[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_text_separator title=”Laboratório de Futuro” title_align=”separator_align_center” color=”grey”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Por Michele Gonçalves e Janaína Quitério

 

Palavras-chave

divulgação científica, Rede Clima, notícias-espécies-híbridas, mudanças climáticas, futuro da comunicação

 

Problema

 Como comunicar as mudanças climáticas de maneira potente? É possível produzir notícias que ainda possam sensibilizar? Como restituir a força da comunicação e gerar novas “políticas de papel”, novas expressões e sensações acerca das principais temáticas  discutidas nesse campo?

 

Proposta

Tratar de maneira diferente e criativa algumas notícias produzidas pela ClimaCom sobre as sub-redes da Rede Clima.  Criar,  durante a 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em julho na Universidade Federal de São Carlos, um Laboratório de Futuro da Comunicação das Mudanças Climáticas, no qual algumas notícias previamente produzidas, são tratadas como espécimes mutantes, abertas ao contágio com outras linguagens e formas de expressão.

 

Objetivos

– modificar o padrão das notícias que costumamos ler nas mídias;

–  interrogar a circulação de imagens, palavras e sons relacionadas às alterações climáticas

– criar, com o público da SBPC, outros possíveis para a comunicação, através da produção, com o público da SBPC, de Manchatas, ou seja, manchetes e títulos jornalísticos que fizessem pensar sobre as mudanças climáticas e o modo como o assunto tem sido divulgado.

 

Materiais

 Textos de divulgação da produção científica de cada uma das 15 sub-redes da Rede Clima (Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades e Urbanização, Desastres Naturais, Desenvolvimento Regional, Economia, Energias Renováveis, Modelagem Climática, Oceanos, Recursos Hídricos, Saúde, Serviços Ambientais dos Ecossistemas, Usos da Terra e Zonas Costeiras), publicados na Revista ClimaCom Cultura Científica  – pesquisa, jornalismo e arte. Mesclagem das notícias com as obras O Livro das Ignorãças, de Manoel de Barros, As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino e Kalahari, de José Serguilha, de onde nasceram as notícias-espécies-híbridas.

 

Procedimento

 Para a criação dessas espécies híbridas, foram inseridas nas notícias trechos literários e de outras produções artísticas. As notícias foram expostas no estande.

 

Resultados

 Notícias mutantes, que interrogam os possíveis da comunicação no campo das mudanças climáticas

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row]