Juliana Fausto – em conversa com o grupo multiTÃO
Título | Juliana Fausto – em conversa com o grupo multiTÃO
A filósofa Juliana Fausto conversa sobre o seu livro, A cosmopolítica dos animais, lançado pela editora n-1 em 2020, com pesquisadores e artistas do grupo multiTÃO, do Labjor-Unicamp. O livro resulta de sua pesquisa de doutorado, realizada na PUC do Rio de Janeiro sob orientação de Deborah Danowski, e envolve uma tarefa cuidadosa de dar materialidade à cosmopolítica dos animais mais que humanos. Nesta conversa, ela fala do seu amor pelos animais, distingue o pensar-escrever sobre e o pensar-escrever com os animais, questiona a naturalização da morte dos animais em situações onde não há uma partilha igualitária de justiça, como na indústria da carne e em experimentos científicos, e aborda muitos outros temas.
| Ficha Técnica |
Entrevistada – Juliana Fausto – Autora de A Cosmopolítica dos animais (n-1 edições, 2020). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná, com bolsa PNPD/CAPES entre 2017 e 2022, onde ministrou disciplinas nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia.. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia e a Questão Ambiental, com ênfase na relação dos animais outros que humanos com a política, e na área de estudos feministas, com ênfase em epistemologias feministas e nos conceitos de mulheres, natureza e monstruosidade. Tem interesse em temas relacionados a Antropoceno, animais, gênero, cosmopolíticas, cinema e literatura. Traduziu o livro Quando as espécies se encontram, da filósofa Donna Haraway, publicado em 2022 pela editora Ubu. Traduziu também Sem tempo a perder, da escritora Ursula K. Le Guin (Goya, 2023). Foi bolsista Nota Dez da FAPERJ (2015-2016). Menção honrosa no prêmio ANPOF de melhor tese 2018. Prêmio de Melhor Tese em Filosofia do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio 2019. Pesquisadora do SPECIES – Núcleo de Antropologia Especulativa/UFPR.
Organização – Grupo multiTÃO | Susana Dias (Coord.), Tiago Amaral Sales, Mariana Vilela Leitão, Emanuely Miranda, Tatiana Massaro, Larissa Bellini, Fernanda Rigue.
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Camp[inas (Unicamp)
Esta é uma ação do projeto “Perceber-fazer floresta – alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno” (Fapesp 2022/05981-9).
grupo MULTIÃO. Juliana Fausto – em conversa com o grupo multiTÃO. ClimaCom – Territórios e povos indígenas. [online], Campinas, ano 11, nº. 26. jun. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/juliana-fausto/
SEÇÃO ARTE | TERRITÓRIOS E POVOS INDÍGENAS | ANO 11, N. 26, 2024
ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES