Conversa com a liderança indígena Maria Alice Paulino do povo Karapãna mediada por Kellen Natalice Vilharva, indígena Guarani-Kaiowá. Esta foi uma atividade da residência artística “Perceber-fazer floresta I”, que propõe a vivência das florestas, das matas, dos matos. Partimos da percepção de que é preciso proliferar florestas por todas as partes. Como diz o filósofo indígena Ailton Krenak é preciso começar a produzir floresta como “subjetividade”, como “uma poética de vida”. Diz ele: “cultivem essa lógica dentro de vocês, diminuindo a velocidade, essa tensão que a vida implica, e criem uma essência afetiva, colaborativa, que é a natureza da floresta”. Para isso, precisamos aprender a dar atenção às plantas, aos fungos, aos animais, às forças, aos seres que sabem perceber-fazer floresta, saber criar modos de viver junto afirmativamente. Nesta proposta buscaremos entrar em conexão com práticas de líderes indígenas, escultores, performers, fotógrafos, desenhistas, biólogas, meteorologistas, engenheiros e mães de santo que têm feito floresta em suas práticas. O foco da residência serão as práticas realizadas por essas pessoas para ganhar intimidade com as florestas, as matas, os matos e que colaboram para tornam a Terra habitável. Entre cozinhar, caminhar, cantar e contar, mergulharemos juntos em processos de atenção aos materiais, aos procedimentos e aos acontecimentos que se instauram nas passagens entre um material e outro, entre um gesto e outro.
Residência artística que aconteceu entre Campinas e Manaus, com atividades online e presenciais e com a participação dos artistas e pesquisadores Maria Alice Paulino, Kellen Vilharva, Ana Claudia Martins (Claudia Baré), Sylvia Furegatti, Marina Guzzo, Lilian Maus, Paulo Telles e Susana Dias.
Projetos
A residência ClimaCom “Perceber-fazer floresta I” é uma ação dos projetos: “Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno” (Fapesp 2022/05981-9) e do Tema Transversal de Comunicação do INCT Mudanças Climáticas Fase 2 ( CNPq 465501/2014-1, FAPESP 2014/50848-9 e CAPES 16/2014), coordenados por Susana Dias, curadora da exposição.
Financiamento
Fapesp, Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp e Faepex-Unicamp