Microorganismos e carona: experiências artísticas multiespécies e a cosmopolítica | Sofia Mussolin


Sofia Mussolin[1]

Introdução

A pesquisa teórico-prática descrita nesse artigo é uma busca por olhar e escutar o microcosmo, a fim de revelar a potência que ainda (r)existe no meio entre humanos e não-humanos, em extensão de seus territórios e seu hábitos. Territórios e corpos se expressam em conjunto, mas estes foram condicionados a acreditar que são desvinculados e independentes através do programa de evolução aplicado à nossa sociedade atual, baseado no estigma da rentabilidade do ser-humano através dos indivíduos como elos de si próprios, desvinculados do ambiente e de sua própria comunidade. Estamos no ápice das intervenções humanas no planeta, no pico de uma pandemia e envolto em transmutações. Os processos artísticos são os vínculos entre realidades e subjetividades, modos de vida e epistemologias outras, que possibilitam enxergar agenciamentos e mundos através da experiência.

Essa investigação aconteceu em experiências diferentes que a posteriori tentaram se unir. A primeira experiência surge com a série “Mundo-Solidão” (Figura 1),que consistiu em atravessar milhares de quilômetros da América Latina de Corona, de modo que o contato com outras formas de vida, formações geológicas e contextos climáticos se apresentaram e foram performados através da cênicas criada junto ao corpo humano da artista. esse corpo envolto em um tecido rosa é colocado em frente a câmera, sofrendo interferências e interferindo nas paisagens. Em uma segunda experiência (Figura 2), cultivou-se uma colônia de microorganismos que vive através do processo de fermentação, seu território de troca entre ar, cafeína e açúcar. A colônia transforma esses compostos em uma bebida probiótica popularmente conhecida como kombuchá, e como uma forma de autoproteção da bebida produzida durante todo o processo, forma-se um biofilme na superfície do líquido, a materialidade usada para um possível seguimento à performance de Mundo-Solidão.

[1] Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA/UFF). E-mail: sofiagmussolin@gmail.com

(Leia o artigo completo em PDF).

 

Recebido em: 30/03/2022

Aceito em: 30/04/2022

 

 

 

 

Microorganismos e carona: experiências artísticas multiespécies e a cosmopolítica

 

RESUMO: O processo artístico é pensado junto ao estudo da cosmopolítica e se torna um território de experimentações e de agenciamentos junto ao cultivo de uma colônia de microorganismos espelhados para pensar a sociedade humana. Evidencia-se também o modo de vida de povos originários e a emergência em alterar nosso sistema comum a fim de abraçar a ancestralidade de todo um território. A investigação coloca os laços humano e não-humano como potência de transmutação dos status dicotômicos, e a partir das articulações entre os seres, estabelece realidades objetivas a partir da criação de ações performativas. Assim, evocam como força de análise e participação as entidades sencientes com o fazer artístico e se experiencia a imaginação como realidade coletiva pautado em um mundo que encaixe as diferenças.

PALAVRAS-CHAVE: Microorganismos. Território. Cosmopolítica.

 


Scales of affect: artistics experiences, multispecies, and cosmopolitics

 

ABSTRACT: The artistic process with the study of cosmopolitics is a territory of experimentation, in assemblages as the cultivation of a microorganism colony and thought to human society. The way of life of the native peoples and the emergence of changing our common system to also embrace the ancestry of this entire territory are also evident. The investigation places not only the human, but non-human ties as a power of transmutation of dichotomous status, and from the articulations between beings, aims to establish objective realities from the creation of performative actions. Thus, they evoke as a force of analysis and participation the sentient entities with the artistic making, in order to experience the imagination as a collective reality based on a world that fits the differences.

KEYWORDS: Microorganisms. Environment. Cosmopolitics.


MUSSOLIN, Sofia. Microorganismos e carona: experiências artísticas multiespécies e a cosmopolítica.ClimaCom – Esse lugar, que não é meu? [Online], Campinas, ano 9,  n. 22,  mai. 2022. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/microorganismos-e-carona/