Diário de muitas alianças: entre crianças e plantas, entre docentes e discentes, entre palavras e imagens | Diogo Pereira de Souza, Fernanda Omelczuk, Wenceslao Machado de Oliveira Jr


 

Diogo Pereira de Souza [1] 

Fernanda Omelczuk [2]

Wenceslao Machado de Oliveira Jr. [3]

 

Uma oficina de cinema com crianças ou professoras?

Domingo, 28 de maio de 2023

“Que tal experimentar uma mirada infantil para o lugar-escola através de exercícios de ver e fazer cinema? Que tipo de alianças podemos criar com as vidas não humanas ao reparar no entorno com câmeras e microfones? Que tal experimentar um cinema-planta?

Crianças pequenas são especialmente curiosas para aquilo que encontram por acaso entre aquilo que chamamos de natureza, aquilo que podemos de chamar de vidas não humanas. Para elas encontrar um bichinho ou um graveto não é encontrar um bichinho ou um graveto qualquer, mas aquele bichinho ou aquele graveto, pois ele está naquele lugar, sobre a areia ou a grama, tem aquelas manchinhas daquelas cores que não se repetem em nenhum outro bichinho ou graveto. Crianças pequenas são especialmente curiosas para a singularidade que os encontros ocasionais colocam diante delas. Talvez por isso elas reparam no seu entorno com muito mais atenção que nós, adultos, que tendemos a generalizar os encontros como sendo mais um entre muitos encontros com bichinhos e gravetos.

O cinema seria como uma criança? Nos parece que sim. Estar com uma câmera ou um microfone na mão é estar mais atento ao inusitado do entorno, aos detalhes que cada lugar oferece a quem repara nele.”

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 15/09/2024

Aceito em: 15/11/2024

 

[1] Estudante de graduação em Licenciatura Integrada em Química e Física pela Faculdade de Educação/Unicamp. Bolsista do Projeto “Cinema e educação: projetos Rede Kino”, apoiado pela Diretoria de Apoio e Permanência Estudantil-DEAPE/Unicamp. Email: d258519@dac.unicamp.br 

[2] Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação-DECED e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Coordenadora da Rede Kino, gestão 2022-2024. Email: fernandaow@ufsj.edu.br 

[3] Professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Coordenador da Rede Kino, gestão 2022-2024 e responsável pelo Projeto “Cinema e educação: projetos Rede Kino”, apoiado pela Diretoria de Apoio e Permanência Estudantil-DEAPE/Unicamp. Email: wences@unicamp.br

Diário de muitas alianças: entre crianças e plantas, entre docentes e discentes, entre palavras e imagens

 

RESUMO: O ensaio apresenta a montagem textual, em formato de diário, do processo de elaboração coletiva de uma oficina de cinema com crianças e plantas, bem como do processo de montagem do curta-metragem dela resultante, finalizando com a reverberação dele em outras crianças. As muitas experimentações aqui efetivadas se fazem como composições instáveis, promovedoras de desvios naquilo que tocam: no texto acadêmico, no modo de fazer cinema, na maneira de estar na escola e ativar a infância e o ambiental que, inevitavelmente, a atravessa quando uma única árvore faz rizoma com seu entorno, vivificando a multiplicidade de vida ali pulsante, inclusive a vida das imagens e sons.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Plantas. Crianças. Experimentação. Educação ambiental.


Diary of many alliances: between children and plants, between teachers and students, between words and images

 

ABSTRACT: The essay presents the textual montage, in diary format, of the collective elaboration process of a film workshop with children and plants, as well as the process of editing the resulting short film, ending with its reverberation in other children. The many experiments carried out here are made as unstable compositions, promoting deviations in what they touch: in the academic text, in the way of making films, in the way of being at school and activating the childhood and the environmental that, inevitably, crosses it when a single tree forms a rhizome with its surroundings, vivifying the multiplicity of life pulsating there, including the life of images and sounds.

KEYWORDS: Cinema. Plants. Children. Experimentation. Environmental education


SOUZA, Diogo Pereira de; OMELCZUK, Fernanda; OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Diário de muitas alianças: entre crianças e plantas, entre docentes e discentes, entre palavras e imagens. ClimaCom – Desvios do “ambiental” [online], Campinas, ano 11, nº. 27. jun. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/diario-de-muitas-aliancas/