Entre o rizoma e a arte: germinando novas relações epistêmicas e ecológicas além do antropocentrismo | Érik Felipe Roldam Mateus e e Everaldo Skrock


Érik Felipe Roldam Mateus[1]

Everaldo Skrock[2]

 

 “As plantas, de fato, representam o ponto de vista – ou melhor, o ponto de vida – privilegiado para compreender e descrever o mundo enquanto tal, e de modo mais geral, para apreender a relação entre vida e mundo.”
(Emanuele Coccia, 2018, p. 4)

 

Introdução

As crises ambientais e ecológicas estão no cerne do debate científico contemporâneo. Ao reduzir o mundo natural ao útil à espécie sem medir suas consequências, a humanidade transformou as relações entre o planeta e os seres viventes presentes nele, gerando instabilidade e incertezas sobre a permanência do referido hominídeo no globo terrestre. Portanto, é evidente a importância de se compreender melhor a complexidade da vida e de seus elos, proporcionando novas formas da humanidade pensar e agir além da perspectiva baseada na utilidade antropocêntrica e, assim, contribuindo com os esforços já existentes dentro e fora da academia para a redução dos impactos antrópicos sobre o equilíbrio ecológico terrestre.

Para tal, o presente ensaio articula diversos autores em diferentes áreas do conhecimento. Destacam-se os escritos de Emanuele Coccia sobre a desconstrução das hierarquias estabelecidas entre a humanidade e a vida vegetal, junto a Gilles Deleuze e Félix Guattari por suas contribuições sobre a horizontalidade estética/perceptiva, de um modo geral, por meio do conceito “Rizoma” (Deleuze; Guattari, 1995). Também é notória a importância dos textos de Sandra Rey (2012) e Luiz Arthur Costa, Tania Mara Galli da Fonseca e Margarete Axt (2014) para este ensaio, sobretudo por suas colaborações no que tange à relevância e à validade da pesquisa poética e das possibilidades perceptivas geradas pela criação em arte, respectivamente.

 

 

Recebido em:  15/02/2025

Aceito em: 15/10/2025

 

[1] Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus Curitiba I). Email: erikfrmateus@gmail.com

[2] Professor associado da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus Curitiba I). Contribuiu como orientador
para a presente pesquisa. Email: everaldoembap@gmail.com

Entre o rizoma e a arte: germinando novas relações epistêmicas e ecológicas além do antropocentrismo

 

RESUMO: Desde o surgimento da agricultura, a vida vegetal foi percebida e manipulada de acordo com a sua utilidade à humanidade. Concomitantemente, o conhecimento sobre as relações ecológicas desenvolveu-se a partir de uma percepção notadamente enviesada: o antropocentrismo. Com o objetivo de estabelecer outras formas de se relacionar com o ser vivente além deste viés, o presente ensaio busca tecer novos meios de sentir, notar e interagir com a vida vegetal a partir da Cyperus rotundus (Tiririca), contribuindo para repensar as relações ecológicas entre a humanidade e os outros seres viventes. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de autores que tratam da filosofia da diferença e suas associações com os seres viventes, destacando-se as contribuições de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Emanuele Coccia; ademais, uma pesquisa em arte foi desenvolvida apoiando-se no referencial metodológico de Sandra Rey e Luiz Costa et al.; ainda, um relato de experiência foi escrito com o intuito de elucidar as escolhas e vieses da corrente pesquisa. As compreensões resultantes, apoiadas no conceito de Rizoma (Deleuze; Guattari, 1995) aliado à pesquisa em arte, permitiram notar a vida de maneira descentralizada ao antropocentrismo utilitário, contribuindo para complexificar o conhecimento sobre as relações ecológicas na contemporaneidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Antropocentrismo. Ecologia. Pesquisa em Arte. Rizoma. Vida vegetal.


Between the rhizome and art: germinating new epistemic and ecological relations beyond anthropocentrism

 

ABSTRACT: Since the emergence of agriculture, plant life has been perceived and manipulated according to its usefulness to humanity. Concomitantly, knowledge about ecological relationships has developed from a notably biased perception: anthropocentrism. With the aim of establishing other ways of relating to living beings beyond this bias, this essay seeks to weave new means of feeling, noticing, and interacting with plant life with Cyperus rotundus (Nutgrass) as a starting point, contributing to a rethinking of the ecological relationships between humanity and other living beings. To this end, a bibliographic survey was conducted based on authors who approach the philosophy of difference and its associations with living beings, highlighting the contributions of Gilles Deleuze, Félix Guattari, and Emanuele Coccia; furthermore, research in art was developed, supported by the methodological framework of Sandra Rey and Luiz Costa et al.; even more, an experience report was written with the intention of elucidating the choices and biases of the current research. The resulting understandings, supported by the concept of Rhizome (Deleuze; Guattari, 1995) combined with art based research, allowed to observe life in a way that was decentralized from utilitarian anthropocentrism, contributing to a more complex understanding of ecological relationships in contemporary.

KEYWORDS: Anthropocentrism. Art-based research. Ecology. Plant life. Rhizome.


MATEUS, Érik Felipe Roldam; SKROCK, Everaldo. Entre o rizoma e a arte: germinando novas relações epistêmicas e ecológicas além do antropocentrismo. ClimaCom – Exu: arte, epistemologia e método [Online], Campinas, ano 12, n. 29., dez. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre-o-rizoma-e-a-arte/