O grito: a nova fotografia das mudanças climáticas | Miguel Tomé Vilela


Miguel Tomé Vilela[1]

 

 “A força da natureza colocou meu pensamento no campo de luta” 

(Kopenawa, 2021)

 

Foi no contexto do lançamento Sexto Relatório de Avaliação (IPCC, 2021) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o AR6, que apareceu para o mundo o nó gerador deste texto e das associações que pretendemos arrolar: a foto de uma senhora sendo evacuada de sua casa em um condomínio da ilha de Evia, na Grécia, enquanto incêndios florestais queimavam ao fundo (Figura 1). 

Neste texto, a foto tomada pelo fotógrafo grego Konstantinos Tsakalidis em 8 agosto de 2021 e a maneira como ela circulou nos jornais e nas redes sociais ajudam a refletir sobre um antigo dilema de fotógrafos e editores engajados em comunicar as mudanças climáticas: como fotografá-las se elas ainda são algo por vir? Como comunicar, através da fotografia, a gravidade e a urgência dessa tragédia? Se imaginarmos um caminho desde as primeiras previsões sobre a catástrofe climática até o momento em que começamos a sentir na pele os efeitos do aquecimento global, em que ponto desse caminho estaria a foto desta senhora grega?

 

 

Recebido em:  15/02/2025

Aceito em: 15/10/2025

 

[1] Jornalista, editor de fotografia e mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Email: miguel.vilela@usp.br

O grito: a nova fotografia das mudanças climáticas

 

RESUMO: Este ensaio reflete sobre o fotojornalismo no contexto das mudanças climáticas a partir de uma fotografia produzida em agosto de 2021 na ilha de Evian, Grécia, durante incêndios florestais que provocaram a evacuação de residentes. Por uma coincidência de datas, a imagem acabou por ilustrar, em diferentes periódicos (Guardian, 2021), a notícia da divulgação do sexto relatório de avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, 2021). A foto teve notável repercussão – pelo menos 520 sites a republicaram – e foi comparada à pintura O Grito, de Edvard Munch, que, por sua vez, possivelmente foi produzida no contexto de um evento climático de grandes proporções (Olson, 2021). Além de explorar essas associações fortuitas e a fim de aprofundar a reflexão, reproduzimos o procedimento metodológico de uma tese (Bonfiglioli, 2008) para analisar como a presença de imagens sobre mudanças climáticas e outras palavras-chave nos resultados de busca do Google Images mudou ao longo dos últimos anos. 

PALAVRAS-CHAVE: Fotojornalismo. Mudanças climáticas. Fotografia. IPCC.


The Scream: the new photography of climate change

 

ABSTRACT: This essay reflects on photojournalism in the context of climate change through a photograph taken in August 2021 on the island of Evia, Greece, during wildfires that led to the evacuation of residents. Due to a coincidence of dates, the image ended up illustrating, in various publications (GUARDIAN, 2021), the news of the release of the sixth assessment report (AR6) by the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC, 2021). The photo garnered significant attention—being republished by at least 520 sites—and was compared to Edvard Munch’s painting The Scream, which, in turn, was possibly created in the context of a large-scale climatic event (Olson, 2021). In addition to exploring these fortuitous associations and to deepen the reflection, we reproduce the methodological procedure of a thesis (Bonfiglioli, 2008) to analyze how the presence of images related to climate change and other keywords in Google Images search results has changed over recent years.

 

KEYWORDS: Photojournalism. Climate change. Photography. IPCC.


VILELA, Miguel Tomé. O grito: a nova fotografia das mudanças climáticas. ClimaCom – Exu: arte, epistemologia e método [Online], Campinas, ano 12, n. 29., dez. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o-grito-a-nova-fotografia/