CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES: Dossiê “Manifesto das Águas”
Editores: Diego Cezar dos Santos Araújo (UFPE), Fernando Monteiro Camargo (Unicamp), Susana Oliveira Dias (Unicamp), Suzana Maria Gico Lima Montenegro (UFPE) e Tiago Amaral Sales (UFU).
Os artigos, ensaios, resenhas e produções artísticas e culturais devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até o dia 15 de janeiro de 2025 por meio eletrônico para climacom@unicamp.br. O dossiê será publicado a partir de maio de 2025.
Leia a proposta do dossiê e conheça as normas de publicação da ClimaCom.
Dossiê “Manifesto das águas”
| ano 11, n. 27, 2024 |
| EDITORIAL |
Imagem criada por Fernando Camargo e Laura Lino
Nas noites silenciosas ouvimos sua voz e falamos com nosso rio-música. Gostamos de agradecê-lo, porque ele
nos dá comida e essa água maravilhosa, amplia nossas visões de mundo e confere sentido à nossa existência. À
noite, suas águas correm velozes e rumorosas, o sussurro delas desce pelas pedras e forma corredeiras que fazem
música e, nessa hora, a pedra e a água nos implicam de maneira tão maravilhosa que nos permitem conjugar o
nós: nós-rio, nós-montanha, nós-terra. Nos sentimos tão profundamente imersos nesses seres que nos
permitimos sair de nossos corpos, dessa mesmice antropomórfica, e experimentar outras formas de existir
(Krenak, 2022, p. 13-14).
As águas foram e são fundamentais para a habitabilidade do planeta Terra, proporcionando as condições necessárias para a vida como a conhecemos. Elas alimentam, protegem e curam vidas humanas, não-humanas e mais-que-humanas em diversas naturezas-culturas. Entretanto, a importância das águas é frequentemente esquecida em nossa era marcada por catástrofes decorrentes de uma desconexão severa com a Terra e seus “recursos hídricos”. Ailton Krenak nos lembra que: “sempre estivemos perto da água, mas parece que aprendemos muito pouco com a fala dos rios” (2021, p. 13). Os desafios contemporâneos relacionados aos usos e conservação das águas, assim como a previsão e controle de eventos extremos de precipitação que resultam em enchentes, inundações e secas, são grandes preocupações para a gestão da água. Existem, entretanto, práticas e lugares que cultivam relações com os corpos d’água de forma não antropocêntrica e não utilitarista, enfrentando sistemas de exploração através de rituais e práticas de respeito. Experimentar modos de relação no diálogo com as águas colabora para pensarmos de modo efetivamente diferente e propor, em conjunto, formas de viver em um mundo danificado (Tsing, 2019). Este Dossiê propõe um diálogo profundo e multifacetado com as águas, seus companheiros e suas diversas grafias – rios, lagos, correntes, fluxos, fluidos, transbordamentos, desbordamentos, corpos, práticas, materiais e perspectivas. A proposta é receber materiais que estabelecem diálogos múltiplos com essas práticas e experiências com as águas, por meio, de pesquisas experimentais, teóricas e de modelagem, integrando diversas ferramentas e áreas de conhecimento, que descrevam e articulem iniciativas populares, artísticas e de pesquisas, com foco na gestão adaptativa e que nos ajudem a perceber os espaços que são produzidos nesses enredamentos com as águas. Como os mundos podem ser criados e alterados nos e com os diferentes corpos d’água? O que podemos aprender com os rios, lagoas, bacias hidrográficas, nuvens e mares? De que maneiras podemos com eles devir, entrar em ressonância, em velocidades, sermos afetados? Entendemos que é no fluxo do movimento e da instabilidade dos transbordamentos que vemos como as águas participam da composição de um mundo a partir dos encontros entre outros mundos transbordados. Diante do que foi exposto, a revista ClimaCom convida pesquisadores, artistas, ativistas e demais interessados para a submissão de artigos para o Dossiê “manifesto das Águas”. Convidamos submissões que abordem:
● Iniciativas populares, artísticas e de pesquisa que promovem a convivência com os corpos d’água.
● Pesquisas, experiências e criações que pensam nas relações e nos conflitos entre diferentes seres envolvidos com a gestão e uso das águas (moradores humanos e não humanos, artistas, pesquisadores, poder público, entre outros).
● Reflexões sobre como as práticas de enredamento com os corpos d’água moldam, possibilitam e transformam as vidas e as comunidades.
● Estudos e proposições que materializam resistências às práticas de exploração das águas através de rituais, movimentos de respeito e de vida coletiva.
● Discussão do Estado da Arte, síntese conceitual e metodológica, revisão e análise de conceitos de governança da água, gestão adaptativa e segurança hídrica.
● Estudos que apresentem metodologias integradas de avaliação dos impactos das mudanças da disponibilidade hídrica.
● Trabalhos que demonstrem e reflitam sobre o impacto das mudanças climáticas na gestão, no manejo e na relação com as águas.
● Materiais que relacionem águas, ciências, artes e tecnologias.
● Outros materiais que estabeleçam diferentes diálogos inter/transdisciplinares – em alianças com campos como as artes, as filosofias, as ciências, as educações e as comunicações – com as águas.
Diego Cezar dos Santos Araújo (UFPE), Fernando Monteiro Camargo (Unicamp), Susana Oliveira Dias (Unicamp), Suzana Maria Gico Lima Montenegro (UFPE) e Tiago Amaral Sales (UFU).
ClimaCom – NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO
SEÇÃO PESQUISA
até o dia 15 de janeiro de 2025até o dia 15 de janeiro de 2025SUBMISSÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS
A Revista ClimaCom recebe artigos, ensaios e resenhas originais para publicação nos Dossiês para os quais faz chamadas temáticas, e também recebe artigos, ensaios e resenhas originais em fluxo contínuo. Os autores deverão observar o tempo de 2 anos para nova publicação na ClimaCom.
As contribuições são avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.
Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.
Cabe à Comissão Editorial uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com as linhas editoriais e as normas da Revista, podendo recusá-los ou encaminhá-los, caso aprovados, para processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial.
É condição para a publicação dos materiais a adequação à linha editorial da revista, o cumprimento das normas e a revisão prévia.
Instruções aos colaboradores:
Apreciação pela Comissão Executiva Editorial
Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial Executiva, que solicitará pareceres aos Consultores ad hoc, que permanecerão anônimos. Os artigos serão encaminhados aos consultores sem identificação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.
Quando forem indicadas modificações substanciais, o autor será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado dentro do prazo estabelecido pela Comissão. Antes da publicação dos trabalhos, os pareceres serão enviados aos autores. Caso os autores não levem em consideração os apontamentos e sugestões de correção contidas nos pareceres, o texto não será publicado.
A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho caberá sempre à Comissão Editorial Executiva.
ARTIGOS
Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol e inglês com o mínimo de 5 páginas (para as áreas de exatas e biológicas) e 10 páginas (área de humanas) e o máximo de 30 páginas, excluindo as referências finais.
ENSAIOS
Serão aceitos ensaios inéditos em português, espanhol e inglês entre 2 e 15 páginas, excluindo as referências finais. Os ensaios caracterizam-se pela maior liberdade formal na exposição do tema de interesse do autor e de seus argumentos. Seu caráter é o de um exercício do pensamento, mas não desprovido de rigor.
RESENHAS
Serão aceitas resenhas de livros indicados pela Comissão Editorial Executiva em português e espanhol de até 8 páginas, incluindo as referências finais.
FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS
Os artigos, ensaios e resenhas deverão obedecer estritamente à formatação apresentada nos respectivos templates (margens, tamanho da folha, espaçamentos, tamanho de fonte, estilos etc.), que trazem também exemplos das normas para citação e referenciação. Os casos não exemplificados deverão ser consultados nos documentos da ABNT linkados abaixo.
(baixe o template em word aqui)
(baixe o template em word aqui)
(baixe o template em word aqui)
1) Serão aceitos arquivos somente nos formatos Microsoft Word 97-2003 ou versão superior.
2) A avaliação dos pareceristas ad hoc será anônima, por isso deverão ser enviados dois arquivos: um com autoria e outro sem os nomes dos autores e sem qualquer informação que identifique autoria. No lugar dessas informações deverá ser usada a palavra AUTOR.
3) As citações deverão seguir a NBR 10520 – 2002;
4) As referências deverão seguir a NBR 6023 – 2002;
5) Para o uso de Figuras ver tópico 5.9 da NBR 14724 – 2011;
6) Para os artigos, havendo o uso de Quadro e Tabela devem deve ser consultadas as Normas IBGE completo, ou Normas IBGE simplificado;
7) As únicas expressões latinas que poderão ser usadas no corpo do texto e nas notas ao final, quando necessário, é apud e a abreviatura et al.
SEÇÃO ARTE
SUBMISSÃO DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
Esta seção atua como um espaço expositivo da revista, no qual podem ser publicadas produções artísticas e culturais nas mais diversas modalidades (vídeo, áudio, fotografia, escrita, pintura, desenho, etc.) que possam multiplicar pensamentos em torno das mudanças climáticas na relação com o tema proposto por cada edição da revista. Também podem ser submetidos registros de produções (instalações, oficinas, exposições, intervenções, etc.), em formato digital para publicação.
A comissão julgadora das produções artísticas e culturais é composta pelo Conselho Editorial e avaliará as submissões com base nas seguintes normas:
1) A Revista ClimaCom é uma publicação eletrônica, por isso TODAS as produções submetidas devem ser convertidas em formato digital (áudio, vídeo ou imagem).
2) As produções devem vir acompanhadas de arquivo em doc do word contendo:
-
dados do(s) autor(es) (nome, instituição, e-mail, telefone);
-
título da produção;
-
resumo de no máximo 500 palavras;
-
no caso das produções audiovisuais, deve conter ainda o link em que o arquivo se encontra disponível para avaliação;
-
FICHA TÉCNICA da produção no arquivo com as seguintes informações, quando for pertinente ao trabalho: título da obra, autor, diretor, roteirista, editor, coordenador, técnica, fotógrafo/câmera, música original, financiamento, projeto, país de produção, ano de produção.
3) As produções audiovisuais serão analisadas através de endereço eletrônico gerado pelo youtube ou vimeo, e, no caso das produções aceitas para publicação, o arquivo deve ser encaminhado via CD/DVD para o endereço da revista.
4) As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de 72 dpi, e com 1024 pixels no maior lado da imagem, nos formatos JPEG, GIF ou PNG.
5) O(s) autor(es) poderão submeter até 1 série de imagens, é aconselhado que cada série seja composta de até 10 imagens (se necessário a equipe da revista poderá efetuar alterações na qualidade e tamanho das imagens, para melhor adequação aos parâmetros da revista, após consultar os autores).
6) Caso seja necessário, um representante da revista entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais, autorização das pessoas filmadas para exibição de sua voz e imagem, autorização paaté o dia 15 de janeiro de 2025ra uso de fonograma, músicas, obras audiovisuais, fotográficas ou de outros direitos autorais que sejam relacionados com o vídeo inscrito.
7) O produtor é responsável pela utilização de imagens ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.
8) As submissões serão realizadas através do e-mail: <climacom@unicamp.br>, até o dia 15 de janeiro de 2025. O(s) autor(es) deve(m) encaminhar no e-mail o arquivo PDF com os dados, título, link, resumo e ficha técnica da produção, junto às imagens que compõem a série.