Círculo vermelho | Livia Paola Gorresio
Livia Paola Gorresio[1]
O meu processo de criação neste projeto se deu a partir da união da minha pesquisa recorrente sobre a cor, atrelada à observação da natureza na região de São Gonçalo do Bação, em Itabirito. Minas Gerais. Foi durante o mês de julho de 2019, com a intensa presença dos tons vermelhos e alaranjados deste lugar, que dei início a uma imersão nas essências destas cores.
É neste período do ano, durante o mês de julho, que os tons de laranja se destacam na paisagem seca, sobre um pano de fundo composto pelos mais variados tons de verde da mata e do profundo azul do céu – cores do inverno. Um mundo de cores que se comunicam através de suas forças vibrantes, as quais possuem muitos significados e que são, por outro lado, foco de bastante questionamento para mim. Seriam os significados das cores apenas históricos, elaborados através de uma série de signos construídos pela sociedade ao longo dos tempos? Ou teriam eles ainda algo maior, mais profundo que, em sua essência habita, oferecem às cores significados eternos?
[1] Doutora em Artes Visuais pela ECA USP. E-mail: meidei.risca@gmail.com
(Leia o ensaio completo em PDF).
Recebido em: 30/03/2022
Aceito em: 30/04/2022
Círculo Vermelho
RESUMO: Este ensaio foi desenvolvido a partir de minha participação no Projeto de Pesquisa/Residência Artística chamado “Próxima Paisagem: Escola de Arte Provisória”, coordenado pela Professora Fabíola S. Tasca, no contexto das atividades do Centro de Pesquisa da Escola Guignard/UEMG, entre 2018 e 2020. Durante a residência, ative-me a observar as cores na natureza da região de São Gonçalo do Bação em Minas Gerais. O ato de analisar a natureza serviu como ponto de partida para a produção de desenhos, fotografias e instalações na paisagem, bem como o presente artigo. Neste, descrevo o desenvolvimento da minha investigação sobre os tons de laranja da região, apontando as relações entre os processos da percepção e a criação poética.
PALAVRAS-CHAVE: Natureza. Paisagem. Cor.
Red Circle
ABSTRACT: This essay was developed from my participation in the Research/Artistic Residency Project called ” Próxima Paisagem: Escola de Arte Provisória “, headed by Professor Fabíola S. Tasca, in the context of the Research Center of Guignard School/UEMG activities, between 2018 and 2020. During the residency I conformed to observe the colors in the nature of São Gonçalo do Bação region in Minas Gerais. The act of analyzing nature worked as a starting point for the production of drawings, photographs and installations in the landscape, as well as this article. Here, I describe the development of my research about the orange tones of the region, pointing out the relations between the processes of perception and the poetic creation.
KEYWORDS: Nature. Landscape. Color.
GORRESIO, Livia Paola. Circulo vermelho. ClimaCom – Esse lugar, que não é meu? [online], Campinas, ano 9, n. 22., mai. 2022. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/circulo-vermelho/