Caderneta de anotações | Alda Romaguera, Vanessa Negrão, Sabuká Kariri Xocó e Ritmos

Título | Caderneta de anotações

Você não pode esquecer de onde você é, nem de onde você veio, porque assim, você sabe quem você é e pra onde você vai.

A frase de Ailton Krenak, um dos maiores líderes indígenas do Brasil na atualidade, se refaz de significado diariamente. Nesse tempo em que nos apartamos da natureza, seja por força da rotina, das alterações sociais enfrentadas durante a pandemia ou por falta de oportunidades, ficamos distantes também dos valores que nos humanizam e ignoramos nossa ancestralidade. Neste contexto, em pouco tempo poderão restar apenas vestígios deste mundo, arremedos estereotipados e vazios de sentido. Mas é possível resgatar essa força visceral, que pulsa ainda hoje nos povos da floresta.

Somos integrantes do Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE), que se insere na Linha de Pesquisa Cotidiano Escolar, no PPGE da UNISO, coordenado pela Profa. Dra. Alda Regina Tognini Romaguera. Consideramos as dimensões humanas da ética e da estética em sua relação com a Educação, por perspectivas ecologistas que enfatizam a cidadania em relação ao ambiente pela via dos agenciamentos eco/estético e político. Norteamos nossas ações por conceitos inerentes aos estudos da “subjetividade em estado nascente, do socius em estado mutante, do meio ambiente no ponto em que pode ser reinventado” (Guattari, 2017, p.55). Buscamos por “novas práticas sociais, novas práticas estéticas, novas práticas de si na relação com o outro” (idem), movimentando-nos com a pergunta: é possível experimentar outros modos de “ser-em-grupo”?

Nossa intenção é trazer a cultura indígena para o chão da nossa “terra rasgada”, criando uma oportunidade para reconstituir esse elo, numa demonstração de respeito e acolhimento. Através deste Projeto de Extensão, coordenado pela Profa. Dra. Alda Regina Tognini Romaguera, convidamos os cidadãos e cidadãs de Sorocaba a resgatar esse vínculo ancestral, somando nesse esforço coletivo de adiar o fim do mundo.

A luta dos povos indígenas brasileiros pelo direito a sua existência com dignidade e condições de vida tem mais de cinco séculos, desde que os conquistadores portugueses chegaram a este território. O povo Kariri Xocó se insere nesta narrativa, e há muitos anos luta pelo direito a viver nas terras que sempre habitou. Somam atualmente cerca de 3.500 pessoas na aldeia, que situa-se no município de Porto Real do Colégio-AL, e nunca abandonaram seu sonho de retomar a terra na qual viviam seus ancestrais. É preciso conhecer para respeitar e valorizar as culturas indígenas do Brasil.

Nesse sentido, para fortalecer as reivindicações dos direitos legais, políticos e sociais dos Kariri Xocó, garantidos pela lei, foi criada uma Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó, para dar visibilidade à sua luta, de articular apoio político e de explicitar o alto risco que correm neste momento. Como membros da Rede de Apoio ao Povo Kariri Xocó, apresentamos o grupo Sabuká Kariri Xocó, que realiza a sete anos trabalhos educacionais, pedagógicos e culturais nas cidades de São Paulo, Campinas e região, com apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (Preac).

Aqui em Sorocaba, em 2018, ampliamos essa Rede de Apoio, integrando a ela o Espaço “Psicologia no Cotidiano” e o Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar, do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba (Uniso). Recebemos o grupo Sabuká Kariri Xocó em duas atividades, na E.M. “Profª. Maria Domingas Tótora de Góes” e na Floresta Cultural Três Meninos. Sorocaba recebeu, em 2019, doze integrantes do grupo Sabuká Kariri Xocó, nos dias 29 e 30 de abril, 01 e 02 de maio, que realizaram seus trabalhos em escolas e centros culturais.

O trabalho deste grupo consiste na realização de rodas de conversa, de dança e de cantos, denominados Toré, como forma de partilhar suas histórias, cultura e modos de ver o mundo. Também são realizadas oficinas de pintura corporal e venda de artesanatos. Nestes encontros as crianças, jovens e adultos podem tirar suas dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura indígena do Povo Kariri Xocó e sobre a história e situação política dos povos indígenas nordestinos.

Em março de 2020, a jornada desta família foi interrompida pelo necessário isolamento social causado pela crise climática global que atravessamos. Como consequência desta situação, ficamos confinados por uma semana junto a estes amigos, até que pudessem retornar em segurança para sua aldeia. Realizamos muitas conversas ao pé do fogo e foram intensos os aprendizados que trocamos. As páginas desta caderneta são, para nós, mais que um breve registro desta convivência; confirmam e afirmam uma prática que nos aproxima, a do amor-filia, força de vida em conexão florestal mesmo quando nos situamos em florestas urbanas.

Manifestamos nestas páginas nossa gratidão a esta família Sabuká, que tornou-se a nossa em Ritmos de Pensamento, expandida pelos amigos do Quilombo Cafundó.

 


Ficha Técnica

Concepção e organização | Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE), Vanessa Aparecida Marconato Negrão e Pedro Henrique Negrão.

Autores |Alda Romaguera, Ana Cristina Baladelli Silva, Andreia Oliveira, Givanildo Pereira de Oliveira, Mauro Tanaka, Tabta Rosa de Oliveira, Vanessa Marconato Negrão, Veronica Martins Hoffmann, Vinícius Ferreira dos Santos.

Comunidades e instituições envolvidas | Associação Centro de Cultura Sabuká        Kariri-Xocó, Comunidade Quilombo Cafundó, Associação Ritmos de Pensamentos Educacionais, Ambientais, Artísticos e Culturais, Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE)/PPGE/UNISO, Padaria Real, André Pinto, Gráfica Pamda.

Escritas e desenhos das páginas |Pawanã, Kajaby, Kayrá, Kaiã, Crody, Kayony, Welliran, Yaru, Yru, Jéssica, Vanessa Aparecida Marconato Negrão, Vinícius Ferreira dos Santos, Maria Aparecida.

Fotos da Capa e das páginas da Caderneta| Pedro Henrique Negrão

Orientação | GREeCE/PPGE/UNISO, Profa. Dra. Alda Romaguera.

 

 

 

 

ROMAGUERA, Alda; NEGRÃO, Vanessa Aparecida Marconato; SABUKÁ KARIRI XOCÓ; COLETIVO RITMOS DO PENSAMENTO. Caderneta de anotações. ClimaComFlorestas [online],  Campinas,  ano 7, n. 17. Maio. 2020. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/alda-vanessa-florestas/


 

SEÇÃO ARTE | FLORESTAS | Ano 7, n. 17, 2020

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES