Suspensão | Caró
Título | Suspensão
A intervenção artística “Suspensão” foi realizada no Interior da ruína incompleta do Teatro Laboratório do IA-Unicamp, durante a XVIII edição do Festival do Instituto de Artes da Unicamp, na exposição coletiva – Concretudes – GAIA, Unicamp, 2018. O Teatro Laboratório é uma construção incompleta e em estado de suspensão a cerca de 20 anos, um elefante branco que sofre com problemas estruturais no solo decorrentes de inundações internas. O abandono da ação humana, a entropia, o tempo e a condição inundada do interior desta arquitetura brutalista criaram um ambiente de retomada da paisagem devastada pelo concreto, onde plantas do cerrado, mata atlântica e exóticas, assim como diversas espécies animais, se reestruturaram em harmonia e interdependência em um ecossistema de um novo mundo por vir, após um dos “ fins dos mundos como acontecimentos fractais ”, como propõem Viveiros de Castro e Déborah Danowski em Há mundo por vir ? Ensaios sobre os medos e os fins (2015). O estado de abandono quase que emergencial do teatro laboratório, onde foram deixadas ferramentas de construção civil, materiais não utilizado e outros resquícios da ação humana, somados a retomada da paisagem interna do prédio por um ecossistema de diversas plantas e animais apresentam um contexto inerente ao Antropoceno, onde a construção de sistemas híbridos entre a cultura moderna e a natureza se tornam inevitáveis, como aponta Bruno Latour em Jamais fomos modernos (1991). A partir disto a intervenção Suspensão propõe uma incisão catalítica no ecossistema do teatro laboratório, através da criação de um jardim suspenso entre os três andares do prédio, utilizando como vasos diversos baldes, latas e uma carriola, encontrados abandonados na construção, e preenchidos com plantas do ecossistema que se desenvolve no interior do teatro laboratório. Assim como a suspensão da ação humanos propicia o desenvolvimento do ecossistema no interior da ruína abandonada do Teatro Laboratório, a falta de humanos como espectadores torna o conjunto da obra somente plenamente absorvida e contemplada por plantas e animais, o espectador humano só observa o ecossistema e as intervenções de fora e através de telas digitais, como um observador externo que observa o registro e o relato de uma experiência vivida pelas próprias plantas.
| FICHA TÉCNICA |
Suspensão
Nome | Caró
Plantas, Baldes, Carriola, Corda. Site-Specific nas estruturas do Teatro Laboratório do Instituto de Artes, Vídeo e Foto – FEIA XIX- Unicamp.
Campinas
2018
CARÓ. Suspensão. ClimaCom – Políticas vegetais [online], Campinas, ano 9, n. 23. Dez. 2022. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/suspensao/
SEÇÃO ARTE | POLÍTICAS VEGETAIS | Ano 9, n. 23, 2022
ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES