“Ele ganhou um galo, mas não quis comer sozinho”: Exu como autoria, teoria e método* | Luiz Rufino

* Este texto resulta da transcrição da fala de Luiz Rufino na aula magna “Exu: arte, epistemologia e método, a lembrança de si mesmo”, organizada por Déa Trancoso e disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8m-pgKLO8aM. A transcrição foi feita por Thayany Mendes Amazonense, bolsista BAS-Unicamp da ClimaCom, sob supervisão de Susana Dias.

Luiz Rufino[1]

 

Queria falar da minha alegria de estar aqui e agradecer à Leda [Maria Martins] pela generosidade. Queria destacar o quão bom foi ouvir Benjamim [Abras], encontrar novamente o Rafael [Araldi], e falar de como essas alegrias se cruzam ao meu nervosismo, por estar aqui com a professora Leda Maria Martins. Eu queria tornar isso público porque, de fato, eu estou nervoso diante da grandeza de Dona Leda e como ela vibra beleza para esse planeta. Queria compartilhar algo aqui muito inspirado pelo que Benjamin trouxe e falar para vocês, e falar para Dona Leda, que um dos textos mais bonitos que eu li esse ano foi quando eu estava com minha companheira e nossos dois filhos no ensaio técnico das escolas de samba do Rio, na arquibancada da Marquês de Sapucaí. Fomos levar as crianças para verem o ensaio, lá de cima, avistei Dona Leda, desfilando, ensaiando na matriarca do samba Mangueira. Eu fiquei num estado de transe, de profunda alegria, gritando: “É Dona Leda! Dona Leda!”. As pessoas em volta não entenderam muito bem o que aconteceu, mas eu precisava falar que foi um momento mágico. 

Eu acho que é importante isso que Benjamim traz: é necessário acionar o corpo, como esse primeiro lugar de reivindicação de invenção do mundo. E aí, dito isso, eu queria pedir licença, com muito respeito, com muita delicadeza, pisando muito manso mesmo, para falar algumas coisas aqui sobre o tema que foi proposto nessa mesa: “Exu: arte, epistemologia, método e a lembrança de si mesmo”. 

 

(Leia o texto completo em PDF).

 

[1] Pensador, pesquisador e escritor. É professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC-UERJ). E-mail: luizrfn@gmail.com