Água para todos. O rio Sorocaba que me atravessa na arte | Silvana Sarti

Título | Água para todos. O rio Sorocaba que me atravessa na arte

“Onde nasci passa um rio” foi um projeto criado pelo Sesc Sorocaba e pelo professor Dr. Marcos Reigota, enfatizando seus valores histórico, ambiental e cultural. Apresentou uma série de encontros, cada um explorando uma faceta do rio Sorocaba: na literatura, na educação infantil, na música, na sociobiodiversidade, na história. Nesse projeto, Silvana Sarti criou e realizou a performance “Água para todos”.


| FICHA TÉCNICA |

Conceito| As águas existem de diversas formas e vão se transformando continuamente. A água é importante para todos e para tudo. Todos são responsáveis pela água.

Materiais | Copos, xícaras e canecas de materiais, épocas e estilos variados e que demonstrem classes sociais diversas, possivelmente desde o mais simples até o mais sofisticado. Jarras, bules e garrafas diferentes. Um tecido quadrado branco ou cru de aproximadamente 3 metros para cobrir o chão. Um tecido azul para recortar em forma de rio e colocar sobreposto ao tecido do chão na diagonal do quadrado Fios de lã de diversas tonalidades de azul, que serão amarrados na ponta formando um apoio para a mão. Será usado como colar em volta do pescoço e depois como rio sobre o tecido azul no chão. Roupa banca, pés descalços.

Cenário | No chão estarão o tecido quadrado, o tecido azul em forma de rio. Sobre este tecido copos, jarras (cheias de água fresca potável), garrafas, xícaras etc. Os recipientes grandes estarão cheios água e as xícaras, copos etc. vazios. As pessoas ficam em volta desse quadrado.

Ação | Performer entra, observa as pessoas, caminha sobre o tecido ao longo do “rio” e o observa. Retira o “colar” de fios de lã que envolve seu pescoço e o ajeita sobre o tecido azul no chão, formando uma linha sinuosa entre as garrafas, copos etc. Pega um dos recipientes com água (jarras, bules, garrafas) e pega um dos copos, xícara ou caneca, coloca água pela metade e serve para uma das pessoas que estão assistindo. Assim vai repetido a ação sucessivamente até terminar os recipientes. Logo após, performer caminha em volta do quadrado, pega os fios de lã e vai escolhendo pessoas e dando um dos fios para cada pessoa escolhida, em volta do quadrado. Ela termina no centro, controlando a “estrela” que se formou e faz um movimento de subir e descer dos fios. Aí se encerra a performance agradecendo a participação de todos que estiveram presentes. 

Silvana Sarti é artista visual, performer. Atualmente dedica-se com mais ênfase arte têxtil. Vive e trabalha em Sorocaba, SP.

Obs.: A artista autoriza a realização da performance, citando seu nome como criadora da mesma.


SARTI, Silvana. Água para todos. O rio Sorocaba que me atravessa na arte. [online], Campinas, ano 12, n. 28 jun. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/agua-para-todos/

SEÇÃO ARTE | MANIFESTO DAS ÁGUAS | Ano 12, n. 28, 2025

ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES