O seu verde, em minha vida ecoa | Mike Nascimento dos Santos
Título | O seu verde, em minha vida ecoa
Escrevo esta carta com profunda gratidão e admiração por tudo o que você significa em minha vida. Desde a minha infância na cidade grande, sempre senti uma ligação inegável contigo, apesar da desordem que me cercavam. Em meio às espécies arbóreas, herbáceas e até mesmo às ondas do mar, encontrei uma paz e uma conexão que moldaram o meu caminho. Quem é a Terra senão você mesma, querida Gaia? Mãe Terra, Gaia, a primeira deusa grega, personificação divina da própria Terra, do nada sua forma mais primordial. Você, Gaia, é a origem de tudo, a base de toda matéria e energia, a fonte de toda a vida. Lembro com carinho das memórias de criança, quando os espaços verdes eram refúgios de tranquilidade, e pisar na grama era como receber um abraço caloroso em forma de enraizamento. Essas lembranças foram fundamentais para a escolha de seguir os estudos em Ciências Biológicas, um tributo à sua grandiosidade e complexidade.
Há alguns anos, mergulhei em um mundo cósmico que sempre esteve à minha volta, mas que agora se revelava de maneira mais profunda. Inicialmente leigo em questões energéticas, consciência, magia e divindade, sentia-me atraído pela bruxaria, como se fosse um chamado. Ao retornar à minha cidade natal, caótica e maravilhosa urbe chamada de Rio de Janeiro, me reencontrei com as lembranças preciosas de quando era mais novo, onde os espaços verdes eram o meu santuário. Foi então que compreendi que a Terra/terra me havia escolhido. Em um ritual de prosperidade e limpeza, durante o fim de ano, experimentei uma sensação de enraizamento profundo, uma conexão consciente que transcende. De volta à minha cidade atual, em meio a uma tiragem de tarot, compreendi o chamado para trabalhar e estudar o meio ambiente, uma missão que sinto ser uma extensão do seu e do meu próprio propósito. No dia seguinte, ao encontrar uma integrante do Coletivo Goiabal Vivo, senti uma confirmação de que estava no caminho certo. O verde da cidade, tornou-se um convite irrecusável para contribuir com a preservação e o cuidado contínuo da sua essência, da minha mãe e dos meus irmãos.
O seu verde, em minha vida ecoa
Com carinho e reverência,
Seu filho, Mike
| FICHA TÉCNICA |
Carta | “O seu verde, em minha vida ecoa”, Mike Nascimento dos Santos, produzida durante a disciplina Biologia e Cultura, ministrada pelo professor Tiago Amaral Sales, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal.
Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, 2024.
Pintura | Produzida durante a disciplina Biologia e Cultura, ministrada pelo professor Tiago Amaral Sales, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, 2024.
Exposição | Foto realizada no local onde o Coletivo Goiabal Vivo trabalha com preservação e educação ambiental, o Parque Doutor Petrônio Chaves, conhecido como Parque do Goiabal. Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, 2024.
SANTOS, Mike Nascimento dos. O seu verde, em minha vida ecoa. ClimaCom – Desvios do “ambiental”. [online], Campinas, ano 11, n. 27 dez. 2024. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o_seu_verde_santos/
SEÇÃO ARTE | DESVIOS DO “AMBIENTAL” | Ano 11, n. 27, 2024
ARQUIVO ARTE | TODAS EDIÇÕES ANTERIORES