Vozes em Trama
Educação territorializada Kaingang: pedagogias que brotam do chão | Rayane Barbosa Kaingang
Monografia apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Dra. Susana Oliveira Dias.
Mantendo viva a cultura Kaingang – entrevista com Constantino Jorge da Silva
Nesta entrevista, Constantino Jorge da Silva, Constantino Kaingang, professor na escola indígena Índia Vanuíre em Tupã, São Paulo, conversa com Rayane Barbosa e traz a sabedoria do seu povo, ensinando sobre o profundo respeito pela cosmologia.
Sonhos guiam a comunidade Kaingang – entrevista com Lidiane Damasceno Cotui Ignesta
Nesta conversa, com Rayane Kaingang, a cacique e professora Lidiane Damasceno Cotui Ignesta manifesta a força do feminino e o cuidado com as culturas Kaingang e Krenak, nos lembrando da singularidade de cada modo de viver. No seu trabalho com os jovens, ela promove o diálogo entre os saberes ancestrais e o currículo do estado, além de ser a gestora do museu Akãm Oram, coordenadora da dança Krenak e mestra artesã.
Os Kaingang e a relação com a natureza – entrevista com Rosimeire Barbosa
Nesta entrevista, Rayane Barbosa, graduanda do curso de pedagogia pela Unicamp, artista e pesquisadora do grupo multiTÃO do Labjor da Unicamp, conversa com Rosimeire Barbosa, Goiowe, indígena da etnia Kaingang e Terena. Rosimeire é professora das disciplinas de código e linguagem, saberes tradicionais e da língua indígena Kaingang, na escola indígena Índia Vanuíre em Tupã, São Paulo.
