Dossiê Desvios do “ambiental”

| ano 11, n. 27, 2024 |

Numa música, o que é que mantém junto tudo isto que componho, toco ou ouço? Sem dúvida existe um ponto do qual vale nos afastarmos por algum momento, aquele em que compor é tecer uma sequência teoricamente explicada de efeitos ou gestos ou símbolos ou truques, e buscar um outro modo de ver as coisas…  

(Sílvio Ferraz, 2018, p. 23) 

A Educação Ambiental, embora configure um campo disciplinar em seu modo de funcionamento, aparece nos documentos oficiais da Educação Básica brasileira como tema transversal. Ainda assim, vê-se que muito de sua operação limita-se a algumas áreas consideradas de caráter “ambiental”, e mesmo nelas adquire a forma da informação – é necessário saber sobre a “natureza”, o “ambiente” e suas complexas relações internas para deixar de agredi-los. Entretanto, muitos pensadores ao longo dos séculos XX e XXI criticaram e ainda criticam a ideia desse “saber sobre”, advogando que o saber, por si só, já não garante qualquer transformação. A crise da experiência, já anunciada por Walter Benjamin (2012) nas primeiras décadas dos anos 1900, segue sendo colocada em discussão por autores de distintos campos do saber, das ciências à filosofia e às artes e delas à própria educação, e em todos eles se relaciona de algum modo a uma outra crise, a da informação – a ideia de que basta estar informado sobre as causas e consequências de uma ação ou acontecimento para transformá-los ou evitá-los. Grande parte da comunicação, de acordo com Maurício Lazzarato (2006), normatiza a existência de maneira intencional ao disseminar a informação como um dispositivo moderno que limita a criação de possíveis a uma simples transmissão, agindo no sentido de reduzir o imprevisível e o desconhecido ao já sabido e esperado e inaugurando um novo terreno de luta entre as lógicas e práticas da informação e as da expressão. 

Afastando-se das lógicas informacionais e caminhando em direção às lógicas expressivas, pensadores contemporâneos como Bruno Latour, Lynn Margullis, Ana Primavesi, Ana Tsing, Emanuelle Coccia, Donna Haraway, Estefano Mancuso, Ailton Krenak e tantos outros, todos transitando entre por entre campos distintos do conhecimento, vêm ganhando destaque ao afirmar que é necessário, para além do “sobre”, pensar com, escrever com, fazer com, sentir com, viver com, saber com. O que se coloca como urgência em todos eles é a necessidade de uma mudança no modo de fazer e de pensar que seja capaz de afetar o modo de sentir e de se relacionar com as coisas, e que retire a primazia da informação como redenção dos problemas sociais, ambientais, psíquicos, emocionais, relacionais etc. Entretanto, se a informação, como nos mostram Ana Maria Preve e Guilherme Corrêa (2007), se mostra insuficiente para responder aos tempos em que vivemos por plasmar o pensamento à uma “ecologia de rebanho” moral e simplificadamente recostada na ordem do “sobre” do vivido, há de se pensar o que surge como contraponto. Nesse sentido, a insistência do presente parece exigir uma mudança profunda na sensibilidade, como sugere Franco Berardi (2020), a qual, necessariamente, toca o campo educacional. 

Editoras | Michele Fernandes Gonçalves e Ana Maria Hoepers Preve

Editoração | Susana Oliveira Dias, Larissa Bellini, Leo Arantes Lazzerini e Natan Rafael Neves da Silva

Capa | Grande | Elisângela Mira

Pequenas | Ananda Casanova

 

(Leia o editorial completo em PDF)


| Sumário | Dossiê ClimaCom “Desvios do ‘ambiental'” |

| Ano 11, n. 27, 2024 |

SEÇÃO PESQUISA

ARTIGOS

Narración y cuidado de mundos: tramas en torno a la fragilidad de la existencia  

Carlos Skliar e Pablo Cosentino

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/narracion-y-cuidado/

A pedagogia da bolsa de semente

Marília Pisani

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-pedagogia-da-bolsa-sementes/

Educação, ecologia, o bem e o mal

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/educacao-ecologia/

Guilherme Carlos Corrêa

Por que não infanciar a educação ambiental? Por corpos que dancem, sintam, descubram,brinquem, imaginem com o mundo 

Júlia Flecher de Andrade

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/por-que-nao-infanciar/

Pedagogia da teia: arte e educação como emaranhado afetivo

Daniela Cassinelli e Isabel Carneiro

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pedagogia-da-teia/

Uma escola ribeirinha em Manaus/AM e outra em São Lourenço do Sul/RS: reflexões sobre educação ambiental ancoradas na educação dos sentidos e nos estudos da performance

Francisco de Paulo D’Avila Júnior

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/um-corpo-poetico/

Cultivando outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis: a experiência do Programa de Extensão ConViva!  

Aline Campos, Edinelma Alves de Sousa Resplandes, Maria Victória Lima dos Santos e Pedro Lucas Nunes Lopes

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cultivando-outras/

Reencantando a educação ao verdejar o aprender: uma experiência sentipensar e agir ecossistematicamente em um jardim sensorial

Mariana Bassetto Peres, Paulo Sérgio Calefi e Gabriela Salvador de Amo

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/reencantando-a-educacao/

 

ENSAIOS

[deserto] imagem, meio e cartografia: notas sobre o movimento e a relação com o não conhecido

Ana Godoy

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/deserto-imagem/

A ursa: quando uma imagem morde

Camila Policastro

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-ursa/

Farinhar: memórias subterrâneas

Vatsi Meneghel Danilevicz, Romari Alejandra Martinez Montano e Christiana Cabicieri Profice 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/farinhar-memorias-subterraneas/

Cosmopolíticas da polinização: uma ecologia de práticas da Flor nas artes da presença
Vinicius Huggy 

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cosmopoliticas-da-polinizacao/

El nombre de la tierra
Daniela Elisa Alvarez

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/el-nombre/

Em viagem

Lígia Mara Santos e Maria Eliza Chierighini Pimentel

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/em-viagem 

Escrevivendo[1] e registros visuais e sonoros em torno da instalação Them, de Daniel Lie 

Marcos Reigota

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/escrevivendo1/

Imagens invertidas em águas turvas

Ananda Casanova

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/imagens-invertidas/

Diário de muitas alianças: entre crianças e plantas, entre docentes e discentes, entre palavras e imagens

Diogo Pereira de Souza, Fernanda Omelczuk, Wenceslao Machado de Oliveira Jr  

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/diario-de-muitas-aliancas/

Conversas com ecologias e educação infantil: um convite para emaranhar com bebês e crianças num mundo em ruínas  

Bárbara de Mello e Natasha Pitanguy de Abrantes

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/conversas-com-ecologias/

Educação ambiental libertadora e pluriversal: como educar-nos uns aos outros mediatizados pelo mundo de muitos mundos?  

Matheus Henrique da Mota Ferreira

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/educacao-ambiental-libertadora/

A biodiversidade como dupla-fratura: caminhos para o refúgio

Rebeca Verônica Ribeiro Viana, Anne Caroline de Freitas, Gabriel Barco Silva, Paulo Takeo Sano e Ronaldo Andrade dos Santos 

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-biodiversidade

A psicologia indisciplinada como uma po-ética na produção de bons encontros 

Vitor de Sena Moraes, Jennifer Elizabeth Vieira e André Luiz Strappazzon

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-psicologia-indisciplinada/

 

RESENHA

Desvios ambientais possíveis a partir de um texto literário: uma resenha do livro A mulher pássaro, de Carolina Becker

Ariana Sousa de Moraes Sarmento

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/resenha-a-mulher-passaro/

 

FLUXO CONTÍNUO

Amoa hi a Árvore dos cantos como meio para narrativar e aprender a falar com as plantas

Keyme Gomes Lourenço 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/amoa-hi/

 

SEÇÃO ARTES

ARTES

Plantas epimecóticas – Phalaenopsis peregrina 

Mateo Jaramillo Velásquez

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/plantas-epimecoticas/

Fabulações de uma ilha flutuante, ou como fazer—com a maré 

Bruno Novaes 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/fabulacoes-de-uma-ilha/

É demasiado isto, não o bastante aquilo

Gustavo Torrezan 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/e-demasiado/

Código y Primigenia

Mateo Jaramillo & Luz Alvarez 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/codigo-y-primigenia/

Elis Mira

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/elis-mira/

A carne de Gaia – um dispositivo vivo 

Béa Meira, Rayane Barbosa Kaingang, Larissa Ye’pa, Ana Claudia Martins (Claudia Baré)  

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a_carne_de_gaia_dispositivo_vivo/

Corpo-trilha 

Débora Steffen e Guilherme de Abreu Machado 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpo-trilha/

Verdear

Adrian Cangi

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/verdear/

Ninho-TerritórioAbuelas
Flaviana Benjamin

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/ninho-territorio-benjamin/

Impactos das queimadas para os animais silvestres no Bioma Cerrado

Kátia Gomes Facure Giaretta, Camila de Paula Teixeira, Bruna Davi Alves, Giovanna Tannous de Sousa, Michel Muiller Pereira, Vanessa Fonseca Gonçalves e Celine de Melo
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/impactos-das-queimadas/

Em/tre arte(s)aúdes: pensa(movi)mentos radicais, cosmicidades,

__voracidades e ter(r)apêuticas
Sebastian Wiedemann & Alexis Milonopoulos

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre_artes/

Cultivando las artes de prestar atención y de respons-abilidad
Sebastian Wiedemann e Natalia Perez
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cultivando-las-artes/

Alimentos Inadvertidos, una cartografía-banquete multiespecies
América Larraín, Natalia Pérez e Sebastian Wiedemann (Coord.)

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/alimentos-inadvertidos/

SPIN #2

Daniel Chaves de Carvalho

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/spin-2-carvalho/

Buscando arraigos en el paladar

Leonardo Andrés Campo Menco

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/buscando-arraigos-menco/

 

LABORATÓRIO-ATELIÊ

Convoco as bio-logias 

Weuller de Oliveira Santos
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/convoco-as-bio-logias/

O seu verde, em minha vida ecoa
Mike Nascimento dos Santos

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o_seu_verde_santos/

Celebrando o cerrado: perspectivas sobre um bioma em resistência 

Coletivo Goiabal Vivo

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/celebrando-o-cerrado/

Criar com pássaros e plantas

Emanuely Miranda, Larissa Bellini e Susana Dias

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/criar-com-passaros/

Devir com os vírus em mesas de trabalho

Tiago Amaral Sales e Susana Oliveira Dias

 

RESIDÊNCIAS CLIMACOM

Tierra (catálogo)

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/tierra-catalogo/

 

ARQUIVO FLORESTA

Morada floresta (lançamento)

Alessandra Ribeiro, Emanuely Miranda, Fernanda Pestana, Lilian Maus, Sigifredo Marin, Susana Dias e Tiago Sales (Org).

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/morada-floresta-lancamento/

Metamorfoses do Antropoceno

Susana Dias e Valéria Scornaienchi (curadoria)

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/metamorfoses-do-antropoceno/

Na floresta dos signos e das coisas – a escrita como prática da lentidão – parte 1 e 2

Eduardo Pellejero

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/na-floresta-dos-signos/

A descolonização da paisagem

Daniel Caballero

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/descolonizacao-da-paisagem/

Cosmopolíticas vegetais

Carolina Cantarino e Susana Dias (curadoria)

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cosmopoliticas-vegetais/

 

SEÇÃO LIVROS

Morada floresta

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/livros-principal/morada-floresta/

Ervas e ritos da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/livros-principal/ervas-e-ritos-jongo/

 

SEÇÃO JORNALISMO

ENTREVISTAS

Entrevista com Astrid Barfod: “O processo criativo requer ruminação da vida”

Wallace Fauth

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entrevista-com-astrid-barfod/

 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS

A exposição Cosmopolíticas Vegetais convidou para relações entre múltiplos saberes e plantas

Emanuely Miranda 

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-exposicao-cosmopoliticas/

Crise climática e seus riscos para a saúde

Emanuely Miranda 

http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/riscos-para-saude

Corpo-linha-selvagem: uma aposta política perante o Antropoceno

Emanuely Miranda

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpo-linha/

A Rede Latinoamericana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas participa de Residência Artística

Tatiana Massaro e Emanuely Miranda

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-rede-latinoamericana/

“Experimentando a relação entre a modelagem climática, os saberes indígenas e a ciência do amor” – entrevista com Paulo Nobre 

Emanuely Miranda

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/paulo-nobre2/

Caminhos para a descarbonização 

Emanuely Miranda

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/descarbonizacao/

 

COLUNA ASSINADA

IGBIN OBÀTÁLÀ

O jogo de Ifá e a antecipação de futuros 

Faseyi Dada (Oba Oribato)

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o-jogo-de-ifa/

 

ENTRE-MUNDOS

Quando as palavras se apagam, o que brilha?

Daniela Feriani

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/palavras-apagam/

Entre mundos ou existências-outras: experiências demenciais e neurodivergentes

Daniela Feriani

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre-mundos-ou-existencias-outras/

 

PEGADA HÍDRICA

Pegada hídrica

Diana Zatz

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pegada-hidrica/

Entrevista com Susana Dias

Diana Zatz

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entrevista-susana-dias-diana-zatz/

Entrevista com Lilian Maus

Diana Zatz

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/lilian-maus-diana-zatz/

Entrevista com Yvonilde Dantas Pinto Medeiros 

Diana Zatz

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/yvonilde-dantas-diana-zatz/

Entrevista com José Antonio Marengo

Diana Zatz

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/jose-marengo-diana-zatz/

 

PRÓXIMOS DOSSIÊS | CHAMADAS ABERTAS

Manifesto das águas

Diego Cezar dos Santos Araújo (UFPE), Fernando Monteiro Camargo (Unicamp), Susana Oliveira Dias (Unicamp), Suzana Maria Gico Lima Montenegro (UFPE) e Tiago Amaral Sales (UFU).

https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pagina-principal/manifesto-das-aguas/

 

FICHA TÉCNICA

Editoras | Michele Fernandes Gonçalves e Ana Maria Hoepers Preve

Editoração | Susana Oliveira Dias, Larissa Bellini, Leo Arantes Lazzerini e Natan Rafael Neves da Silva

Pareceristas | Adilson de Angelo, Adrián Cangi, Alda Romaguera, Alessandra dos Santos Penha, Alexandre Fernandes Vaz, Alice Copetti Dalmaso, Alik Wunder, Amanda Leite, Ana Paula Nunes Chaves, Antônio Almeida Silva, Ariana Sousa de Moraes Sarmento, Carlos Queiroz, Carolina Cantarino, Daniela Feriani, Danilo Stank Ribeiro, Davi de Codes, Eduardo Pellejero, Eduardo Silveira, Elisa Tonon, Ernandes de Oliveira Pereira, Fabíola Simões Rodrigues da Fonseca, Felipe Ferreira Joaquim, Fernanda Rigue, Fernando Silva e Silva, Franciele Garlet, Frederico Viana Machado, Gabriel Cid, Gabriel Torelly Fraga Correa da Cunha, Giceli Cervi, Giovana Scareli, Gisele Girardi, Gustavo Torrezan, Joana Cabral, Jonathan Braga, Juliana de Faveri, Juliana Roemers Moacyr, Karina Rousseng Dal Pont, Karen Rechia, Kátia Maria Kasper, Marina Guzzo, Marlon Miguel, Paula Henning, Pedro Castelo Branco Silveira, Raphaela Desiderio, Rosane Preciosa, Roselaine Ripa, Sara Melo, Sebastian Wiedemann, Shaula Sampaio, Sheila Hempkemeyer, Sigifredo Esquivel, Tatiana Plens Oliveira e Tiago Amaral Sales.

Capa | Grande | Elisângela Mira 

Pequenas | Ananda Casanova

Grupos de pesquisa | OPE – Observatório de Práticas Escolares (CNPq) | Atlas – Geografias, Imagens e Educação (CNPq) |  Programa de Extensão Bicho Geográfico (FAED/Udesc) | multiTÃO – prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq). 

Redes de Pesquisa | Rede Latino-americana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas | Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. 

Instituições |Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Projetos | Projeto Divulgação científica para a Educação Básica: desafios da pós-graduação em Educação”, Chamada Pública Fapesc 06/2023, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), Parcerias Estratégicas Nos Estados III – Edital Capes Nº 38/2022|Projeto de pesquisa Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9); Projeto Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno (Fapesp 2022/05981-9).