Data do evento: 26/11/2019 – Período de inscrição: 15/10/2019 a 25/11/2019
O processo de transição para um mundo sustentável parece ser muito mais um novo marco civilizatório do que um simples processo de mudança. Demanda a integração de esforços de inúmeras formas e naturezas, do global ao regional e local, das formas de produção e organização das atividades humanas, e, em especial, as regras, valores, leis, comportamentos e formas de viver.
São Igualmente inúmeros os agentes que participam deste processo.
Como então pensar a “governança” deste processo de mudança?
Qual é o papel das instituições e como elas organizam para atingir uma dinâmica que nos leve à economia circular?
A discussão destas questões, seguida por uma rodada de interpretações multi-agentes acerca de como este processo pode ser pensado, é o tema deste Forum Permanente da Unicamp.
Coordenação: Profa.Dra. Maria Ester Dal Poz
Organização: Faculdade de Ciência Aplicadas -FCA
Evento: GRATUITO
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo – Unicamp
13083-851
Campinas – SP
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
9h15 – Prof.Timo von Wirth, DRIFT – Dutch Research Institute for Transitions. Erasmus University. Holanda. “The Transition Challenge”
Timo von Wirth
Professor assistente na Escola Erasmus de Ciências Sociais e Comportamentais e no Instituto Holandês de Pesquisa para Transições (DRIFT). Formado em Economia e Geografia na Universidade de Tecnologia (RWTH) em Aachen (Alemanha). Doutor pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) em Zurique, com foco no bem-estar e inovação nas cidades em transformação. Atua como supervisor de grupo de pesquisa e palestrante nas áreas de difusão da inovação e cocriação em governança ambiental; identidade local visando redes dinâmicas e globais; bem-estar e qualidade de vida na era digital; confiança e valores em processos de mudança de longo prazo.
9h40 – Discussões
9h50 – Profa. Ester Dal Poz, UNICAMP – “Os Desafios das Instituições voltadas para a Missão da Sustentabilidade”
Ester Dal Poz
Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas FCA, área de Administração e colaboradora em pós-graduação do Instituto de Economia – IE, Unicamp. Pesquisadora e docente de pós-graduação na área de Economia Industrial e de Empresas, com foco em Gestão da Inovação. Compôs a Diretoria Executiva da Agência de Inovação (INOVA) da Unicamp, como Assessora, de 2012 a 2016, exercendo atividades no campo das elações universidade-empresa-governo. Tem doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, CDTS – FIOCRUZ, no desenvolvimento de ferramentas de gestão da inovação e pós-doutorado no Instituto de Economia da Unicamp. Foi coordenadora do CEPAD (Centro de Pesquisas em Administração), da FCA, entre 2010 e 2013; é pesquisadora do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Unicamp. Atua principalmente nos temas: comércio internacional, elaboração de projetos, redes de inovação, propriedade intelectual e dinâmicas de inovação, organização da pesquisa e monitoramento tecnológico.
É coordenadora do São Paulo in Natura Lab, Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade, no âmbito do consórcio internacional de Urban Living Laboratories da Fapesp e Belmont Forum.
10h10 – Discussões
10h20 – Coffee Break
10h40 – Prof.Bendito Braga, Presidente da SABESP, Companhia Estadual de Saneamento do Estado de São Paulo. “Os Desafios da Gestão dos Serviços Públicos de Saneamento Básico”.
Benedito Braga
Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.
Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Benedito Braga é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de ser PhD em Recursos Hídricos, também pela Stanford University. Foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de janeiro de 2015 a maio de 2018; copresidente do Comitê Organizador Internacional do Fórum Mundial da Água, em Brasília e na Coréia, nos anos de 2018 e 2015, respectivamente; e presidente do referido comitê na França, em 2012.
Atualmente, é presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), do qual foi presidente de 2012 a 2018. Braga foi, ainda, presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, de 2008 a 2009; presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos (International Water Resources Association – IWRA), de 1998 a 2000, bem como diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2001 a 2009. Entre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a dezembro de 2018, e da qual é professor-titular desde 1998.
11h40 – Discussões
12h – Profa. Bárbara Teruel, UNICAMP. “Os Esforços Científicos para Agricultura Sustentável”.
Bárbara Teruel
Engenheira Mecânica pela Universidad de Oriente (Cuba, 1989). Mestrado e Doutorado pela UNICAMP (Engenharia Mecânica e Especialização em Automação e Controle de Processos Agroindustriais, 2000). Professor e Pesquisador na Faculdade de Engenharia Agrícola desde 2006 (Professor Associado 5.2). Prêmio de Excelência Acadêmica Zeferino Vaz (2015). Coordenador e Pesquisador Principal em projetos com financiamento nacional e internacional. Executora de parcerias e convênios com Universidades de Europa e das Américas. Membro de projetos da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2011). Membro Titular da Câmara de Eficiência Energética da UNICAMP.
12h30 – Almoço
14h – Sr. Carlos Eduardo Batista Fernandes – Secretário Executivo do Departamento de Abasteciamento e Agricultura do Município de São Paulo. “As Ações da Cidade de São Paulo para Agricultura Urbana Sustentável”.
Carlos Eduardo Batista Fernandes
Secretário Executivo do Departamento de Abastecimento e Agricultura de São Paulo.
14h30 – Discussões
14h40 – Prof.Ademar Romeiro, UNICAMP. “Economia Ecológica: evolução e desafios”.
Ademar Ribeiro Romeiro
Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas; doutorado em Economia pela Universidade de Paris (EHESS/França); pós-doutorado pela Universidade de Stanford (SU/EUA). Atualmente é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Economia com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nas áreas de meio ambiente, progresso técnico, agricultura e meio ambiente, reforma agrária e agricultura sustentável, economia ecológica.
15h – Discussões
15h10 – Prof.Sylmara L.F. Gonçalves Dias – USP. “Perdas e Desperdício de Alimentos”.
Sylmara L.F. Gonçalvez Dias
Professora associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PPgS) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Líder no Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e Diretora da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo; mestre em Administração pela Universidade de São Paulo; bacharel em Administração pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais e bacharel em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. Pesquisadora das áreas de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Políticas Públicas Ambientais e Estudos Organizacionais. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Empreendedorismo Social, Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Resíduos Sólidos Urbanos, Desperdício de Alimentos.
15h30 – Discussões
15h40 – Coffee Break
16h – Sr. Walter Tesch, SIMA, Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente do Estado de São Paulo. “Proteção aos Mananciais”.
Walter Tesch
Coordenador Executivo Comitê de Integração e Apoio as Áreas de Mananciais na Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). Possui graduação pela Universidad de La Republica e mestrado em Ciências Humanas pela Pontificia Universidad Catolica Del Peru. Possui experiência em atividades e experiencias conexas; missões de diagnóstico e orientação na formação e estratégia sindical em diversos países, junto a colóquios internacionais, Europa, Mercosul. Trabalhou como representante em Conselhos diversos, Articulador de diálogo militares e movimento social, e é Fundador da Federação e Confederação Cooperativa de Trabalho no Brasil promovendo articulação do trabalho associado diante desestruturação do trabalho; Gestor de território 1/4 Município de São Paulo; Coordenador de instituições, conselhos e politicas vinculadas à gestão da água no Estado S.P.; Promotor da gestão e organização da fiscalização ambiental e em áreas de mananciais; Executivo de Fundação gestora unidades de conservação e; Consultor short time no Peru pelo Banco Mundial.
16h20 – Discussões
16h30 – Dr. Jean Ometto, INPE, Coordenador dos Programas de Mudanças Climáticas da Fapesp e Sr. Alexandre Rocatto, FAPESP, Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. “O fomento à ciência da sustentabilidade: a cooperação internacional da FAPESP com Belmont Forum”.
Dr. Jean Ometto
Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema da Terra (CCST / INPE). Professor do pós-graduação no CCST / INPE; Professor associado no PPG-Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora; e, Professor colaborador do PPG do NEPAM (UNICAMP). Iniciei meus trabalhos científicos com foco em biogeoquímica, isótopos estáveis e interações entre os componentes da biosfera, incluindo paisagens antrópicas. Recentemente, minhas atividades acadêmicas e de pesquisas estão centradas no diagnóstico e prognóstico de atividades antropogênicas, e mudanças climáticas, em processos biogeoquímicos naturais, uso do solo e cobertura do solo, emissões de gases do efeito estufa e indicadores de sustentabilidade; com contribuições ao governo brasileiro sobre as questões relacionadas à quantificação de emissões de carbono do setor LULUCF. Nomeado ao IPCC para WG-II (para o ciclo AR5 e AR6) e Task Force sobre inventários de emissões de GEE; para o IPBES sobre Avaliação de Escopo Regional e Sub-Regional; e, para a Coalizão do Clima e do Ar Limpo para Reduzir os Poluentes Climáticos de Vida Curta (CCAC) na América Latina; Representante brasileiro do Conselho Executivo da Inter-American Institute for Global Change Research (IAI); Diretor Regional do International Nitrogen Iniciative (INI); Membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais; Vice-Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA); Membro do comitê científico do Global Carbon Project e do AmazonFace Program (Fonte: Currículo Lattes)
Alexandre Rocatto
Coordenador de Programas Científicos – Engenharias e Ciências Exatas. Diretoria Científica – FAPESP.
17h – Encerramento
→ Acessar link externo