called “The Day of the Disaster and Emotional Health”, class 2 the “Challenges Faced and Self-Care”, class 3 the “Interventions of Psychosocial Assistance in the Disaster and its Praxis), with 24.5% and class 4 “Psychology in the Face of Disaster”. These results can serve as a basis for academic discussions on how challenges can be numerous and diverse and may be related to management, management, communication, the mode of intervention and which practice to use, in addition to the challenge of dealing with the pain of the other, the challenge of being affected and looking for strategic means for this confrontation.

KEYWORDS: Disasters. Mental Health. Psychology. 

 


AFONSO, Ariel Denise Pontes; OLIVEIRA, Alexandre Barbosa. desafios de assistência psicológica na fase de resposta ao desastres tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais/Brasil). ClimaCom – Desastres [online], Campinas, ano 10, n.25., nov . 2023. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/desafios-da-assistencia/