Em viagem | Lígia Mara Santos e Maria Eliza Chierighini Pimentel
Lígia Mara Santos[1]
Maria Eliza Chierighini Pimentel[2]
Para dar início à viagem, não basta sair do continente.
É preciso perdê-lo como referência.
(Ana Godoy, 2008, p. 21)
Tempos, lugares, materiais
Uma viagem inicia…
O ponto de referência é uma escola de educação infantil, numa jornada que conta com viajantes pouco experientes: crianças com idades bem distintas, entre 1 e 3 anos, e em períodos do desenvolvimento diferentes, acompanhadas de professoras e de estagiárias.
A potente dupla arte e literatura se configura como a bússola que orienta as trajetórias ao longo de todo o percurso. Por isso, ao se depararem com as diferentes manifestações artísticas e culturais, ao verem, ouvirem e contarem histórias, ao manipularem e explorarem um conjunto de materiais e de objetos, crianças e adultos experimentam sensações e emoções.
Aqui, o corpo um meio privilegiado de comunicação e de expressão, uma forma de participação da cultura e de interação com o outro.
Desta forma, corroboramos com Yolanda Reyes (2010, p. 25) de que a história humana tem nos demonstrado, desde o princípio, que “[…] não só de pão vive o homem”, pois “além de sermos nutridos e atendidos no plano fisiológico, precisamos das palavras e do afeto de que são portadoras para sobreviver”. Talvez por isso, as experiências estéticas oportunizadas pelo/no encontro com a arte e com a literatura, “[…] esse texto a tantas vozes que abriga, expressa e recolhe nossa sede de encantamento” e que “[…] reúne os rastros da ancestral fascinação pelo poder das palavras deixadas pelos que vieram antes e também por nós, como em relevo, para os recém-chegados” (Reyes, 2010, p. 25), tenham o poder de nutrir e alimentar as brincadeiras infantis, por meio das quais as crianças também aprendem e constituem-se como sujeitos culturais.
Assim, ao nosso ver, os sentimentos e a imaginação são formas legítimas de conhecimento, e todo o percurso é pespontado com fios flexíveis, para acolher a maleabilidade da criação infantil. Os lugares percorridos são sempre os externos: varandas, quiosques, decks, parques, o bosque, a botânica, o lago, os arredores da Universidade, a cidade.
(Leia o ensaio completo em PDF)
Recebido em: 15/09/2024
Aceito em: 15/11/2024
______________________________________________________
[1] Universidade Federal de Santa Catarina. Email: ligiasantos234@gmail.com
[2] Universidade Federal de Santa Catarina. Email: mariapimentel89@hotmail.com
Em viagem
RESUMO: De modo despretensioso, mas não pouco comprometido, este ensaio recupera o contorno dos territórios percorridos com um grupo de crianças de 1 a 3 anos de idade em uma escola de educação infantil. Por meio de uma escrita fluida, com jogos de palavras e de imagens, assumimos o delicado compromisso de narrar essa vertiginosa viagem entre o real e o imaginário, entre a racionalidade e o afeto. Trata-se de uma experiência que articula arte e literatura para pensar a infância, ou ainda, o desejo de vislumbrar outras e novas possibilidades de ser criança no espaço escolar, mediante a descoberta de outros tempos, lugares e materiais para sua atividade imaginativa e participação no mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Cidades. Tempos. Lugares. Materiais. Educação Infantil.
En viaje
RESUMEN: De manera sencilla pero no exenta de compromisos, este ensayo recupera los contornos de los territorios recorridos por un grupo de niños de 1 a 3 años de edad en una escuela de educación infantil. A través de una escritura fluida, con juegos de palabras e imágenes, asumimos la delicada apuesta de narrar este viaje vertiginoso entre lo real y lo imaginario, entre la racionalidad y el afecto. Es una experiencia que combina arte y literatura para pensar la infancia, o incluso, el deseo de vislumbrar otras y nuevas posibilidades de ser niño en el espacio escolar, a través del descubrimiento de otros tiempos, lugares y materiales para su actividad imaginativa y participación en el mundo.
PALABRAS CLAVE: Ciudades. Tiempos. Lugares. Materiales. Educación Infantil.
SANTOS, Lígia Mara; PIMENTEL, Maria Eliza Chierighini. Em viagem. ClimaCom – Desvios do “ambiental” [online], Campinas, ano 11, nº. 27. dez 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/em-viagem