Conversas com Exu | Convidados Alessandra Ribeiro e Benjamin Abras

Título | Conversas com Exu

 

Queremos potencializar, com estas conversas, a perspectiva de que Exu, princípio dinâmico das encruzilhadas e das encantarias do Catimbó, é mais que uma entidade sagrada que vence demanda nos terreiros do Brasil e do mundo: é epistemologia viva, método criativo e arte de borrar/atravessar fronteiras. Convocamos pessoas interessadas em reconhecerem Exu como fundamento teórico e prático para a produção de conhecimento, desafiando as hierarquias coloniais que insistem em demonizá-lo. Aqui, Exu e outras tecnologias ancestrais de construção de saberes emergem como chaves para uma ciência outra, uma arte insurgente e uma pedagogia radical: saberes que nascem do diálogo com o incerto – que, por sinal, são, também, as forças de invenção que movem a arte, a política e a ciência –, tal como propõem os autores que nos orientam. Leda Maria Martins (2021), em tempo espiralado, nos ensina que Exu opera na dobra do tempo, tecendo narrativas não lineares que subvertem a lógica ocidental do controle e da replicabilidade. Já Luiz Rufino (2019), em pedagogia das encruzilhadas, afirma que Exu é mestre da escuta e da transformação, exigindo um pensamento que habite contradições. Michel Foucault (1984, 2009), pela noção de parresía, lembra que dizer o que precisa ser dito para fins de transformação de si e da terra é risco e vulnerabilidade – e Exu como parresiasta intempestivo carrega essa coragem de ver e dizer o inconveniente, mas necessário, descolonizando a noção de verdade: ela não é abstrata, mas encarnada, situada e perigosa.

 

Ficha Técnica |

Organização e mediação | Déa Trancoso e Susana Dias

Convidados |

Alessandra Ribeiro, historiadora e doutora em urbanismo pela PUC Campinas e que tem estudos voltados para a Matriz Africana: territórios, memória e representação. É  gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Mestre e Liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, Coord. da Pós Graduação em Matriz Africana – Lato Sensu –  e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial. Alessandra realiza palestras, workshops e formações no Brasil, Peru, Moçambique, África do Sul, Noruega e participa de comissões de avaliação e formação em comunidades para projetos voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social e lei 10639/03 Educação Anti Racista e cultura da paz. Em 2020 lançou o livro “Jongo e Ancestralidade na Perspectiva dos Detentores”. Foi, também, a  primeira mulher negra candidata à Prefeitura da cidade de Campinas. É integrante dos Grupos de Pesquisas: multiTÃO do Labjor-Unicamp e GEPEJA, da FE-Unicamp, na linha Matriz Africana. Representou o Brasil no CRESPIAL da UNESCO pelo eixo patrimônio imaterial, participou da escrita da II Carta de Fortaleza para salvaguarda de bens registrados e atualmente é membro do Conselho Consultivo do IPHAN (representante da sociedade civil).

Benjamin Abras: um artista contemporâneo interdisciplinar e atua internacionalmente como poeta, ator, performer, diretor (vídeo-dança, dança-teatro e cinema experimental negro), roteirista, dramaturgo, músico e ensaísta. No campo das artes cênicas, desenvolve investigações performativas com a linguagem afro-butoh.

 

Estas “Conversas com Exu” fizeram parte das atividades do dossiê da Revista ClimaCom “Exu: arte, epistemologia e método”, organizado pelos editores Déa Trancoso (UEA), Caroline Barroncas (UEA), Mônica Costa (UEA), Daniela Franco (UFU), Alessandra Ribeiro (Casa de Cultura Fazenda Roseira), Susana Dias de Oliveira (Unicamp) e Tiago Amaral Sales (UFU).


RIBEIRO, Alessandra; ABRAS, Benjamin; TRANCOSO, Déa; DIAS, Susana (Coord.). Conversas com Exu. ClimaCom – Exu: arte, epistemologia e método. [online], Campinas, ano 12, n. 29. dez. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/conversas-com-exu/

SEÇÃO ARTE | EXU: ARTE, EPISTEMOLOGIA E MÉTODO | Ano 12, n. 29, 2025

ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES