Reencantando a educação ao verdejar o aprender: uma experiência sentipensar e agir ecossistematicamente em um jardim sensorial | Mariana Bassetto Peres, Paulo Sérgio Calefi e Gabriela Salvador de Amo
Mariana Bassetto Peres[1]
Paulo Sérgio Calefi[2]
Gabriela Salvador de Amo[3]
“O pensamento ecossistêmico é um novo modo de pensar
que propõe uma ecologia libertadora de ideias,
de pensamentos e, sobretudo, libertadora do coração”
Maria Cândida Moraes, 2018, p. 42
Aprendizagem integrada e formação integral
Afinal, o que é educar? Segundo Maturana e Varela apud Moraes e Torre (2018), educar é um fenômeno biopsicossocial que compreende todas as dimensões do ser humano em total integração do sentir, pensar e atuar. E, de que forma, hoje em dia, a escola pode contribuir com a educação? Moraes (2021) afirma que:
Mais do que nunca, a escola precisa ser um laboratório para o desenvolvimento humano e o ensino da compreensão, para o exercício do pensamento divergente, criativo, cooperativo, solidário, multirreferencial e transdisciplinar. Um laboratório também para o aprendizado do amar e do aprender a cuidar, para a busca de coerência interna e externa do ser humano, bem como para o desenvolvimento de um pensamento ecologizado associado à vivência da democracia, da responsabilidade e da solidariedade no cotidiano a partir de uma educação libertadora do pensamento, do conhecimento e da sensibilidade humana (Moraes, 2021, p.30).
Pensando a escola como um espaço privilegiado de observação dos acontecimentos cotidianos e de construção de sociabilidade, podemos observá-la como um lugar de construção e desconstrução no processo formativo do ser humano (Tavares, 2022). Mas, considerando todo o universo educacional, vamos fazer um recorte e explorar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT):
centrada no debate e na concepção da escola unitária e politécnica; uma escola comprometida em formar jovens que articulem ciência, cultura e trabalho e lhes dê possibilidade de serem cidadãos autônomos; que possam escolher seguir seus estudos ou, se têm necessidade, ingressar na vida profissional (Frigotto, 2007, p. 1146).
(Leia o ensaio completo em PDF)
Recebido em: 15/09/2024
Aceito em: 15/11/2024
______________________________________________________
[1] Mestra, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Email: marianaperes@ifsp.edu.br
[2] Professor EBTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Email: calefi@ifsp.edu.br
[3] Professora EBTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Email: g.salvador@ifsp.edu.br
Reencantando a educação ao verdejar o aprender: uma experiência sentipensar e agir ecossistematicamente em um jardim sensorial
RESUMO: Sentipensar e agir a educação sob o paradigma ecossistêmico revela a complexidade da vida em suas infinitas redes de interações. Sentipensar e agir a Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado requer entender a formação integral como um processo de ensino e aprendizagem comprometido com o desenvolvimento do ser humano em suas multidimensionalidades, no sentido de formar o estudante na sua integralidade física, mental, cultural, política e científico-tecnológica. Nesse sentido, criamos e implementamos uma prática educativa para levar a educação para além das salas de aula, desemparedando e verdejando com a criação e cultivo de um jardim sensorial. E, concluímos com a pesquisa desenvolvida que as atividades oportunizadas propiciaram a aprendizagem integrada contribuindo para a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Catanduva do IFSP.
PALAVRAS-CHAVE: Educação profissional e tecnológica. Ensino médio integrado. Paradigma ecossistêmico. Sentipensar e agir. Desemparedamento.
Reenchanting education by greening learning: an experience of feeling and acting psychologically in a sensory garden
ABSTRACT: Feeling, thinking and acting on education, under the ecosystem paradigm, reveals the complexity of life in its infinite networks of interactions. Feeling, thinking and acting in Professional and Technological Education, with a focus on Integrated High School, requires understanding integral training as a teaching and learning process committed to the development of the human being in its multidimensionalities, in order to train the student in their physical and mental, as well as in its cultural, political and scientific-technological aspects. In this sense, we create and apply an educational practice to take education beyond the classroom, unlocking and greening it with the creation and cultivation of a sensory garden. We conclude, from the research carried out, that the activities provided integrated learning, contributing to the comprehensive training of Integrated High School students at the IFSP Campus Catanduva.
KEYWORDS: Professional and technological education. Integrated secondary education. Ecosystem Paradigm. Feel, think and act. Unpairing.
PERES, Mariana Bassetto, CALEFI, Paulo Sérgio. AMO, Gabriela Salvador de. Reencantando a educação ao verdejar o aprender: uma experiência sentipensar e agir ecossistematicamente em um jardim sensorial. ClimaCom – Desvios do “ambiental” [online], Campinas, ano 11, n. 27., dez. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/reencantando-a-educacao/