Segundas com as florestas – Mulheres e Ancestralidades

segundas com as florestas

A ClimaCom tem o prazer de anunciar o primeiro encontro da série “Segundas com as florestas” que será transmitido dia 24 de agosto às 19h no facebook e youtube da Revista ClimaCom.

Com o tema “Mulheres e ancestralidades” este primeiro encontro trará:

Marli Wunder, mãe, fotógrafa, artista visual que tem as árvores como parceiras de criação, coordenadora do grupo “Entrefios e Memórias” e cozinheira de festas populares do Centro Cultural Casarão.

Alessandra Ribeiro, historiadora, doutora em urbanismo, coordenadora da pós-graduação em matriz africana na Univida e mestre da comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Márcia Tait, professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, pesquisadora do Departamento de Política Científica e Tecnológica, ambos da Unicamp. Está junto com o coletivo Sementeia e o Laboratório de Tecnologias e Transformações Sociais (LABTTS/DPCT) e integra o coletivo e projeto Arvorecer.

Sheyla Smanioto, escritora, parteira de textos e processos criativos, bruxa, mestra em estudos literários, autora de Desesterro, pela Editora Record, um livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2015.

A proposta “Segundas com as florestas” nasce da organização do livro Floresta² <https://issuu.com/revistaclimacom/docs/floresta2_para_site>, feito por Susana Dias e Alessandra Penha.

Trata-se de atender ao chamado de proliferar florestas, de pensar com as florestas e com tudo o que elas possam nos trazer de vitalidade, alegria e potência para o pensamento e os gestos, para levar a sério o que pode ser um viver junto entre humanos e não-humanos.

O livro é um convite a adentrar uma pequena experiência de viver junto em 100 fragmentos de textos articulados a 100 fragmentos de imagens criadas pelos convidados e participantes da disciplina “Arte, ciência e tecnologia”, do mestrado em Divulgação Científica e Cultural, oferecido pelo Labjor-IEL-Unicamp. Fragmentos gerados nas relações entre as vidas que fulguram em uma floresta urbana, um quilombo urbano, um laboratório de pesquisas agrícolas, uma praça e uma sala de aula. Uma tentativa de dar existência à potência da comunicação quando pensada em parceria com as florestas.

Dessa busca, nasceu uma compreensão de que precisamos proteger as florestas já existentes e seguir percebendo-fazendo-floresta por outros meios e modos de existir. Por isso, como um desdobramento do livro, “Segundas com as florestas” propõe encontros entre pessoas que apresentam múltiplas experiências de vida com as florestas.

https://www.youtube.com/channel/UCwv2SiKlrQSE-RnpCWqQHyg

grupo multiTÃO (CNPq)

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC)
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri)
Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Centro de Ciências Agrárias
Universidade Federal de São Carlos (Ufscar, campus Araras)

Projeto INCT-Mudanças Climáticas Fase 2 financiado pelo CNPq projeto 465501/2014-1, FAPESP projeto 2014/50848-9 e a CAPES projeto 16/2014.

→ Acessar link externo