Economia ecológica e a Teoria Monetária Moderna (MMT) | Isabela Callegari

Isabela Callegari é mestra em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UNICAMP, tendo como tema de dissertação “Paradigma do crescimento, réquiem de uma ideia de progresso: origens, limites e alternativas”. Possui graduação em Economia pela Fundação Getulio Vargas – SP (2009). Atuou profissionalmente como pesquisadora em Economia e garantia de direitos fundamentais no escritório CSPM Advogados Associados, em Porto Alegre. Anteriormente, foi bolsista de mestrado pela Unicamp e pesquisadora em Sustentabilidade no Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), realizando projetos na Rio+20 e projetos em parceria com o Ministério da Fazenda e a Embaixada Britânica. Trabalhou como tradutora autônoma português-inglês, professora particular de inglês e de reforço em matérias dos cursos de Economia, Administração, Relações Internacionais e Contabilidade; como trainee na área de crédito e securitização na RB Capital; e como estagiária em análise de risco no Citibank. Na graduação, foi auxiliar de pesquisa na área de sociologia, com o projeto “Burocracia e Redes Interpessoais”, de coordenação da Prof. Ana Cristina Braga Martes (FGV), e no projeto “The Impacts of Income Transfer Programs on Income Distribution and Poverty in Brazil: an integrated microsimulation and computable general equilibrium analysis”, de coordenação de Samir Cury (FGV). Atuou em projetos sociais de construção de moradias emergenciais (TETO); em alfabetização de jovens e adultos (DA-FGV); e como representante discente na EESP-FGV e na pós-graduação do IE-Unicamp. Principais áreas de interesse acadêmico atualmente: paradigmas de desenvolvimento; desenvolvimento versus crescimento econômico; antropocentrismo; antropoceno; capitalismo, desigualdade e colapso ambiental; ecologia crítica; economia social; economia ecológica; e planejamento urbano. Site: www.isabelacallegari.com Twitter e Instagram: @callegarisabela. Pra quem se interessar, tem o site da sociedade brasileira de economia ecológica e essa página introdutória aqui: http://ecoeco.org.br/economia-ecologica/
Artigo da autora sobre MMT: https://ijf.org.br/a-hora-e-a-vez-da-… Site da MMT Brasil, onde escrevo mensalmente, e artigo inicial de introdução à aproximação da MMT com a Economia Ecológica: https://mmtbrasil.com/mmt-e-economia-… Há também um curso de graduação recém criado em Economia Ecológica na UFCE, que é o único do mundo em nível de graduação.

 

Conversações Filosóficas

Série de Entrevistas

Caio Souto

 

Neste conjunto de entrevistas, o canal Conversações Filosóficas entrevistou pesquisadoras e pesquisadores que problematizam a crise atual que vivenciamos atualmente em seus mais diversos sentidos, como por exemplo econômico, médico-sanitário, científico, ético-político, sociológico, filosófico e/ou existencial. São conversas sobre o negacionismo científico, sobre a importância de uma pedagogia científica, sobre o acesso à população das pesquisas que envolvem questões que concernem a todos nós e ao mundo atual em que vivemos. Também são conversas sobre as relações de força estabelecidas por grandes grupos que são contrários à produção científica, a relação entre a narrativa histórica, a narrativa literária e a narrativa de testemunho, sobre o contexto histórico do autoritarismo brasileiro, sobre os efeitos da ascensão do fundamentalismo neopentecostal e o declínio da igreja católica na compreensão do poder teológico-político no Brasil. Foram tematizadas em tais conversas, ainda, as possíveis alianças entre o pensamento científico contemporâneo ocidental e o pensamento indígena de autores como Krenak, Kopenawa, entre outros.