Limiar: um filme-diálogo | Coraci Ruiz
Título | Limiar: um filme-diálogo
Sinopse
“Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
Ficha Técnica
Direção e Fotografia: Coraci Ruiz
Roteiro: Coraci Ruiz e Luiza Fagá
Montagem: Luiza Fagá
Texto da narração: Coraci Ruiz, Luiza Fagá e Julio Matos
Produção Executiva: Julio Matos
Elenco/Entrevistados principais: Noah Silveira Ruiz, Lena Bartman Marko, Coraci Ruiz
Trilha Sonora Original: Natália Mallo
Desenho de som e mixagem: Guile Martins
Consultoria de Roteiro: Cristina Amaral (DOCSP 2019)
Coordenação de pesquisa: Gilberto Alexandre Sobrinho
Produção de Distribuição de Impacto: Rodrigo Díaz Díaz
Coordenação de Pós-produção: Lucas Lazarini
Colorista: Tobias Rezende
Produção de finalização: Marcelo Fėlix
Assistente de edição: Augusta Gui
Assistente de produção executiva: Marcinho Zolá
Distribuição de impacto: Taturana Mobilização Social
Ilustração: Noah Silveira Ruiz
Limiar: um filme-diálogo
“Limiar” é um documentário autobiográfico que comecei a fazer em 2016, quando Noah, meu filho mais velho, aos 15 anos, me disse que estava com dúvidas sobre a sua identidade de gênero. Na época eu observava de longe, com admiração e curiosidade, os corpos trans que começavam a ganhar visibilidade, mas sabia muito pouco sobre suas questões. Talvez por isso mesmo, num primeiro momento me senti um tanto perdida, e como documentarista minha reação foi começar a filmar – parecia uma boa forma de me aproximar dele e entender o que estava acontecendo.
A proposta deu certo, a presença da câmera criou um território de diálogo interessante entre mãe e filho. Assim, o filme é estruturado a partir de cinco entrevistas (ou conversas filmadas) realizadas com Noah entre 2016 e 2019. Minha voz, em diálogo com ele por detrás da câmera, é um elemento fundamental da narrativa, pois ao mesmo tempo em que me propunha entrevistá-lo para acompanhar as diferentes fases de sua transição, eu sabia que estava registrando também o meu próprio processo de transformação. Além disso, há uma entrevista com a minha mãe e com o meu filho mais novo; materiais de arquivo familiares e de momentos importantes da história política do Brasil; e uma narração com a minha voz em off, em primeira pessoa, que organiza a narrativa e compartilha dúvidas, angústias e questionamentos.
No mesmo ano eu comecei a minha pesquisa de doutorado em Multimeios na Unicamp sobre documentário autobiográfico de mulheres, com orientação do professor Gilberto Alexandre Sobrinho (a tese foi defendida em setembro de 2020). Desse modo, nesse período houve um rico e intenso entrelaçamento entre o meu trabalho como documentarista, minha atividade como pesquisadora e minha experiência como mãe.
O filme estreou em 2020, alguns meses após a minha defesa, no festival Mix Brasil. Desde então vem participando de diversos festivais, recebeu algumas premiações e a partir de abril inicia sua carreira internacional no festival canadense Hot Docs. No segundo semestre de 2021 realizaremos uma campanha de distribuição de impacto social do filme, que o disponibilizará em diversas plataformas.
RUIZ, Coraci. Limiar: um filme-diálogo; ClimaCom – Coexistências e cocriações [online], Campinas, ano 8, n. 20. abril 2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/limiar-um-filme-dialogo/
SEÇÃO ARTE |COEXISTÊNCIAS E COCRIAÇÕES | Ano 8, n. 20, 2021
ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES