Escombros, resíduos e cinzas no final da paisagem do norte da Patagônia argentina. Uma análise material cinematográfica de Los muertos dos de Manque La Banca e Puyehue de Victoria Sayago e Bruno Stecconi | Maia Gattás Vargas


 

Maia Gattás Vargas [1]

Introdução: pós-paisagem e imaginação material

Cidades e povoados do norte da Patagônia transfigurados cobertos de cinzas. Espaços abandonados, cheios de sucata e prédios em ruínas. Estes espaços pós-apocalípticos ou pós-catastróficos afastam-se da imagem proposta pelo postal turístico, e falam-nos de uma interação particular entre o ser humano, o que chamamos de natureza e diferentes elementos culturais que colocam em crise o próprio conceito de paisagem tal como é a proposta na modernidade. O documentário com estrutura de capítulos, Puyehue (2011), de Victoria Sayago e Bruno Stecconi, e o filme híbrido Los muertos dos (2016), do diretor nascido em Bariloche, Manque La Banca, nos convidam a olhar de frente para a crise do conceito de “paisagem”. Ao longo deste artigo observaremos como nessas obras audiovisuais substâncias não humanas compõem agenciamentos pós-naturais e estabelecem uma ligação entre estética, política e ecologia. Para isso, observaremos, a partir do referencial teórico dos novos materialismos, como o chamado “fim da paisagem” se apresenta nos audiovisuais contemporâneos.

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 15/10/2023

Aceito em: 15/11/2023

 

[1] Maia Gattás Vargas (CITECDE-UNR; Conicet; UBA)

Escombros, resíduos e cinzas no final da paisagem do norte da Patagônia argentina. Uma análise material cinematográfica de Los muertos dos de Manque La Banca e Puyehue de Victoria Sayago e Bruno Stecconi

 

RESUMEN: Neste trabalho analisamos como duas obras audiovisuais contemporâneas que, através de diferentes configurações de câmera, dão agência a materiais não humanos presentes no território patagônico norte argentino. Para isso, trabalharemos a partir da perspectiva filosófica dos novos materialismos, que colocam em crise a epistemologia moderna baseada num binarismo entre o humano e o não-humano, entre o que é considerado vivo e o que é inerte. Em vez disso, propõem considerar os materiais não humanos como seres vivos, como “actantes” –nos termos de Bruno Latour– com quem podemos conversar. Neste contexto Jens Andermann (2018) propõe pensar o fim da paisagem, pois considera que este conceito pressupõe uma “objetificação do mundo, espiritualização do sujeito observador” (Andermann, 2018, 426, tradução nossa). Se a divisão entre sujeito/objeto, atividade/passividade entra em crise, o mesmo acontece com a paisagem, tal como tem sido entendida a partir da cultura ocidental. Nos audiovisuais que analisaremos, certas características do território ganham especial destaque: na obra híbrida Los Muertos dos (2016) de Manque la Banca, são registrados os espaços à beira da paisagem turística da cidade de Bariloche, com seus escombros e resíduos. E no documentário Puyehue (2011) de Bruno Stecconi e Victoria Sayago, os protagonistas são as cinzas causadas pela explosão do vulcão Puyehue, que gerou um desastre sócio-natural na região norte da Patagônia argentina em 2011.

PALAVRAS-CHAVES: Paisagem. Cinema Contemporâneo. Novos materialismos.

 


 

Rubble, debris and ashes in the end of the Argentinean North Patagonian landscape. A material analysis by Los muertos dos de Manque La Banca and Puyehue by Victoria Sayago and Bruno Stecconi

 

ABSTRACT: In this paper we are interested in observing how two contemporary audiovisual works converse with materials present in the Argentinean north Patagonian territory. To do so, we will work from the philosophical perspective of the new materialisms, who put in crisis the modern epistemology based on a binarism between the human and the non-human, between what is considered living and the inert. Instead, they propose to consider non-human materials as living beings, as actants – in Bruno Latour’s terms – with whom we can converse. In this sense, Jens Andermann (2018) proposes to think about the end of landscape, since this concept presupposes an “objectification of the world, spiritualization of the observing subject.” (Andermann, 2018, 426). If the division between subject/object, activity/passivity enters in crisis, so does the landscape, as it has been understood from Western culture. In the audiovisuals we will analyze, certain material features of the territory gain special prominence: in the hybrid work Los muertos dos (2016) by Manque la Banca, the spaces on the edge of the tourist landscape of the city of Bariloche, with its debris and waste, are recorded. And in the documentary Puyehue (2011) by Bruno Stecconi and Victoria Sayago, the protagonists are the ashes caused by the explosion of the Puyehue volcano, which generated a socio-natural disaster in the region of northern Argentina in 2011. 

KEYWORDS: Landscape. Contemporary cinema. New materialisms.

 


VARGAS, Maia Gattas. Escombros, resíduos e cinzas no final da paisagem do norte da Patagônia argentina. Uma análise material cinematográfica de Los muertos dos de Manque La Banca e Puyehue de Victoria Sayago e Bruno Stecconi. ClimaCom – Desastres [online], Campinas, ano 10, n.25., nov . 2023. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/escombros-residuos-e-cinzas/