[vc_row][vc_column][vc_column_text]ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte

 

* ATENÇÃO: AS CHAMADAS PARA ESTA EDIÇÃO FORAM ENCERRADAS. CONSULTE NOVAS CHAMADAS*

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES: Dossiê “Cartas e Cataclismas”

PRORROGADO O PRAZO DE ENVIO: ATÉ 30 DE JANEIRO DE 2017!

Editoras: Elenise Pires de Andrade e Érica Speglich

 

Entre a permanência e a ruptura, quase um parênteses. Cata, pega. Carta, leva. Leva e lava. Água e vulcão.
Ca(r)ta para quê? O que avisamos?
Cartas ao mar.
Caminhos, encontros, mares, matas, mapas, ruas que se querem movimento e ligação através de cartas que não catam e pegam, não levam e lavam, não vão e vêem em função de um dito aqui e respondido ali, mas que ficam meio que boiando, modos de vida mantidos à distância… acontecimentos, aquilo que nos move, em pensamento e em andanças pelas ruas, pelas cidades, pelas mudanças.

Mudanças climáticas? Temperaturas, umidades relativas do ar, ventos, chuvas que impactam determinada região ao longo do tempo. Atravessamentos? Mudanças cataclismáticas? Clima? Tempo? Descartes no espaço/tempo do hífen? Carta-clima?

Tempo bom, tempo ruim. Será possível essa categorização? E clima bom? Clima ruim? Por que? Para que(m)?

Entre o clima, em tese constante com curvas oscilantes em prazos aproximados de trinta anos, e a meteorologia, instantânea, desorganizada pela variação rápida dos fenômenos atmosféricos. Entre o que persiste durante um tempo e o que irrompe em ruptura. Entre parênteses? Cli(s)ma? Clima que cisma com o que? Com quem?

Junto aos parênteses, pelos vãos, entram e saem (im)possibilidades de comunicação e diálogo entre os mais diversos suportes midiáticos, artísticos e científicos que podem ser disparados, como cartas ao vento, garrafas ao mar… Propor sub-versões dos versos de Sá e Guarabira: “o sertão vai virar mar, dá no coração, o medo que algum dia o mar também vire sertão”. Ser tão seco? Ser tão úmido? Ser tão diverso?

Diversidade em versos, ideias, proposições, pesquisas, argumentações, levantamentos pelas mais diferentes sub-redes: Modelagem, Oceanos, Zonas Costeiras, Agricultura, Usos da Terra, Recursos Hídricos, Serviços Ambientais, Cidades, Economia, Biodiversidade e Ecossistemas, Saúde, Desastres Naturais, Desenvolvimento Regional, Energias Renováveis e Divulgação Científica.

Diversas cidades que, assim como os vãos dos parênteses, perfuram e rasuram essas comunicações e diálogos múltiplos, proporcionando outras propostas para os climas e os cataclismos, ktaklusmós,oû, da etimologia grega ‘inundação; desaparição’; do verbokataklúzσ ‘cobrir de água’.

Cobrir de outras águas, descobrir outros líquidos, escorrer por vertentes que não mais seriam vãs. Cataclismatizar e não somente climatizar os lugares, os espaços, os tempos, as vidas, as pesquisas, as escritas. Resistir, reexistir junto às tensões do imponderável.

Deixar-se atraVERSAR pelos parênteses que per-duram (ou não) nas cartas – potências poéticas expressas em restos, em dobras, em aglomerações, em adensamentos…
Versos (s)em sentidos. Cismas di(e) versos. Com-versas.

“Conversas suspensas como cartas lançadas em garrafas ao mar. Cada garrafa é um mundo que vaga em direção a outros mundos…, mundos desconhecidos. Impossível calcular o que irá acontecer quando eles se encontrarem. Impossível se preparar para o incalculável.” (ANDRADE; GODOY, p. 57, 2011)

ca(r)tacli(s)ma…

Os textos devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até 15 de dezembro de 2016 por meio eletrônico para climacom@unicamp.br, ou por correio, para o endereço a seguir:

 

Revista ClimaCom Cultura Científica

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Rua Seis de Agosto, 50 – Reitoria V, 3º piso

CEP:13.083-873 Campinas, SP, Brasil

 

FORMATOS DOS TEXTOS E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

O convite deste dossiê é para uma experimentação com a ideia-conceito de CARTA.

Um convite para brincar com ideia de ca(r)tacli(s)mas… Ensaios como cartas ou cartas como ensaios, cartas + imagens, cartas como imagens, imagens como cartas, cartas não escritas, barulhos, imagens, sons…

Cartas ao mar.

 

ClimaCom – NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

SEÇÃO PESQUISA

A Revista ClimaCom recebe para este dossiê textos que serão avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais. A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho caberá sempre a Comissão Editorial Executiva.

Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.

Cabe à Comissão Editorial uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com as linhas editoriais e as normas da Revista, podendo recusá-los ou encaminhá-los, caso aprovados, para processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial.

É condição para a publicação dos materiais a adequação à linha editorial da revista, o cumprimento das normas e a revisão prévia.

1) Serão aceitos textos inéditos em português, espanhol e inglês em arquivos somente nos formatos Microsoft Word 97-2003 ou versão superior, Oppen Ofice e RTF.
2) As citações deverão seguir a NBR 10520 – 2002;
3) As referências deverão seguir a NBR 6023 – 2002
4) Para o uso de Figuras ver tópico 5.9 da NBR 14724 – 2011
5) Para os artigos, havendo o uso de Quadro e Tabela devem deve ser consultadas as Normas IBGE completo, ou Normas IBGE simplificado.
6) As únicas expressões latinas que poderão ser usadas no corpo do texto e nas notas ao final, quando necessário, é apud e a abreviatura et al.

Observação: A avaliação dos pareceristas ad hoc será anônima. Por isso, solicitamos que os autores enviem, também, uma versão do trabalho sem identificação de autoria para apreciação dos pareceristas.

 

SEÇÃO ARTE

Esta seção atua como um espaço expositivo da revista, no qual podem ser publicadas produções artísticas nas mais diversas modalidades (vídeo, áudio, fotografia, escrita, pintura, desenho, etc.) que possam multiplicar pensamentos em torno das mudanças climáticas na relação com o tema proposto por cada edição da revista.  Também podem ser submetidos registros de produções (instalações, oficinas, exposições, intervenções, etc.), em formato digital para publicação.

A comissão julgadora das produções artísticas é composta pelo Conselho Editorial e avaliará as submissões com base nas seguintes normas:

1) A Revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte é uma publicação eletrônica, por isso TODAS as produções submetidas devem ser convertidas em formato digital (áudio, vídeo ou imagem).

2) As produções devem vir acompanhadas de arquivo PDF, contendo:

  • dados do(s) autor(es) (nome, instituição, e-mail, telefone);
  • título da produção;
  • resumo de no máximo 500 palavras;
  • no caso das produções audiovisuais, deve conter ainda o link em que o arquivo se encontra disponível para avaliação;
  • o FICHA TÉCNICA da produção no arquivo PDF, com as seguintes informações, quando for pertinente ao trabalho: título da obra, autor, diretor, roteirista, editor, coordenador, técnica, fotógrafo/câmera, música original, financiamento, projeto, país de produção, ano de produção.

3) As produções audiovisuais serão analisadas através de endereço eletrônico gerado pelo youtube ou vimeo, e, no caso das produções aceitas para publicação, o arquivo deve ser encaminhado via CD/DVD para o endereço da revista.

4) As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de 72 dpi, e com 1024 pixels no maior lado da imagem, nos formatos JPEG, GIF ou PNG.

5) O(s) autor(es) poderão submeter até 1 série de imagens, é aconselhado que cada série seja composta de até  10 imagens (se necessário a equipe da revista poderá efetuar alterações na qualidade e tamanho das imagens, para melhor adequação aos parâmetros da revista, após consultar os autores).

6) Caso seja necessário, um representante da revista entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais, autorização das pessoas filmadas para exibição de sua voz e imagem, autorização para uso de fonograma, músicas, obras audiovisuais, fotográficas ou de outros direitos autorais que sejam relacionados com o vídeo inscrito.

7) O produtor é responsável pela utilização de imagens ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.

8) As submissões serão realizadas através do e-mail: <climacom@unicamp.br>, até 20 de fevereiro de 2015. O(s) autor(es) deve(m) encaminhar no e-mail o arquivo PDF com os dados, título, link, resumo e ficha técnica da produção, junto às imagens que compõem a série.

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