Semeando histórias indígenas: uma experiência de contação de histórias indígenas no projeto Circuito Sesc de Artes de 2023 | Anélita Núñez

Este texto é um relato de experiência de contação de histórias originárias realizada por três artistas indígenas e não indígenas. A atividade artístico-literária “Semeando histórias indígenas” percorreu 12 cidades do interior de São Paulo junto ao Circuito Sesc de Artes de 2023.

Anélita Núñez[1]

“Nossa fé não move montanhas nos leva até elas”
(Núñez, 2023)

O projeto artístico “Semeando histórias indígenas” trouxe histórias indígenas escritas por escritores indígenas na programação de literatura do Circuito Sesc (Serviço Social do Comércio) de Artes durante seis finais de semana, em um dos roteiros de cidades visitadas. O Circuito Sesc de Artes de 2023 apresentou 75 atividades, de forma gratuita, em diversas áreas, como cinema, literatura, música e teatro para públicos de todas as faixas etárias. O projeto do Sesc São Paulo teve parcerias com prefeituras municipais, sindicatos do comércio, serviços e turismo locais (SescSP, 2024). O Circuito ocupou diversos espaços públicos, buscando possibilitar experiências e vivências que convidassem a todes para uma maior sensibilização com arte e cultura. Foi muito importante a inclusão de artistas e escritores indígenas nesse espaço, pois nossa presença pluralizou ainda mais as perspectivas. Diferente da maneira cristalizada no imaginário, de contar histórias com “era uma vez”, como algo do passado, de existência duvidosa, de pouca importância ou como algo não mais existente ou somente inventado, em “Semeando histórias indígenas”, temos saberes ancestrais em movimento. Tenho chamado de “herbário musical”, o frescor das medicinas musicais diárias e preparadas para cada situação, como fazemos com os chás, remédios. Nas músicas e histórias também temos um herbário musical em concomitância com o vento, céu, sol, chuva do dia, nutrição e remédio fresco. Neste Herbário, saberes vivos em contos, cantos, cirandas para todas as idades.

(Leia a coluna assinada completa em pdf)

[1] Email: anelitanunez@gmail.com