Nota sonora con-ficções de um rio | Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarães[1]
Nota ao leitor:
“A viagem longa, o menino nem a sentiu, o tempo em ondas, ele
só percebia que o tempo era o que era quando já passara, misturando-se a outras águas. “
(CARRASCOZA, 2018, p. 12)
Esta nota sonora compartilha um exercício de escrita, realizado durante a pesquisa de Doutorado que realizei na Pós-graduação em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina, defendido em 2021 com o título: Poéticas da vida na escola: um inventário de memórias e afetos. [2] O momento mais intenso de escrita se deu na fase de isolamento social vivido em 2020, em razão do vírus Sars-Cov-2. Ela foi escrita em um momento em suspenso e luminoso, quando ainda não tínhamos noção de quanto tempo levaríamos em isolamento. O silêncio nos primeiros dias, sem a correria cotidiana dos automóveis e ônibus, os bichos tomando as ruas de volta no Sul da Ilha de Santa Catarina, os números, a dúvida, o medo, a tentativa de aulas on-line, os experimentos com diferentes dispositivos de voz e imagens.
A nota teve sua primeira versão compartilhada na plataforma SoundCloud [3] e inserida na pesquisa e, para esta publicação, foram realizados ajustes e reescritas. O então exercício criativo se deu como um gesto de síntese, em meio ao processo de pesquisa de olhar para experiências escolares e compartilhá-las, seja no discurso acadêmico inscrito na tese, quanto em outros modos de escrever, como a narrativa ficcional sugere, nutrindo o fazer da pesquisa. Assim, na nota, entrecruzaram-se várias vozes, imagens e afetos, em um processo infinito de práticas que se alimentaram na comunidade narrativa da sala de aula e também no processo de pesquisar: leitura, escrita, caminhadas, fotografias [2], entrevistas, músicas, sentidos em deslocamento e composições em diferentes linguagens.
I
(Leia o ensaio completo em PDF)
[1] Cristiane Guimarães é mãe do João, da Melissa e da Flora. É pé vermelho e trabalha como professora de Língua Portuguesa, na Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
[2] A versão final da pesquisa está disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PEED1583-T.pdf
[3] Nota sonora disponível em: https://soundcloud.com/user-307414645/con-ficcoes-de-um-rio. Reescritas foram realizadas desde a primeira versão de 2020.
Nota sonora con-ficções de um rio
RESUMO: O texto narra um movimento de escrita que fez parte do processo de pesquisa de doutoramento em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina, realizado durante o isolamento social de 2020, em meio à pandemia de Sars-Cov-2. Compartilha uma nota sonora criada a partir da revisitação de experiências escolares com alunos e professores no bairro Armação do Pântano do Sul, incluindo visitas a rios locais, exercícios de escritas e narrativas orais de personagens da comunidade, entrecruzadas com memórias pessoais. Como um gesto poético e pedagógico, a autora convida à escuta dos rios internos e externos, às águas em movimento da memória e da imaginação, que entretecem as biografias no cotidiano escolar e na comunidade narrativa da sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Leitura. Escrita. Memória. Rios.
RESUMEN: El texto narra un movimiento de escritura que fue parte del proceso del investigación de doctorado en Educación, en la Universidad Federal de Santa Catarina, realizado durante el aislamiento social de 2020, en medio de la pandemia Sars-Cov-2. Comparte una nota sonora creada a partir de la revisión de experiencias escolares con estudiantes y profesores del barrio de Armação do Pântano do Sul, incluyendo visitas a ríos locales, ejercicios de escritura y narraciones orales de personajes de la comunidad, entrelazadas con recuerdos personales. Como gesto poético y pedagógico, el autor nos invita a escuchar los ríos internos y externos, las aguas en movimiento de la memoria y la imaginación, que tejen biografías en la cotidianidad escolar y en la comunidad narrativa del aula.
PALABRAS CLAVE: Educación. Lectura. Escritura. Memoria. Ríos.
GUIMARÃES, Cristiane. Nota sonora con-ficções de um rio [online], Campinas, ano 12, n. 28., jun. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/con-ficcoes-de-um-rio/