c:\tecnozoica
Título: c:\tecnozoica
Resumo: A proposta não era simples: lixo e consumo. Tirar dessas duas palavras um livro fotográfico. As possibilidades que se abrem são infinitas, mas as escolhas é que acabam por determinar as relações entre elas. “Ou” / “e”, o “ou” seria a relação estabelecida por um tempo linear, quando o mundo nos oferece dois ou mais possíveis, a escolha seria “ou um, ou outro”. No entanto, este livro de fotografia gostaria de se arriscar por outra força-tempo: a do “e”. Diante das possibilidades dos mundos escolhemos “uma e outra”. Daí que lixo e consumo não emergem para nós como guardiões de uma essência, um algo que podemos definir as fronteiras e fotografar em seu fiel flagrante. Buscamos mais apostar em uma potência que circula pela e entre as superfícies das fotos e dos mundos. Lixo e consumo como forças que produzem signos vários: miséria, resistência, esquecimento, proliferação… Que desejam escapar de velhas dicotomias: certo/errado; doente/sadio; consumo/temperança; lixo/limpeza. Em busca de superfícies que não desejam coagular a produção de signos, representar um mundo dado, se fechar em uma possibilidade única de pensamento. Desejo tão comum na comunicação, preocupada que se entenda exatamente aquilo que se diz. Desejamos, então, outra pulsação: perder tanto aquilo que se fala, quanto o que se ouve, fazer dessas superfícies – as fotos – uma “zona autônoma temporária”, uma terra aberta, uma proliferação de signos a cada encontro, a cada bifurcação do tempo. Por fim, desejaríamos que essas fotos tivessem a força inspirada por Borges: a de um jardim de veredas que se bifurcam. Esses desejos compuseram um livro errante com imagens produzidas por lixos e consumos vários: fotos antigas, jornais de poste, chapas de radiografias, loucos urbanos, desaparecidos, abismos e pastas de arquivos, nomeado como c:\tecnozoica, inspirado pelas camadas de sedimentos que se acumulam entre suas páginas.
Uma produção coletiva de: Alessandra dos Santos Penha, Giancarlo Pellizzari, Pamela de Paula Piovezan, Renato Salgado de Melo Oliveira e Tatiana Plens Oliveira
Diagramação: Tatiana Plens Oliveira
Orientação: Prof. Dr. Paulo Martins
Disciplina: “Oficina de Multimeios”, ministrada pelos professores doutoresAdilson Ruiz, Fernando Tacca e Paulo Martins, no segundo semestre de 2011, durante o curso de especialização em jornalismo científico do Labjor-Unicamp.