Obàtálá: criador de criaturas e criadores – lançamento do livro

É com alegria que compartilhamos o vídeo de lançamento do livro Obàtálá: criador de criaturas e criadores, de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ ẹ̀, Olaolu Oladotun Okanlawon Dada Ooo Dada, Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ ẹ̀ e Susana Oliveira Dias. O lançamento aconteceu na Casa do Lago da Unicamp no dia 2 de abril de 2024.

 

A obra, rica em narrativas, desenhos e fotografias, nos permite uma relação respeitosa e sensível com a filosofia Yoruba ao contar como o orixá Obàtálá – conhecido como o rei dos orixás e o deus da criatividade para o povo Yoruba – criou o mundo e os seres humanos junto com Èșù, além de nos apresentar as relações entre Obàtálá e sua esposa Yemòó, e, ainda, o primeiro templo desse orixá na cidade de Ilé Ifẹ̀, na Nigéria. É ali que também temos a oportunidade de conhecer o processo de coroação de um rei no templo de Obàtálá.

Ao publicar este livro-objeto de arte, como parte da Coleção Jurema, a Diretoria de Cultura da Unicamp reafirma-se como espaço institucional de valorização de diferentes modos de pensamento e de conhecimento.

O livro pode ser acessado gratuitamente no Portal de Livros de acesso Aberto da Unicamp:

Obàtálá : criador de criaturas e criadores

Biografia dos Autores

Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Obàtálá Holytemple É um dos reis Isoro, foi coroado rei tradicional no Templo de Obàtálá em Ilé-Ifẹ̀, Nigéria, em 2018. Em 2023, foi promovido e recebeu um novo cargo, o de Oribato, que está relacionado à medicina e cura. É babalorixá e herbarista.

Olaolu Oladotun Okanlawon Dada, Obàtálá Holytemple Sacerdote do Templo de Obàtálá de Ilé-Ifẹ̀, chefiando a Religião e Culto a Obàtálá, ocupando o cargo de Obalesun.

Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Secretaria Municipal de Educação (São Paulo) Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Formadora docente no Núcleo para Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação, na Prefeitura Municipal de São Paulo. Conteudista (produção de Unidades de Aprendizagem e capítulos para Educação à Distância/EAD).

Susana Oliveira Dias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora (Pq A) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).