Dossiê Desvios do “ambiental”
| ano 11, n. 27, 2024 |
Numa música, o que é que mantém junto tudo isto que componho, toco ou ouço? Sem dúvida existe um ponto do qual vale nos afastarmos por algum momento, aquele em que compor é tecer uma sequência teoricamente explicada de efeitos ou gestos ou símbolos ou truques, e buscar um outro modo de ver as coisas…
(Sílvio Ferraz, 2018, p. 23)
A Educação Ambiental, embora configure um campo disciplinar em seu modo de funcionamento, aparece nos documentos oficiais da Educação Básica brasileira como tema transversal. Ainda assim, vê-se que muito de sua operação limita-se a algumas áreas consideradas de caráter “ambiental”, e mesmo nelas adquire a forma da informação – é necessário saber sobre a “natureza”, o “ambiente” e suas complexas relações internas para deixar de agredi-los. Entretanto, muitos pensadores ao longo dos séculos XX e XXI criticaram e ainda criticam a ideia desse “saber sobre”, advogando que o saber, por si só, já não garante qualquer transformação. A crise da experiência, já anunciada por Walter Benjamin (2012) nas primeiras décadas dos anos 1900, segue sendo colocada em discussão por autores de distintos campos do saber, das ciências à filosofia e às artes e delas à própria educação, e em todos eles se relaciona de algum modo a uma outra crise, a da informação – a ideia de que basta estar informado sobre as causas e consequências de uma ação ou acontecimento para transformá-los ou evitá-los. Grande parte da comunicação, de acordo com Maurício Lazzarato (2006), normatiza a existência de maneira intencional ao disseminar a informação como um dispositivo moderno que limita a criação de possíveis a uma simples transmissão, agindo no sentido de reduzir o imprevisível e o desconhecido ao já sabido e esperado e inaugurando um novo terreno de luta entre as lógicas e práticas da informação e as da expressão.
Afastando-se das lógicas informacionais e caminhando em direção às lógicas expressivas, pensadores contemporâneos como Bruno Latour, Lynn Margullis, Ana Primavesi, Ana Tsing, Emanuelle Coccia, Donna Haraway, Estefano Mancuso, Ailton Krenak e tantos outros, todos transitando entre por entre campos distintos do conhecimento, vêm ganhando destaque ao afirmar que é necessário, para além do “sobre”, pensar com, escrever com, fazer com, sentir com, viver com, saber com. O que se coloca como urgência em todos eles é a necessidade de uma mudança no modo de fazer e de pensar que seja capaz de afetar o modo de sentir e de se relacionar com as coisas, e que retire a primazia da informação como redenção dos problemas sociais, ambientais, psíquicos, emocionais, relacionais etc. Entretanto, se a informação, como nos mostram Ana Maria Preve e Guilherme Corrêa (2007), se mostra insuficiente para responder aos tempos em que vivemos por plasmar o pensamento à uma “ecologia de rebanho” moral e simplificadamente recostada na ordem do “sobre” do vivido, há de se pensar o que surge como contraponto. Nesse sentido, a insistência do presente parece exigir uma mudança profunda na sensibilidade, como sugere Franco Berardi (2020), a qual, necessariamente, toca o campo educacional.
Editoras | Michele Fernandes Gonçalves e Ana Maria Hoepers Preve
Editoração | Susana Oliveira Dias, Larissa Bellini, Leo Arantes Lazzerini e Natan Rafael Neves da Silva
Capa | Grande | Elisângela Mira
Pequenas | Ananda Casanova
(Leia o editorial completo em PDF)
| Sumário | Dossiê ClimaCom “Desvios do ‘ambiental'” |
| Ano 11, n. 27, 2024 |
SEÇÃO PESQUISA
ARTIGOS
Narración y cuidado de mundos: tramas en torno a la fragilidad de la existencia
Carlos Skliar e Pablo Cosentino
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/narracion-y-cuidado/
A pedagogia da bolsa de semente
Marília Pisani
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-pedagogia-da-bolsa-sementes/
Educação, ecologia, o bem e o mal
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/educacao-ecologia/
Guilherme Carlos Corrêa
Por que não infanciar a educação ambiental? Por corpos que dancem, sintam, descubram,brinquem, imaginem com o mundo
Júlia Flecher de Andrade
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/por-que-nao-infanciar/
Pedagogia da teia: arte e educação como emaranhado afetivo
Daniela Cassinelli e Isabel Carneiro
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pedagogia-da-teia/
Uma escola ribeirinha em Manaus/AM e outra em São Lourenço do Sul/RS: reflexões sobre educação ambiental ancoradas na educação dos sentidos e nos estudos da performance
Francisco de Paulo D’Avila Júnior
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/um-corpo-poetico/
Cultivando outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis: a experiência do Programa de Extensão ConViva!
Aline Campos, Edinelma Alves de Sousa Resplandes, Maria Victória Lima dos Santos e Pedro Lucas Nunes Lopes
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cultivando-outras/
Reencantando a educação ao verdejar o aprender: uma experiência sentipensar e agir ecossistematicamente em um jardim sensorial
Mariana Bassetto Peres, Paulo Sérgio Calefi e Gabriela Salvador de Amo
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/reencantando-a-educacao/
ENSAIOS
[deserto] imagem, meio e cartografia: notas sobre o movimento e a relação com o não conhecido
Ana Godoy
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/deserto-imagem/
A ursa: quando uma imagem morde
Camila Policastro
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-ursa/
Farinhar: memórias subterrâneas
Vatsi Meneghel Danilevicz, Romari Alejandra Martinez Montano e Christiana Cabicieri Profice
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/farinhar-memorias-subterraneas/
Cosmopolíticas da polinização: uma ecologia de práticas da Flor nas artes da presença
Vinicius Huggy
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cosmopoliticas-da-polinizacao/
El nombre de la tierra
Daniela Elisa Alvarez
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/el-nombre/
Em viagem
Lígia Mara Santos e Maria Eliza Chierighini Pimentel
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/em-viagem
Escrevivendo[1] e registros visuais e sonoros em torno da instalação Them, de Daniel Lie
Marcos Reigota
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/escrevivendo1/
Imagens invertidas em águas turvas
Ananda Casanova
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/imagens-invertidas/
Diário de muitas alianças: entre crianças e plantas, entre docentes e discentes, entre palavras e imagens
Diogo Pereira de Souza, Fernanda Omelczuk, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/diario-de-muitas-aliancas/
Conversas com ecologias e educação infantil: um convite para emaranhar com bebês e crianças num mundo em ruínas
Bárbara de Mello e Natasha Pitanguy de Abrantes
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/conversas-com-ecologias/
Educação ambiental libertadora e pluriversal: como educar-nos uns aos outros mediatizados pelo mundo de muitos mundos?
Matheus Henrique da Mota Ferreira
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/educacao-ambiental-libertadora/
A biodiversidade como dupla-fratura: caminhos para o refúgio
Rebeca Verônica Ribeiro Viana, Anne Caroline de Freitas, Gabriel Barco Silva, Paulo Takeo Sano e Ronaldo Andrade dos Santos
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-biodiversidade
A psicologia indisciplinada como uma po-ética na produção de bons encontros
Vitor de Sena Moraes, Jennifer Elizabeth Vieira e André Luiz Strappazzon
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-psicologia-indisciplinada/
RESENHA
Desvios ambientais possíveis a partir de um texto literário: uma resenha do livro A mulher pássaro, de Carolina Becker
Ariana Sousa de Moraes Sarmento
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/resenha-a-mulher-passaro/
FLUXO CONTÍNUO
Amoa hi a Árvore dos cantos como meio para narrativar e aprender a falar com as plantas
Keyme Gomes Lourenço
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/amoa-hi/
SEÇÃO ARTES
ARTES
Plantas epimecóticas – Phalaenopsis peregrina
Mateo Jaramillo Velásquez
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/plantas-epimecoticas/
Fabulações de uma ilha flutuante, ou como fazer—com a maré
Bruno Novaes
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/fabulacoes-de-uma-ilha/
É demasiado isto, não o bastante aquilo
Gustavo Torrezan
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/e-demasiado/
Código y Primigenia
Mateo Jaramillo & Luz Alvarez
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/codigo-y-primigenia/
Elis Mira
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/elis-mira/
A carne de Gaia – um dispositivo vivo
Béa Meira, Rayane Barbosa Kaingang, Larissa Ye’pa, Ana Claudia Martins (Claudia Baré)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a_carne_de_gaia_dispositivo_vivo/
Corpo-trilha
Débora Steffen e Guilherme de Abreu Machado
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpo-trilha/
Verdear
Adrian Cangi
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/verdear/
Ninho-Território–Abuelas
Flaviana Benjamin
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/ninho-territorio-benjamin/
Impactos das queimadas para os animais silvestres no Bioma Cerrado
Kátia Gomes Facure Giaretta, Camila de Paula Teixeira, Bruna Davi Alves, Giovanna Tannous de Sousa, Michel Muiller Pereira, Vanessa Fonseca Gonçalves e Celine de Melo
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/impactos-das-queimadas/
Em/tre arte(s)aúdes: pensa(movi)mentos radicais, cosmicidades,
__voracidades e ter(r)apêuticas
Sebastian Wiedemann & Alexis Milonopoulos
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre_artes/
Cultivando las artes de prestar atención y de respons-abilidad
Sebastian Wiedemann e Natalia Perez
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cultivando-las-artes/
Alimentos Inadvertidos, una cartografía-banquete multiespecies
América Larraín, Natalia Pérez e Sebastian Wiedemann (Coord.)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/alimentos-inadvertidos/
SPIN #2
Daniel Chaves de Carvalho
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/spin-2-carvalho/
Buscando arraigos en el paladar
Leonardo Andrés Campo Menco
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/buscando-arraigos-menco/
LABORATÓRIO-ATELIÊ
Convoco as bio-logias
Weuller de Oliveira Santos
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/convoco-as-bio-logias/
O seu verde, em minha vida ecoa
Mike Nascimento dos Santos
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o_seu_verde_santos/
Celebrando o cerrado: perspectivas sobre um bioma em resistência
Coletivo Goiabal Vivo
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/celebrando-o-cerrado/
Criar com pássaros e plantas
Emanuely Miranda, Larissa Bellini e Susana Dias
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/criar-com-passaros/
Devir com os vírus em mesas de trabalho
Tiago Amaral Sales e Susana Oliveira Dias
RESIDÊNCIAS CLIMACOM
Tierra (catálogo)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/tierra-catalogo/
ARQUIVO FLORESTA
Morada floresta (lançamento)
Alessandra Ribeiro, Emanuely Miranda, Fernanda Pestana, Lilian Maus, Sigifredo Marin, Susana Dias e Tiago Sales (Org).
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/morada-floresta-lancamento/
Metamorfoses do Antropoceno
Susana Dias e Valéria Scornaienchi (curadoria)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/metamorfoses-do-antropoceno/
Na floresta dos signos e das coisas – a escrita como prática da lentidão – parte 1 e 2
Eduardo Pellejero
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/na-floresta-dos-signos/
A descolonização da paisagem
Daniel Caballero
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/descolonizacao-da-paisagem/
Cosmopolíticas vegetais
Carolina Cantarino e Susana Dias (curadoria)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/cosmopoliticas-vegetais/
SEÇÃO LIVROS
Morada floresta
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/livros-principal/morada-floresta/
Ervas e ritos da Comunidade Jongo Dito Ribeiro
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/livros-principal/ervas-e-ritos-jongo/
SEÇÃO JORNALISMO
ENTREVISTAS
Entrevista com Astrid Barfod: “O processo criativo requer ruminação da vida”
Wallace Fauth
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entrevista-com-astrid-barfod/
REPORTAGENS E NOTÍCIAS
A exposição Cosmopolíticas Vegetais convidou para relações entre múltiplos saberes e plantas
Emanuely Miranda
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-exposicao-cosmopoliticas/
Crise climática e seus riscos para a saúde
Emanuely Miranda
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/riscos-para-saude
Corpo-linha-selvagem: uma aposta política perante o Antropoceno
Emanuely Miranda
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpo-linha/
A Rede Latinoamericana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas participa de Residência Artística
Tatiana Massaro e Emanuely Miranda
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-rede-latinoamericana/
“Experimentando a relação entre a modelagem climática, os saberes indígenas e a ciência do amor” – entrevista com Paulo Nobre
Emanuely Miranda
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/paulo-nobre2/
Caminhos para a descarbonização
Emanuely Miranda
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/descarbonizacao/
COLUNA ASSINADA
IGBIN OBÀTÁLÀ
O jogo de Ifá e a antecipação de futuros
Faseyi Dada (Oba Oribato)
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o-jogo-de-ifa/
ENTRE-MUNDOS
Quando as palavras se apagam, o que brilha?
Daniela Feriani
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/palavras-apagam/
Entre mundos ou existências-outras: experiências demenciais e neurodivergentes
Daniela Feriani
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entre-mundos-ou-existencias-outras/
PEGADA HÍDRICA
Pegada hídrica
Diana Zatz
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pegada-hidrica/
Entrevista com Susana Dias
Diana Zatz
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/entrevista-susana-dias-diana-zatz/
Entrevista com Lilian Maus
Diana Zatz
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/lilian-maus-diana-zatz/
Entrevista com Yvonilde Dantas Pinto Medeiros
Diana Zatz
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/yvonilde-dantas-diana-zatz/
Entrevista com José Antonio Marengo
Diana Zatz
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/jose-marengo-diana-zatz/
PRÓXIMOS DOSSIÊS | CHAMADAS ABERTAS
Manifesto das águas
Diego Cezar dos Santos Araújo (UFPE), Fernando Monteiro Camargo (Unicamp), Susana Oliveira Dias (Unicamp), Suzana Maria Gico Lima Montenegro (UFPE) e Tiago Amaral Sales (UFU).
https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pagina-principal/manifesto-das-aguas/
FICHA TÉCNICA
Editoras | Michele Fernandes Gonçalves e Ana Maria Hoepers Preve
Editoração | Susana Oliveira Dias, Larissa Bellini, Leo Arantes Lazzerini e Natan Rafael Neves da Silva
Pareceristas | Adilson de Angelo, Adrián Cangi, Alda Romaguera, Alessandra dos Santos Penha, Alexandre Fernandes Vaz, Alice Copetti Dalmaso, Alik Wunder, Amanda Leite, Ana Paula Nunes Chaves, Antônio Almeida Silva, Ariana Sousa de Moraes Sarmento, Carlos Queiroz, Carolina Cantarino, Daniela Feriani, Danilo Stank Ribeiro, Davi de Codes, Eduardo Pellejero, Eduardo Silveira, Elisa Tonon, Ernandes de Oliveira Pereira, Fabíola Simões Rodrigues da Fonseca, Felipe Ferreira Joaquim, Fernanda Rigue, Fernando Silva e Silva, Franciele Garlet, Frederico Viana Machado, Gabriel Cid, Gabriel Torelly Fraga Correa da Cunha, Giceli Cervi, Giovana Scareli, Gisele Girardi, Gustavo Torrezan, Joana Cabral, Jonathan Braga, Juliana de Faveri, Juliana Roemers Moacyr, Karina Rousseng Dal Pont, Karen Rechia, Kátia Maria Kasper, Marina Guzzo, Marlon Miguel, Paula Henning, Pedro Castelo Branco Silveira, Raphaela Desiderio, Rosane Preciosa, Roselaine Ripa, Sara Melo, Sebastian Wiedemann, Shaula Sampaio, Sheila Hempkemeyer, Sigifredo Esquivel, Tatiana Plens Oliveira e Tiago Amaral Sales.
Capa | Grande | Elisângela Mira
Pequenas | Ananda Casanova
Grupos de pesquisa | OPE – Observatório de Práticas Escolares (CNPq) | Atlas – Geografias, Imagens e Educação (CNPq) | Programa de Extensão Bicho Geográfico (FAED/Udesc) | multiTÃO – prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq).
Redes de Pesquisa | Rede Latino-americana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas | Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação.
Instituições |Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Projetos | Projeto Divulgação científica para a Educação Básica: desafios da pós-graduação em Educação”, Chamada Pública Fapesc 06/2023, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), Parcerias Estratégicas Nos Estados III – Edital Capes Nº 38/2022|Projeto de pesquisa Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9); Projeto Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno (Fapesp 2022/05981-9).