Brincar livre com a natureza na infância: o começo de uma educação científica para a liberdade | Ana Carolina Thomé Pires e Matías Knust Dragunski


Ana Carolina Thomé Pires[1]

Matías Knust Dragunski[2]

 

Durante uma tarde em uma praia toda de pedras, H. e E., ambos de 9 anos, criaram inúmeras brincadeiras com o que encontravam no espaço. As pedrinhas foram base para construções de castelos e arcos, desenhos, quicaram na água, 5 marias e outras tantas brincadeiras. Quanto mais exploravam, mais se conectavam com o local e mais brincadeiras criavam. Frases como “para conseguir fazer isso precisa de uma pedra bem arredondada” ou “Essa não vai funcionar porque é leve” foram marcando presença nas conversas dos garotos.

Uma das descobertas de E. foi as diferentes durezas de cada pedra. Ele identificou essa característica ao bater uma pedra sobre outra e reparar como algumas partiam ao meio ou lascavam. Conforme as pedras quebravam, E. dedicava-se a investigar algumas características: transparências das lascas, brilhos, marcas, camadas do interior e cores. Imaginou, então, que poderia transformá-las em pontas de flechas e facas afiadas. Após muito quebra-quebra, o garoto já sabia qual pedra era dura o suficiente para quebrar e qual era ideal para ser quebrada.

Segurando cuidadosamente a pedra apoiada ao solo e com golpes calculados com a outra, moldava-as até atingir o tamanho adequado para o objetivo. Seguia meticulosamente lascando as pontas até afiar. Testava o corte em folhas de bananeira ou escamas de peixe, que também encontrou no local. Foram horas dedicadas a investigar as melhores pedras para quebrar, lascar e afiar. Uma investigação livre e autodefinida pelas crianças.

 

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 25/04/2023

Aceito em: 15/05/2023

 

[1] Ser Criança é Natural. São Paulo, Brasil. 

[2] Núcleo Investigación en Primera Infancia y Políticas Públicas, Universidad de Chile.

 

 

Brincar livre com a natureza na infância: o começo de uma educação científica para a liberdade

 

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo destacar o brincar livre na e com a natureza, sua relação com o desenvolvimento infantil e suas conexões com a ciência como caminhos necessários para uma educação presente que possibilite a construção de novos futuros. Apresentamos uma reflexão que enfatiza o brincar livre, na e com a natureza como a principal atividade das crianças para investigar e aprender sobre o mundo a partir de uma visão pedagógica da ciência que acompanha seu desenvolvimento. A partir de uma revisão bibliográfica, articulamos diversas referências de pensadores sobre povos originários, clássicos e modernos, como Fröbel, Freire, Gray, Hueso, Mistral, Louv, Maturana, Pearce, Krenak. Traçamos um panorama desde o nascimento através de uma perspectiva sobre a relação entre a infância e o contato com a natureza e como experiência fundamental das crianças. É com um olhar para a sociedade democrática e justiça climática que finalizamos nossas considerações. 

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Natureza. Brincar livre. Ciência. Desenvolvimento Infantil.

 


 

Jugar libre con la naturaleza en la infancia: el comienzo de una educación científica para la libertad

 

RESUMEN: En el presente trabajo tenemos como objetivo destacar el juego libre en y con la naturaleza, su relación con el desarrollo infantil y sus conexiones con la ciencia como caminos necesarios para una educación presente que posibilite la construcción de nuevos futuros. Presentamos una reflexión que enfatiza el luego libre en y con la naturaleza como la principal actividad de niños y niñas para investigar y aprender sobre el mundo a partir de una visión pedagógica de la ciencia que acompaña su desarrollo. A partir de una revisión bibliográfica, articulamos diversas referencias de pensadores sobre los pueblos originarios, clásicos y modernos, como Fröbel, Freire, Gray, Hueso, Mistral, Louv, Maturana, Pearce, Krenak. Trazamos un panorama desde el nacimiento a través de una perspectiva sobre la relación entre la niñez y el contacto con la naturaleza como experiencia fundamental de las niñeces. Es con una mirada hacia una sociedad democrática y justicia climática que terminamos nuestras consideraciones.

PALABRAS CLAVE: Educación. Naturaleza. Juego Libre. Ciencia. Desarrollo infantil.

 


PIRES, Ana; DRAGUNSKIE, Matías. Brincar livre com a natureza na infância: o começo de uma educação científica para a liberdade. ClimaCom – Ciência. Vida. Educação. [online], Campinas, ano 10, n. 24., maio. 2023. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/brincar-livre/