Borda como centro | Elis Mira
Título | Borda como centro
Mulher, mãe, artista. Nascida em Barueri. criada na periferia de Osasco – SP onde passou infância, adolescência e juventude. Iniciou seu percurso artístico quando adolescente, na escola pública, através do teatro.Atualmente vive e trabalha em Florianópolis -SC. No ano de 2020, com a pandemia e a impossibilidade de seguir criando através da linguagem do teatro, passou a pesquisar a aquarela ao pintar corpos/es fluidos, diluindo-se, perdendo seus contornos ao se misturarem com o corpo mundo. Sua poética é carregada de realidades vividas e inventadas, esse hibridismo fantasioso revela a conexão que a artista tem com seu Iugar de origem e as terras por onde passou e estabeleceu vínculo afetivo. Corpos humanos e não humanos em simbiose fazem parte de suas narrativas pictóricas, que em alguns momentos figura a realidade e em outros a transforma através de recursos lúdicos.
| FICHA TÉCNICA |
Especialista em Arte no Campo pela Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC (2016), Graduada em Artes Cênicas Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2013).Mestranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC . Ilustradora autodidata, criou capa de livros, narrativas pictóricas para poesias, artigos e cartazes de Sarau. Realizou sua primeira exposição individual A margem é meu centro’, em 2022 na Garupa Bicicletaria e etc, no mesmo ano participou da exposição coletiva ‘Perifônica — Vozes da Margem’. Atualmente é professora atuando na área de artes visuais e atelié de teatro.
MIRA, Elis. Borda como centro. ClimaCom – Desvios do “ambiental”. [online], Campinas, ano 11, n. 27. dez. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/elis-mira/
SEÇÃO ARTE | DESVIOS DO “AMBIENTAL” | Ano 11, n. 27, 2024
ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES