Jogo de ficção colaborativa | Susana Dias, Emanuely Miranda, Gabriel Cid Garcia, Natalia König e Muriel Scarnichia (Coord.)
Título | Jogo de ficção colaborativa
Em entrevista à revista Climacom, a pesquisadora Elizabeth Rangel (2024) lamenta o fato de que nosso planeta está adoecido. Em um contexto de extremidades climáticas, a proliferação de doenças também atinge níveis extremos. É exatamente na intersecção entre clima e saúde que a pesquisadora opera dentro do INCT Mudanças Climáticas Fase 2. Após visitarmos seu laboratório no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocuz (a fim de conhecer a pesquisa de sua equipe, os materiais e os procedimentos) e participarmos de duas oficinas, nos envolvemos em uma prática já habituada por lá: a produção de jogos. Justificamos essa atividade pelo seguinte motivo: o adoecimento do planeta nos assola como um fato e, para nós, interessa acionarmos a dimensão de uma ficção potente que nos ajude a inventar futuros possíveis. Nesse sentido, além de serem aliados da divulgação científica, os jogos têm algo de fabulativo que muito importa. Assim sendo, disponibilizamos um conjunto de materiais que serão manejados como ferramentas para a criação de uma narrativa de jogar em tabuleiros. Com base nos estudos da pesquisadoras, tivemos personagens e informações disponíveis para que os.as.es residentes também lidassem com a intersecção entre clima e saúde e inventassem dinâmicas cósmicas e colaborativas a partir deles. É importante abordar os desafios emergentes, como negacionismo e mudanças climáticas, propondo alianças criativas e afirmativas.
Referência: MIRANDA, Emanuely. Crise climática e seus riscos para a saúde. Climacom, Campinas, 25 de nov de 2024. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/riscos-para-saude/. Acesso em: 11 de dez de 2024.
– Jogo: Compostar Palavras em Solos Úmidos
O jogo se chama Compostar Palavras em Solos Úmidos, pois o flebotomíneo se prolifera e eclode nesses solos. É um jogo de ficção colaborativa em que dentro do envelope cada participante retira uma palavra ou terno que foram retirados dos artigos científicos sobre Leshmaniose. O jogo se inicia no tabuleiro, em que os grupos – com até três pessoas – têm um peão que anda pelas casas. Cada vez que o peão do grupo anda por uma casa, um participante retira uma palavra/termo e deve escrever uma frase a fim de criar uma história colaborativa tendo como frase instigadora: Em meio às ruínas do calor… que está no tabuleiro. O jogo segue até o fim das casas em que cada grupo terá um texto de ficção colaborativa.
– Jogo: E se palavras afirmarem vidas?
O jogo consistia em acompanhar o ciclo de vida do parasita e do mosquito palha. O tabuleiro se dividia em fases correspondentes aos seus estágios. Para cada uma dessas fases, havia duas palavras a serem sorteadas com informações necessárias para seu desenvolvimento. Por exemplo, na fase do ovo, a palavra poderia ser sombra. E assim por diante. Finalize-se o jogo quando todas as fases são concluídas.
| FICHA TÉCNICA |
Concepção e realização | Susana Dias, Emanuely Miranda, Gabriel Cid Garcia, Natalia König e Muriel Scarnichia
Organização da Residência Artística Afirmar Vidas | Emanuely Miranda, Gabriel Cid, Susana Dias e Elizabeth Rangel
Apoio | Margarete Menezes, Wagner Costa e Simone Costa
Criações | Ana Paula Valle, Isabela Ogeda, Gabriel Cid, Beatriz Borja, Vega de Oliveira e Karoliny Flor
Projetos | Esta obra coletiva foi oferecida como parte da Residência Artística Afirmar Vidas no âmbito do INCT Mudanças Climáticas Fase 2 financiado pelo CNPq (465501/2014-1), FAPESP (2014/50848-9) e CAPES (16/2014), sob orientação de Susana Dias.
Local | Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) – campus Manguinhos
Data | 9 de abril de 2025
DIAS, Susana; MIRANDA, Emanuely; GARCIA, Gabriel Cid; KÖNIG, Natalia; SCARNICHIA Muriel (Coord.). Jogo de ficção colaborativa. [online], Campinas, ano 12, n. 28. jun. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/jogo-de-ficcao-colaborativa/
SEÇÃO ARTE | MANIFESTO DAS ÁGUAS | Ano 12, n. 28, 2025
ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES