Duas águas | Anibal Augusto Turenko Beça e Lilian Maus


Anibal Augusto Turenko Beça[1]

Lilian Maus[2]

 

Os versos da poesia abaixo, (trecho), apontam o Norte do presente artigo: como um artista ao ser impactado, reage em sua obra à alteração radical na paisagem amazônica? Na minha cidade, Manaus – em suas paisagens real e afetiva – construídas por meio de alterações artificiais da geografia da cidade, onde há total ausência de políticas públicas que não acompanharam a explosão demográfica ao longo dos anos e a cidade dos maus tratos ao nosso lençol freático, que geram escassez da água. 

 

LAMENTO PELAS ÁGUAS DO MINDU, CASTELHANA, MESTRE CHICO, SÃO RAIMUNDO E EDUCANDOS E MAIS SÃO VICENTE (IGARAPÉS DE MANAUS)

Aníbal Beça (Manaus, 13/09/1946 – 25/08/2009)

 

                      Chorai águas salgadas
                      nesse leito barrento
                      para os meus olhos de hoje
                      lágrimas e lamento.

 

                      Chorai pela saudade
                      perdida ao pôr do sol
                      no limpo igarapé
                      resgate sem anzol.

 

                      Chorai pelos peixinhos
                      traíras e acarás
                      de murerus e aquários
                      das piabas nos puçás.

 

                      Chorai por nossos veios
                      ruas-igarapés
                      cantou o poeta Élson
                      veias de nossos pés.

                    

                       Termino o canto triste
                      clamando aos manauaras
                      o grito pela volta
                      da água limpa e clara

 

(Leia o artigo completo em PDF).

 

Recebido em:  15/02/2025

Aceito em: 15/10/2025

 

[1]  Artista visual, Educador, Doutorando do PPGAV-IA/UFRGS

[2] Artista visual e Professora do Departamento de Artes Visuais  do Instituto de Artes da UFRGS e do PPGAV-IA/UFRGS . Coordenadora do PEHPA (Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas do DAV – IA/UFRGS) Vice-Coordenadora da COMGRAD Artes Visuais , Membro COMEX e CONSUNI-IA/UFRGS

Duas águas

 

RESUMO: Há muitas semelhanças entre POA e MAO: questões de território, de água, de pertencimento. Paralelos podem ser traçados sobre o nosso relacionamento com o restante do Brasil, sobremaneira, com o Sudeste, bem como o ciclo das águas que impacta nossas cidades. Na emergência climática que vivenciamos, fenômenos extremos ocorrem com mais frequência e maior intensidade. Refletir sobre e derrubar ideias negacionistas é fundamental. O foco do artigo é alertar para a emergência climática, especialmente a questão da água, que é fonte de vida, com alguma aproximação acerca dessa percepção das realidades do Amazonas e do Rio Grande do Sul, a partir da minha produção artística autoral. Em linóleo ou digitalmente, pretendo realizar gravuras a partir dos conceitos operatórios de trabalhos produzidos durante o doutorado, quais sejam: Nachleben, Pathosformel, Bilderwanderung, inversão energética e outros com o uso de colagem, montagem, fragmentação e construção. Trago para a discussão sobre conceitos das obras dos autores Aby Warburg; Didi-Huberman; Carlo Ginzburg; Márcio Souza; Michael Löwy; Ednéia Dias, Andrea Ballestero e do artista Joaquín Torres García.

PALAVRAS-CHAVE:  Água.  Emergência climática. Artes Visuais. Território. Conceitos operatórios.


Two waters

 

ABSTRACT: There are many similarities between POA and MAO: issues of territory, water, and belonging. Parallels can be drawn regarding our relationship with the rest of Brazil, especially with the Southeast, as well as the water cycle that impacts our cities. In the climate emergency we are experiencing, extreme phenomena occur more frequently and with greater intensity. Reflecting on and overturning denialist ideas is essential. The focus of the article is to raise awareness of the climate emergency, especially the issue of water, which is a source of life, with some approximation to this perception of the realities of Amazonas and Rio Grande do Sul, based on my own artistic production. In linoleum or digitally, I intend to make engravings based on the operational concepts of works produced during my doctorate, namely: Nachleben, Pathosformel, Bilderwanderung, energy inversion, and others using collage, montage, fragmentation, and construction. I bring to the discussion concepts from the works of authors Aby Warburg; Didi-Huberman; Carlo Ginzburg; Márcio Souza; Michael Löwy; Ednéia Dias, Andrea Ballestero and artist Joaquín Torres García.

 

KEYWORDS: Water. Climate emergency. Visual Arts. Territory. Operative concepts.


TURENKO, Anibal Augusto; MAUS, Beça e Lilian. Duas águas. ClimaCom – Exu: arte, epistemologia e método [Online], Campinas, ano 12, n. 29., dez. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/duas-aguas/