Filme sobre camadas de nuvens | Diana Zatz

O curta-metragem Pegada Hídrica é fruto de uma pesquisa audiovisual realizada no âmbito do INCT Observatório Nacional de Segurança Hídrica (ONSEAdapta), no eixo de Comunicação, Arte e Cultura. Iniciado em 2023, o ONSEAdapta é uma rede composta por mais de 100 pesquisadores que se dedicam a temas relacionados à Segurança Hídrica. Com base nas experiências e resultados obtidos durante essa pesquisa de Jornalismo Científico (Programa Mídia Ciência / FAPESP), exploramos as imagens para além da lógica informativa tradicional de emissor-receptor.

Por | Diana Zatz

Editora | Susana Dias

 

| Ficha técnica |

direção, produção, pesquisa, montagem

Diana Zatz Mussi

edição de som e mixagem

Henrique Coelho

imagens

Diana Zatz, Pedro Palhares, Eugênio Vieira, Paulo Ito,

orientação

Susana Dias.

Imagens de arquivo utilizadas

Acervo da Cinemateca Brasileira (TV Tupi, INCE, CTAv-RJ, Leopoldis-Som), Encyclopædia Britannica, Inc., Universal Newsreel, American Meteorological Society/National Film Board of Canada.

Esse vídeo é parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo programa Mídia Ciência de jornalismo científico da FAPESP, Processo: 2023/11956-0 integrado ao INCT Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSEAdapta), sob orientação de Susana Dias.

 

| Pegada hídrica | 

Este curta é parte de um projeto de pesquisa em divulgação científica integrado ao INCT Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSEAdapta). Este projeto propõe uma reflexão audiovisual sobre as questões teóricas e também sobre as imagens que são utilizadas e geradas nas pesquisas que compõem o INCT, com o objetivo de investigar formas não convencionais de divulgar e afetar os públicos sobre o tema da segurança hídrica. Esse projeto é financiado pelo programa Mídia Ciência de jornalismo científico da FAPESP, Processo: 2023/11956-0.