Entre palavr[alia]ções e estandartes | Francieli Garlet, Vivien Cardonetti e Marilda de Oliveira

Título | Entre palavr[alia]ções e estandartes, conjugações de um janelar em tempos pandêmicos

Essa experimentação visual/escrita compõe a ocupação poética Palavr[alia]ções desenvolvida junto ao 1º Encontro de Estudos Povoar: arte, educação, filosofia e outros afetos. Tal proposta de ocupação se instaurou junto ao que temos experimentado em nossas pesquisas em meio à arte, à filosofia e à educação, bem como entre leituras e escritas com imagens. Disparados pelo encontro com intercessores/as como VARDÁ (2000), SKLIAR (2012), ROLNIK (2018), LAPOUJADE (2017) e MOSÉ (2017), a proposição mencionada consistiu em quatro gestos: Gesto_1. Respigar/recolher/colecionar palavras durante o evento e a cada dia “perder tempo”, ou “dar-se em tempo” a elas até que se tornassem disponíveis à poesia, ao pensamento, à arte; Gesto_2. Experimentar superfícies e possíveis materialidades com a palavra; Gesto_3. Produzir alguma ação junto dessa relação com a palavra; Gesto_4. Fotografar essas experiment[ações] tecendo pequenas escritas com elas. A cada dia do referido evento, ocorrido entre 26 e 30 de outubro de 2020, fomos experimentando esses gestos e ocupando o Instagram do Grupo de Estudos Povoar: @estudospovoar. O que apresentamos aqui partiu, especificamente, de uma palavra coletada junto à oficina Entre_janelas: estandartes para conexões possíveis em territórios pandêmicos, proposta por Tamiris Vaz e Tiago Amaral Sales durante o evento. O convite da oficina era de pensar/produzir um estandarte a ser movimentado na janela (física ou virtual), entendendo o estandarte “como um elemento de movimentação de nossos corpos por janelas em tempos pandêmicos” (SALES; VAZ, 2022, p. 15). Nosso microestandarte consistiu em transformar a janela em verbo, num janelar que ganhou corpo de palavra-semente. Ao trazer essa experimentação para compor o dossiê Ciência. Vida. Educação, intentamos produzir ainda algumas provocações: O que podemos produzir cientificamente com palavras e imagens em educação, sem que percam a vida/vitalidade que as arrasta sempre em outras composições? O que é possível criar/pensar/forjar junto de um “perder tempo com” ou “dar-se em tempo para” as palavras e imagens na ciência/pesquisa em educação? O que podemos forjar quando se despe a imagem da função corriqueira de ilustração na pesquisa científica e passa-se a operar com ela possibilidades sempre abertas a criação? Num gesto de desviar as palavras de suas funções e planos de referência já dados, fazendo-as percorrer planos de imanência e composição (DELEUZE; GUATTARI, 1992), intentamos abrir possibilidades não apenas para modulações de sua existência enquanto palavra, mas também para modulações nos modos de pensar ciência, vida e educação “entre” imagens e escritas.

Bibliografia

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

LAPOUJADE, David. Existências mínimas. Tradução de H. S. Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MOSÉ, Viviane. Receita para lavar palavra suja, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oBZnKgPeRJ8 Acesso em: 22 mai 2023.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição – Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

SALES, Tiago Amaral; VAZ, Tamiris. Entre_janelas: estandartes para conexões, educações e criações possíveis em tempos pandêmicos. Revista Digital do LAV, Santa Maria, vol.15, ed. 18, pp. 1-21, jan./dez, 2022. Disponível em: Acesso em 22 mai 2023.

Filmografia

Os catadores e eu. Direção de Agnès Varda. Paris: Ciné-Tamaris, 2000. (78 min).


| FICHA TÉCNICA |

PROPOSIÇÃO E TEXTO | Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

ANO DE PRODUÇÃO | 2023

E-MAILS | garletfran@gmail.com | vicardonetti@gmail.com | marilda.oliveira@ufsm.br

TELEFONES | (55) 99976-8165 | (55) 99969-1734 | (55) 9 9727-0895

VER TRABALHO ARTÍSTICO COMPLETO EM PDF

GARLET, Francieli Regina; CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Entre palavr[alia]ções e estandartes, conjugações de um janelar em tempos pandêmicos. ClimaCom – Ciência. Vida. Educação [online], Campinas, ano 10, n. 24, mai. 2023. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre-palavraliacoes/


 

SEÇÃO ARTE | CIÊNCIA. VIDA. EDUCAÇÃO | Ano 10, n. 24, 2023

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES