Fabulações de uma ilha flutuante ou como fazer—com a maré | Bruno Novaes
Título | Fabulações de uma ilha flutuante
ou como fazer—com a maré
Nos últimos anos tenho me debruçado sobre uma infância transviada que escapa dos processos de pedagogização nublando os contornos entre humano e não-humano. Por meio de pinturas, desenhos e objetos, venho elaborando uma coleção constelar de seres que brilham nesta criança-mítica em sua fluidez e abertura às metamorfoses. Criaturas que deslizam no fio da navalha, brincam com os limites, os bichos e os binários, inventam corpos, códigos e linguagens, tendo a fantasia como um modo de existências múltiplas.
Ao chegar em Itaparica, para a residência artística no Instituo Sacatar, entendi que a maré seria uma parceira importante para a construção desta coleção constelar de seres. A partir da imaginação de uma ilha flutuante que se relaciona com o mundo das coisas num deslizar fluído, os processos de aleatoriedade, sincronicidade e serendipidade se tornaram fundamentais para estabelecer os acasos dos encontros fortuitos e instigar pensar em outras formas de existência permeadas pelas águas desta porção de mundo. Muito em diálogo com pensamentos de uma ecologia queer e seus processos de transformações e mutualismos..
| FICHA TÉCNICA |
Fantasia
aquarela sobre papel algodão
36x26cm
2023
Posta-restante
aquarela sobre papel algodão
36x26cm
2023
Colônia 1
aquarela sobre papel algodão
36x26cm
2023
Colônia 2
aquarela sobre papel algodão
36x26cm
2023
Flor de dendê
fotoperformance
2023
Caracol
fotografia
2023
Itaparica – ilha cercada de pedras
fotografia
2023
Desenho-maré
fotografia
2023
NOVAES, Bruno. Fabulações de uma ilha flutuante ou como fazer—com a maré. ClimaCom – Desvios do “ambiental”. [online], Campinas, ano 11, n. 27 dez. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/fabulacoes-de-uma-ilha/
SEÇÃO ARTE | DESVIOS DO “AMBIENTAL” | Ano 11, n. 27, 2024
ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES