Entrevista com Susana Dias | Diana Zatz

Susana Dias é bióloga, artista e coordena, junto com Lilian Maus, a Unidade Científica Comunicação, cultura e arte, do INCT Onseadapta – Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa. Susana é pesquisadora (PqA) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), líder do grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq) e editora da Revista ClimaCom.

Por | Diana Zatz

Editora | Susana Dias

Entrevista com Susana Dias e participação com obras dos artistas Silvana Sarti, Mariana Vilela e Fernando Camargo.

Vídeo: Diana Zatz Mussi

Orientação: Susana Dias

 

Artistas convidados para compor a entrevista:

Silvana Sarti é artista visual e performer, ativista do ambiente. Cria suas obras com materias naturais como ossos, madeira, cabelos, apresentando a ancestralidade, memoria e identidade brasileiras.

Mariana Vilela é natural de BH, vive e trabalha em Ubatuba/Campinas. É artista multimídia e pesquisadora. Tem desenvolvido sua pesquisa acadêmica e artística na interface entre artes e ciências diante do Antropoceno.

Fernando Camargo é antropólogo e doutor em Ciências Sociais. Tem interesse em pesquisas socioantropológicas com rios e outros corpos de águas e com experimentações metodológicas e poéticas com imagens e outras (etno/bio/foto) grafias.

 

| Pegada hídrica | 

A série de entrevistas “Pegada Hídrica” é parte de um projeto de pesquisa em divulgação científica integrado ao INCT Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSEAdapta). Este projeto propõe uma reflexão audiovisual sobre as questões teóricas e também sobre as imagens que são utilizadas e geradas nas pesquisas que compõem o INCT, com o objetivo de investigar formas não convencionais de divulgar e afetar os públicos sobre o tema da segurança hídrica. Esse projeto é financiado pelo programa Mídia Ciência de jornalismo científico da FAPESP, Processo: 2023/11956-0.