Os descompassos da questão ambiental ou o colapso como horizonte | Wellington Tibério
Introdução
Em seu discurso na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada no Egito, o Secretário Geral da ONU, Antônio Guterrez, fez o seguinte alerta: “Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”. E frisou “estamos em uma estrada no caminho para o inferno climático com o pé no acelerador” (Guterrez, 2022).
Essa fala pode soar alarmista, mas há inúmeras evidências ao redor do mundo que confirmam tal prognóstico. É de conhecimento geral a intensificação de fenômenos que aos poucos vão se configurando como tragédias: o aumento das chuvas torrenciais e a ocorrência de enchentes e deslizamentos, a falta de água e a consequente ampliação das situações de seca e dos processos de desertificação, a redução da camada de gelo nos polos e a alarmante elevação do nível dos oceanos, entre uma série de outras situações dramáticas com as quais teremos que lidar de maneira cada vez mais frequente em nossas vidas.
Podemos considerar, portanto, que o avanço dos problemas ambientais e seus efeitos nas condições de vida no planeta são cada vez mais evidentes, bem como as suas origens. É praticamente consensual que o atual sistema de produção e a intensa emissão de gases de efeito estufa é o desencadeador desse processo. Inúmeras pesquisas e análises a respeito da questão apontam para essa mesma procedência. Portanto, parece haver mais certezas do que dúvidas quando se trata de reconhecer o problema e identificar sua origem. No entanto, verificamos que isso não tem sido o bastante para que soluções efetivas sejam encaminhadas na velocidade necessária para revertermos o iminente caos climático antes que ele se torne irreversível.
(Leia o ensaio completo em PDF)
Recebido em: 15/10/2023
Aceito em: 15/11/2023
[1] Geógrafo, Doutorando em Geografia pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (FFLCH – PPGH), Mestre em Educação pela FEUSP Vínculo institucional. Email: welltiberio@usp.br
Os descompassos da questão ambiental ou o colapso como horizonte
RESUMO: Propõe-se problematizar as dificuldades mundiais em enfrentar os desafios ambientais que se apresentam de forma cada vez mais evidentes. Procurando deslocar-se de entendimentos que reduzem a questão a uma abordagem maniqueísta, desenvolve-se a ideia de que há descompassos entre o modo de vida defendido no plano individual e propagandeado pela lógica do consumo e os ideais de defesa da natureza amplamente apresentados e conhecidos. Vivemos em um modelo econômico baseado na exaustão da natureza e não há nenhuma evidência de que isso será revisto até que se imponha um real colapso ambiental. As tímidas tentativas de escapar a essa rota têm sido de ordem tecnológica, mas a questão fundamental talvez seja de ordem paradigmática.
PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente. Colapso ambiental. Consumo. Decrescimento econômico. Sustentabilidade.
The mismatches of the environmental issue or the collapse as a horizon
ABSTRACT: It proposes to problematize the global difficulties in facing the environmental challenges that present themselves in an increasingly evident way. Seeking to move away from understandings that reduce the issue to a manichean approach, it develops the idea that there are mismatches between the way of life defended at the individual level and propagandized by the logic of consumption and the ideals of defense of nature widely presented and known. We live in an economic model based on the exhaustion of nature, and there is no evidence that this will be revised until a real environmental collapse is imposed. The timid attempts to escape this path have been technological, but the fundamental issue is perhaps paradigmatic.
KEYWORDS: Environment. Environmental colapse. Consumption. Economic degrowth. Sustainability
TIBÉRIO, Wellington. Os descompassos da questão ambiental ou o colapso como horizonte. ClimaCom – Desastres [online], Campinas, ano 10, nº. 25. nov. 2023. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/os-descompassos/