Sobre o desaparecimento das Sete Quedas: histórias situadas e arte | Mariana Reis Leal Fernandes


Mariana Reis Leal Fernandes[1]

 

Considerações iniciais
Contar histórias em que a arte se articule com a ciência em práticas que nos convidem a imaginar outros mundos possíveis é onde estou hoje. Sendo professora de Arte/Dança do Instituto Federal de Santa Catarina, os emaranhamentos entre arte e ciência estão no meu foco de interesse. Mas não qualquer encontro. Um olhar crítico e não inocente, reflexivo sobre os processos e contradições da sociedade moderna, preocupado com caminhos que nos levem a viver e morrer melhor.

A autora que me mobiliza tais discussões é Donna Haraway[2] que fez ecoar em mim situações vividas, as quais, como a própria autora diz, fui convidada a remembrar[3]. Nas suas obras, ao pensar e habitar problemáticas relacionadas à tecnociência e tecnocultura, a autora traz diversas vezes para a conversa, artistas e obras de arte. Quando, por exemplo, nos conecta ao Arch[4] (2021), de Andy Goldsworthy ou a James (sitting)[5] (2022), de Patricia Piccinini, Haraway aponta outras linguagens que também estão preocupadas em discutir os rumos do planeta.

A arte não se limita à linguagem verbal, ela engloba diversas formas de expressão, cada uma com suas particularidades e capacidades de produzir e comunicar ideias complexas. Nessa diversidade de linguagens se permite a especulação, onde florescem outras maneiras de habitar o mundo. Uma especulação sempre em aberto, despertando possibilidades, convidando à consideração sobre possíveis consequências de nossas ações.

I

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 15/05/2025

Aceito em: 15/05/2025

 

[1] Grupo Fluxo PPGECT – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Email: marirlfernandes@gmail.com
[2] Filósofa, bióloga e teórica feminista estadunidense, amplamente reconhecida por suas contribuições para os estudos de ciência, tecnologia e sociedade.
[3] Haraway, em seu livro “Quando as espécies se encontram”, utiliza essa palavra como uma ferramenta para compreender a complexidade das relações. Entre “reconectar os membros” e “tornar a lembrar”, ela frisa que a memória é construída socialmente, na carne e no signo. Não é um conhecimento sobre fatos passados, mas uma constante relação de práticas herdadas e criação de significados.
[4] Intervenção artística feita em pedra arenito em formato de arco que se estabelece juntamente a uma rota de pastoreio entre territórios da Escócia e da Inglaterra.
[5] Ilustração que apresenta uma possível interação entre um bebê humano e uma criatura não-humana.

Sobre o desaparecimento das Sete Quedas: histórias situadas e arte

 

RESUMO: Inspirado na abordagem não-moderna de Donna Haraway, este ensaio conta narrativas outras sobre o desaparecimento das Sete Quedas, um conjunto de cachoeiras localizado na cidade de Guaíra, no estado do Paraná, por meio de obras de arte. Ao analisar como histórias localizadas e parciais tecem uma complexa rede de relações entre humanos e não-humanos, o estudo busca promover uma compreensão mais responsável sobre esse acontecimento. Se destaca a importante relação entre diferentes seres e modos de viver na construção de saberes, refletindo sobre narrativas únicas. Os diferentes textos artísticos conduzem a pensar criticamente sobre as implicações naturaisculturais do desaparecimento das Sete Quedas.

PALAVRAS-CHAVE: Sete Quedas. Arte e ciência. Histórias situadas. Relações humanos e não-humanos.


On the Disappearance of the Sete Quedas: Situated Stories and Art

 

ABSTRACT: Inspired by Donna Haraway’s non-modern approach, this essay investigates alternative narratives about the disappearance of the Sete Quedas, a group of waterfalls, located in the city of Guaíra, in the state of Paraná through works of art. By analyzing how localized and partial stories weave a complex network of relationships between humans and non-humans, the study aims tofoster a more responsible understanding of this event. It highlights the significant relationship between different beings and ways of life in the construction of knowledge, reflecting on unique narratives. The diverse artistic texts lead to critical reflections on the naturecultural implications of the disappearance of the Sete Quedas.

KEYWORDS: Sete Quedas. Art and science. Situated stories. Human and non-human relations.


FERNANDES, Mariana Reis Leal. Sobre o desaparecimento das Sete Quedas: histórias situadas e arte [online], Campinas, ano 12, n. 28., jun. 2025. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/sete-quedas/