Religião Tradicional Yoruba/Isese/Orixás e as atribuições de Obàtálá, Èsù e Ògún, entre os 16 Irúnmolè na criação do nosso mundo | Maria da Glória Feitosa Freitas ou Yeye Obàluru Obátálá Ilé Ifè e Faseyi Awogbemi Dada ou ObàLuru Obàtálá Ilé Ifè

Os conceitos e práticas da Religião Tradicional Yoruba são abordados neste texto.

Por | Maria da Glória Feitosa Freitas ou Yeye Obàluru Obátálá Ilé Ifè[1] e Faseyi Awogbemi Dada/OBáLuru Obàtálá Ilé Ifè[2]

 

A Religião Tradicional Yorùbá/ ISESE compreende:
1) Conceitos Espirituais da Religião Tradicional Yorùbá;
2) Práticas Religiosas do Povo Yoruba, vindas de Terra Yorùbá e formada por tradição diversificada e não tem um único fundador.
Povo Yorùbá acredita em ayan mo que significa que o povo Yorùbá é destinado a ser um coletivo (um só e único povo) e deve agir de forma semelhante e sem julgar os demais. O povo Yorùbá considera Olódùmarè como agente principal da criação. Olódùmarè designou Obàtálá (Orixá da criação e da criatividade) para trazer possibilidade de vida à Terra onde só havia água, a partir da África, e do lugar em que hoje está a cidade de Ilé Ifè, no estado de Òsun, na Nigéria. Isso justifica o fato dos sacerdotes mais importantes de Ilé Ifé usarem a palavra AGBAYE (para o mundo) no fim de seus nomes.

(Leia a coluna completa em PDF).

 

[1] Pesquisadora Colaboradora no Labjor-Unicamp (2023 e 2024), Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Yeye do Templo de Obàtálá de Ilé Ifé, membro da casa do Atori de Obátála e Yemòó.
[2] Professor Especialista Visitante no IEL/Unicamp entre agosto e dezembro de 2024, lecionou a Disciplina Tópicos de Linguística V – HL094, Obà do templo de Obàtálá de Ilé Ifé, membro da casa do Atori de Obátála e Yemòó.