Quando os monstros-memória fogem pelas frestas da cidade | Nicole Izzo Piccinin

Título | Arte-educação, arte popular e memória: quando os monstros-memória fogem pelas frestas da cidade

Partindo de oficinas de modelagem em argila com alunos da rede municipal de ensino de Campinas-SP com o objetivo de produzir “monstros-memória”, esta
pesquisa se insere no campo da Arte-educação. Estes seres fazem parte da minha proposta poética e tem o sentido lúdico de retratar o passado que resiste e está escapando pelas frestas de respiro que as atividades culturais populares produzem ao reconstruir a memória e resgatar ancestralidades nos momentos de encontro e vivências. A pesquisa explorou os resultados obtidos a partir de produções poéticas minhas em cerâmica e a realização de uma intervenção na EMEF Padre Francisco Silva, no dia da festa Cores, Flores e Sabores, situando os monstros-memória elaborados pelos alunos da turma do 5° ano B no espaço da escola. Os encontros com os estudantes e a intervenção arte/educativa discutiram as relações da reconstruções da memória representadas através dos seres de argila em contraste com o cotidiano atual, propondo relações próximas entre os resultados da atividade desenvolvida com a mesma turma através do projeto de Iniciação Científica “Percursos de reconstrução da memória: experiências arte-educativas vivenciadas através da arte popular de Campinas”, que antecede esta pesquisa, e o processo realizado ao longo deste trabalho. Utilizando os caminhos metodológicos da pesquisa participante, pedagogia Griô e também da artografia sobre ser artista, pesquisador e professor, a pesquisa objetivou também ampliar os conhecimentos teóricos sobre a Arte Popular e arte-educação. Unificando ainda a intenção de trabalhar com um teor coletivo dentro das práticas artísticas, além de fazer paralelos de contextualização com obras contemporâneas e aprofundamento sobre as práticas em cerâmica, entendendo-as como históricas e ancestrais. Foi possível apontar as possíveis contribuições tanto sobre inserir os temas memória e arte popular dentro do currículo de ensino de artes, assim como também sobre as possibilidades existentes ao se utilizar as técnicas da modelagem em argila nas aulas. Observou-se ganhos em diversos aspectos, como na realização de levantamento bibliográfico acerca dos temas propostos, reflexão e exploração lúdica através da modelagem em argila de monstros sobre os conceitos de memória e a sua reconstrução, investigações sobre as ligações entre as memórias escolhidas e a formação de identidade, a importância da relação entre a escola e a comunidade ao redor e o incentivo da presença da Arte Popular e da prática da modelagem dentro da escola formal.

 


 

| FICHA TÉCNICA |

Nome | Nicole Izzo Piccinin

Instituição | Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Email | nicole.izzopi@gmail.com

Telefone | 11 981010586

 


 

PICCININ, Nicole Izzo. Arte-educação, arte popular e memória: quando os monstros-memória fogem pelas frestas da cidade. ClimaCom – Desastres [online], Campinas, ano 10, nº. 25. nov. 2023. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/monstros-memorias/

 

SEÇÃO ARTE | DESASTRES. | Ano 10, n. 25, 2023

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES