Por | Maria da Glória Feitosa Freitas ou Yeye Obàluru Obátálá Ilé Ifè[1] e Faseyi Awogbemi Dada/OBáLuru Obàtálá Ilé Ifè[2]
No decorrer da disciplina HL-094 – Tópicos de Linguística oferecida por Faseyi Awogbemi Dada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi realizada em sala de aula, no 15o encontro semanal, uma autoavaliação escrita, em novembro de 2024. Na sala de aula, os alunos e alunas foram indagado(a)s sobre os seguintes pontos tratados em sala de aula:
1) A Língua Yorùbá é parte integrante da subfamília linguística benue-congo, que faz parte da família nigero-congolesa. Sobre a fonética da Língua Yorùbá, o Yorùbá é um idioma tonal. Uma mesma palavra costuma ter diferentes significados, a depender do tom de suas sílabas. Você consegue lembrar de alguma palavra com escrita semelhante e diferenciada por sinais e que foram apresentadas nas aulas? Os cursistas apontaram os seguintes conhecimentos consolidados:
A compreensão do sistema DO_RE_MI (grave-Médio-agudo) é relacionado aos tons presentes nas palavras da Língua Yorùbá. Ressaltaram o fato de uma mesma palavra só ser diferenciada por seus acentos, assim uma sequência fônica pode se referir aos conceitos distintos de guerra, herança ou Orixá, a depender do tom (fonêmico) de cada palavra, como acontece com a palavra Ogun que pode significar as seguintes palavras: guerra, orixá ou número, se diferenciando nos significados pelos tons da pronúncia.
(Leia a coluna completa em PDF).
[1] Pesquisadora Colaboradora no Labjor-Unicamp (2023 e 2024), Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Yeye do Templo de Obàtálá de Ilé Ifé, membro da casa do Atori de Obátála e Yemòó.
[2] Professor Especialista Visitante no IEL/Unicamp entre agosto e dezembro de 2024, lecionou a Disciplina Tópicos de Linguística V – HL094, Obà do templo de Obàtálá de Ilé Ifé, membro da casa do Atori de Obátála e Yemòó.